INTENSIDADE DE USO DE INTERNET BANKING: ANÁLISE DE FATORES COMPORTAMENTAIS - Intensity of Use of Internet Banking: An Analysis of Behavior Factors

Autores

  • Francisco José da Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Diana Lucia Teixeira de Carvalho Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21714/1679-18272017v15n1.p11-21

Resumo

Esse artigo analisa a intensidade de uso de serviços bancários por meio de internet banking, com a finalidade de avaliar a influência sobre a frequência de uso desse canal a partir dos fatores comportamentais mais citados na literatura especializada. Além da uma revisão de literatura, que gerou um conjunto de sete hipóteses, foi empreendido um estudo empírico junto a uma amostra de 202 usuários brasileiros de serviços bancários. Em seguida, foi procedida uma série de averiguações, por uma perspectiva abdutiva, com a finalidade de testar as hipóteses enunciadas e alcançar assim maior segurança quanto à relação entre os construtos. Como resultados centrais, foi verificado que somente a confiança no site influencia de forma consistente o nível de uso do internet banking. Verificou-se ainda que a frequência de uso desse canal influencia de forma positiva o nível de lealdade dos clientes bancários.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272017v15n1.p11-21

Biografia do Autor

Francisco José da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas – DADM/CCSA, do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional - PGPCI.

Diana Lucia Teixeira de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas – DADM/CCSA.

 

Downloads

Publicado

2017-10-30

Edição

Seção

Artigos