Limitações no Uso das TICs em Serviços Bancários: estudo exploratório sob a percepção do usuário

Autores

  • Gabriella Ramos Tomás Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ
  • André Gustavo da Silva Universidade Federal da Paraíba - PPGA

DOI:

https://doi.org/10.21714/1679-18272019v17Esp.p178-195

Palavras-chave:

Limitações digitais, TICs, Serviços bancários

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de analisar as principais limitações digitais encontradas pelos clientes diante da nova estrutura bancária que envolve sistematização, automação e autoatendimento. Por se tratar de uma pesquisa de mercado que busca identificar o perfil sociodemográfico dos clientes resistentes ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no autoatendimento bancário em João Pessoa, julgou-se mais apropriado utilizar uma ontologia fundacionista e epistemologia positivista suportada por uma abordagem quantitativa. Destarte, por meio das análises realizadas sobre as limitações digitais levantadas a partir dos clientes, concluiu-se que apesar do constante crescimento das TICs, existe um fenômeno recorrente no perfil dos usuários que apresentam dificuldade em fazer efetivo uso das TICs, revelando que os usuários que apresentam maior limitação cognitiva e comportamental em utilizar os canais eletrônicos têm prevalência entre o público com mais de 45 anos e com escolaridade mediana.

Biografia do Autor

Gabriella Ramos Tomás, Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

Graduada em Administração pela UNIPÊ - 2019

André Gustavo da Silva, Universidade Federal da Paraíba - PPGA

Doutorando em Administração pela UFPB (2018), Mestre em Administração pela UFPB (2006); Pesquisador integrante do GTIS (Grupo de Estudo de Tecnologia de Informação e Sociedade do PPGA-UFPB).

Referências

BELLINI, Carlo Gabriel Porto; GIEBELEN, Edwin; CASALI, Richélita do Rosário Brito. Limitações digitais. Informação & Sociedade: Estudos, v. 20, n. 2, 2010

DAVIS, F. D. Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use, and User Acceptance of Information Technology, MIS Quarterly (13:3), 1989, pp. 319-339

DE MELLO, Roberto Agostinho; STAL, Eva; QUEIROZ, Ana Carolina S. O banco na Internet: inovações em tecnologia da informação moldam novos serviços bancários, 2006.

DEWAN, Sangeev; RIGGANS, Frederick J. The Digital Divid: Currente and Future Research Directions. Journal of the Association for Informations Systems. V. 6, n. 12, p 298-337, 2005

FEBRABAN, Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária. Delloite, 2017

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002

HEIDEMANN, Leonardo Albuquerque; ARAUJO, Ives Solano; VEIT, Eliane Angela. Um referencial teórico-metodológico para o desenvolvimento de pesquisas sobre atitude: a Teoria do Comportamento Planejado de Icek Ajzen. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias–REIEC, ISSN, v. 6666, p. 1-10, 1850

HSIEH, J.J. Po-An; RAI, Arun; KEIL, Mark. Understanding Digital Inequality: Comparing Continued Use Behavioral Models of the Socio-economically Advantaged and Disadvantaged. MIS Quaterly. V. 32, n. 1, p 97-126, 2008

KIM, Hee-Woong; KANKANHALLI, Atreyi. Investigating user resistance to information systems implementation: a stats quo bias perspective. MIS Quaterly. V. 33, n.4, p 567-582, 2009

MOGHADAM, BAYTOLLAH AKBARI. Does ICT Advertising Affect the ICT Banking Effectiveness? A Three Dimensional Model for Iran. Journal of ICT Banking & Commerce. V. 17, 2012.

SAMARA, B. S.; BARROS, J.C. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. São Paulo: Makron Books, 2002

SARANYA, J. A Empirical Study on Role of ICT in Banking Sector. International Journal of Multidisciplinary and Current Research, V. 2, 2014

Downloads

Publicado

2020-04-03

Edição

Seção

Edição Especial: VIII Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação (2019)