Aprendizagem organizacional:

as diferentes percepções entre gestores e Cola-boradores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/1679-1827.2024.261481

Palavras-chave:

aprendizagem organizacional, método multicritério, gestão do conhecimento

Resumo

Objetivo: Este estudo visa priorizar e comparar os fatores mais relevantes da aprendizagem organizacional na visão de gerentes e colaboradores das filiais de uma empresa do ramo varejista.

Método/abordagem: Buscando levantar informações acerca da aprendizagem organizacional, aplicou-se um questionário estruturado para 36 indivíduos, sendo 13 gerentes e 23 colaboradores de uma empresa varejista. O método Fuzzy AHP foi utilizado para a análise de dados com o objetivo de classificar as prioridades individuais e comparar as percepções sobre a aprendizagem organizacional dentro da empresa.

Contribuições teóricas/práticas/sociais: Esse estudo apresenta informações que podem auxiliar no desenvolvimento da organização, bem como na definição de diretrizes estratégicas por parte dos gestores.

Originalidade/relevância: A originalidade deste estudo reside no fato de realizar uma pesquisa empírica que demonstra as diferentes visões a respeito da aprendizagem organizacional dentro de uma empresa, elencando os fatores de prioridade dado tanto pelos colaboradores quanto pelos gestores.

Biografia do Autor

Deoclécio Junior Cardoso da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Doutorando em Administração - Universidade Federal de Santa Maria

Estefana da Silva Stertz, Universidade Federal de Santa Maria

DOUTORANDA EM ADMINISTRAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Beatriz Leite Gustmann

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria

Referências

Abdel-Basset, M., Mohamed, R., Elhoseny, M., & Chang, V. (2020). Evaluation framework for smart disas-ter response systems in uncertainty environment. Mechanical Systems and Signal Processing, 145, 106941.

Adamczewski, P. (2016). Knowledge management in modern organization based on systems III platform ICT. Torun Business Review, 15(4), 61-68.

Adnan, H. R., Hasani, L. M., & Sen-suse, D. I. (2020). Exploring Knowledge Management Practices in Military RnD Agency: An Indonesian Case Study. In 2020 3rd International Conference on Computer and Infor-matics Engineering (IC2IE), 242-248, IEEE.

Alliprandini, D. H., Scur, G., Vilas Bo-as Viveiros Lopes, A. P., & Wakatsuki, M. M. (2022). Organizational learning in the contexto fproduct development processing: a case study in na automo-tive company. Academia Revista Lati-no americana de Administración, 35(4), 413-434.

Andronic, O. G., & Dumitraşcu, D. (2018). The misconceived delegation of responsibility. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 238, 408-413.

Antunes, H. D. J. G., & Pinheiro, P. G. (2020). Linking knowledge manage-ment, organizational learning and memory. Journal of Innovation & Knowledge, 5(2), 140-149.

Araújo, L. C. G. D. (2007). Organiza-ção, sistemas e métodos e as tecnolo-gias de gestão organizacional: bench-marking, empowerment, gestão pela qualidade total e reengenharia. vol. 1.

Argyris, C., & Schön, D. A. (1978). Or-ganizational learning: a theory of ac-tion perspective. Reading, Massachu-setts: Addison-Wesley Publishing Company.

Bitencourt, C. (2022). A gestão de competências gerenciais e a contribui-ção da aprendizagem organizacional-a experiência de três empresas australi-anas. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 3, 136-157.

Bonho, F. T. (2018). Pesquisa mercado-lógica. Porto Alegre: Sagah.

Cabrilo, S., & Dahms, S. (2020). The role of multidimensional intellectual capital and organizational learning practices in innovation performance. European Management Review, 17(4), 835-855.

Chang, D.(1996). Applications of the extent analysis method on fuzzy AHP. European Journal of Operational Re-search, v. 95, p. 646–655.

Chanani, U. L., & Wibowo, U. B. (2019). A learning culture and contin-uous learning for a learning organiza-tion. KnE Social Sciences, 591-598

Choi, T., & Chandler, S. M. (2020). Knowledge vacuum: An organization-al learning dynamic of how e-government innovations fail. Gover-nment Information Quarterly, 37(1), 101416.

Creswell, J. W. (2010). Projeto de pes-quisa: métodos qualitativo, quantitati-vo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Art-med.

Crossan, M. M., Lane, H. W., & White, R. E. (1999). An organizational learn-ing framework: From intuition to in-stitution. Academy of management review, 24(3), 522-537.

Daft, R. L., & Weick, K. E. (1984). To-ward a model of organizations as in-terpretation systems. Academy of management review, 9(2), 284-295.

da Silva Rocha, A. L., Crosato, M. S., Moura, B. M., Sampaio, P. F., & da Sil-va, J. F. (2023). Implicações do uso da religião como motivação de colabora-dores de Instituições de Ensino. Re-vista Universitária Brasileira, 1(1), 1-18.

De Botoli, W., Mozzato, A. R., & Sgar-bossa, M. (2024). Universidade corpo-rativa e aprendizagem organizacional. Desafio Online, 12(1).

Del Massa, H. C. O., Damian, I. P. M., & Valentim, M. L. P. (2018). Compe-tência em informação no apoio à Ges-tão do Conhecimento. Informação & Sociedade, 28(1).

De Jesus Barouh, R. T., & Puente-Palacios, K. (2015). Aprendizagem de equipe: manifestação no nível meso e escala de medida. Avaliação Psicológi-ca, 14(3), 365-373.

Desai, V. M. (2020). Can busy organi-zations learn to get better? Distin-guishing between the competing ef-fects of constrained capacity on the organizational learning process. Or-ganization Science, 31(1), 67-84.

Dos Santos, A. M. (2020). Psicologia organizacional e do trabalho-Plataforma da gestão do conhecimen-to. Brazilian Journal of Business, 2(3), 2193-2205.

Fiol, C. M., & Lyles, M. A. (1985). Or-ganizational learning. Academy of management review, 10(4), 803-813.

Goyal, S., Garg, D., & Luthra, S. (2021). Sustainable production and consump-tion: Analysing barriers and solutions for maintaining green tomorrow by using fuzzy-AHP–fuzzy-TOPSIS hy-brid framework. Environment, Deve-lopment and Sustainability, 1-47.

Guedes, E. N., da Silva, M., & dos San-tos, P. C. (2015). Diálogo: o alicerce para humanizar a comunicação orga-nizacional na sociedade contemporâ-nea. Ação Midiática–Estudos em Co-municação, Sociedade e Cultura., 1(10), 243-259.

Henz, L. (2014). Estratégia organizaci-onal: da escola do aprendizado às or-ganizações que aprendem. Revista Gesto, 2(1), 13-21.

Ho, J. Y., Ooi, J., Wan, Y. K., & An-diappan, V. (2021). Synthesis of wastewater treatment process (WWTP) and supplier selection via Fuzzy Analytic Hierarchy Process (FAHP). Journal of Cleaner Produc-tion, 314, 128104.

Isnard, P. (2021). Gestão do conheci-mento em ambientes compartilhados: definições, conceitos, inovações, ten-dências e perspectivas do novo mode-lo de negócios. Editora Dialética.

Jain, A. K., & Moreno, A. (2015). Or-ganizational learning, knowledge management practices and firm’s per-formance: an empirical study of a heavy engineering firm in India. The Learning Organization.

Jonsson, A., & Vahlne, J. E. (2021). Complexity offering opportunity: Mu-tual learning between Zhejiang Geely Holding Group and Volvo Cars in the post‐acquisition process. Global Strat-egy Journal.

Kim, D. H. (1998). The link between individual and organizational learn-ing. The strategic management of in-tellectual capital, 41, 62.

Kim, J. ; & JUNG, Hye-Sun. The effect of employee competency and organi-zational culture on employees’ per-ceived stress for better workplace. In-ternational Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 8, p. 4428, 2022.

Leroy, H., Buengeler, C., Veestraeten, M., Shemla, M., & Hoever, I. J. (2022). Fostering Team Creativity Through Team-Focused Inclusion: The Role of Leader Harvesting the Benefits of Di-versity and Cultivating Value-In-Diversity Beliefs. Group & Organiza-tion Management, 47(4), 798-839.

Levitt, B., & March, J. G. (1988). Or-ganizational learning. Annual review of sociology, 14(1), 319-338.

Liberman, L., & Boehe, D. (2011). Worldwide willingness to delegate and country labor quality. The Inter-national Journal of Human Resource Management, 22(17), 3477-3495.

Maggi-da-Silva, P. T., Bido, D. D. S., & Reatto, D. (2022). Os Efeitos da Auto-nomia no Trabalho, da Cultura de Aprendizagem e do Cinismo Organi-zacional sobre a Transferência do Aprendido em MBA. Revista Brasilei-ra de Gestão de Negócios, 24, 230-246.

Malik, M. E., Danish, R. Q., & Usman, A. (2011). Impact of motivation to learn and job attitudes on organiza-tional learning culture in a public ser-vice organization of Pakistan. African Journal of Business Management, 5(3), 844-854.

Marsick, V. J., & Watkins, K. E. (2003). Demonstrating the value of an organi-zation's learning culture: the dimen-sions of the learning organization questionnaire. Advances in develop-ing human resources, 5(2), 132-151.

Marconi, M. A.; Lakatos, E. M. (2021). Técnicas de pesquisa. 9. ed. São Paulo: Atlas.

Massimo, B., & Nora, A. (2022). Barri-ers to organizational learning and sus-tainability: The case of a consumer cooperative. Journal of Co-operative Organization and Management, 10(2), 100182.

Mathebula, B., & Barnard, B. (2020). The factors of delegation success: ac-countability, compliance and work quality. Expert Journal of Business and Management, 8(1).

Menezes, E. A. C., Guimarães, T. D. A., & Bido, D. D. S. (2011). Dimensio-nes de aprendizaje en las organizacio-nes: validación de Dimensions of the Learning Organization Questionnaire (DLOQ) en el contexto brasileño. RAM. Revista de Administração Mac-kenzie, 12(2), 4-29.

Menezes, K. C., Johann, J., Valentim, P. P., & Scott, P. (2017). Gestão do co-nhecimento nas organizações: uma aprendizagem em rede colaborativa. Perspectivas em Gestão & Conheci-mento, 7, 145-159.

Noe, R. A., Clarke, A. D., & Klein, H. J. (2014). Learning in the twenty-first-century workplace. Annu. Rev. Organ. Psychol. Organ. Behav., 1(1), 245-275.

Nonaka, I.; & Takeuchi, H. (1997). Cri-ação do Conhecimento na Empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier.

Obeso, M., Hernández-Linares, R., López-Fernández, M. C., & Serrano-Bedia, A. M. (2020). Knowledge man-agement processes and organizational performance: the mediating role of organizational learning. Journal of Knowledge Management.

Saaty, T. L. The Analytic Hierarchy Process. 1 ed. McGrawHill: New York, 1980.

Seman, N. A. A., Govindan, K., Mardani, A., Zakuan, N., Saman, M. Z. M., Hooker, R. E., & Ozkul, S. (2019). The mediating effect of green innova-tion on the relationship between green supply chain management and environmental performance. Journal of cleaner production, 229, 115-127.

Sessa, V. I., & London, M. (2015). Con-tinuous learning in organizations: In-dividual, group, and organizational perspectives. Psychology Press.

Singh, S., Thomas, N., & Numbudiri, R. (2021). Knowledge sharing in times of a pandemic: An intergenerational learning approach. Knowledge and Process Management, 28(2), 153-164.

Soares, L. de M. B. L.; Santos, M. ; & Gomes, A. (2021). Quadro para Toma-da de Decisões estratégicas e o méto-do AHP Gaussiano: uma abordagem multi-metodológica na seleção de um modelo de aeronave cargueira de grande porte para a Força Aérea Brasi-leira. Simpósio de Excelência em ges-tão e tecnologia.

Taherdoost, H., & Madanchian, M. (2023). Multi-criteria decision making (MCDM) methods and concepts. En-cyclopedia, 3(1), 77-87.

Tian, H., Dogbe, C. S. K., Pomegbe, W. W. K., Sarsah, S. A., & Otoo, C. O. A. (2020). Organizational learning ambi-dexterity and openness, as determi-nants of SMEs' innovation perfor-mance. European Journal of Innova-tion Management.

Ugoani, J. (2020). Effective Delegation and its impact on employee Perfor-mance. International Journal of Eco-nomics and Business Administration, 6(3), 78-87.

Wegner, R. D. S., Tontini, J., Costa, V. M. F., Muller Junior, A., & Silva, D. J. C. D. (2021). Uma Análise sobre a In-fluência da Liderança Organizacional na Gestão da Inovação utilizando o Método FUZZY-AHP. Revista de Ad-ministração da UFSM, 14, 521-544.

Van den Bossche, P., Gijselaers, W. H., Segers, M., & Kirschner, P. A. (2006). Social and cognitive factors driving teamwork in collaborative learning environments: Team learning beliefs and behaviors. Small group research, 37(5), 490-521.

Virgillito, S. B. (2018). Pesquisa de marketing: uma abordagem quantita-tiva e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Sa-raiva Educação.

Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: pla-nejamento e métodos. 5. Ed. Porto Alegre: Bookman.

Zadeh, L.A. (1965). Fuzzy Sets. Infor-mation and Control, 8, 338-353.

Zahedi, M. R., & Khanachah, S. N. (2020). The effect of knowledge man-agement processes on organizational innovation through intellectual capital development in Iranian industrial or-ganizations. Journal of Science and Technology Policy Management, 12(1), 86-105.

Zambrano, J., Kirschner, F., Sweller, J., & Kirschner, P. A. (2019). Effects of prior knowledge on collaborative and individual learning. Learning and In-struction, 63, 101214.

Downloads

Publicado

2024-07-10

Edição

Seção

Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho