Influência das tecnologias da informação e comunicação no consumo de moda vestuário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/1679-1827.2024.263419

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação, Transformação digital, Hábitos de consumo, Moda vestuário, COVID-19

Resumo

Objetivo: Identificar a influência das TIC no comportamento de compra online do consumidor de moda vestuário durante a pandemia da COVID-19.

Método/abordagem: Utilizou-se Survey interseccional com a finalidade de descrever a distribuição observada na população campinense em termos de uso das TIC na compra de moda vestuário durante o biênio 2021-2022.

Contribuições teóricas/práticas/sociais: depreender como o fenômeno da transformação digital, tanto para as pessoas quanto para as organizações empresariais, é um caminho sem volta no campo do comércio varejista, compreendendo a forma que esse processo atravessou a população campinense no tocante à mudança e à adaptação na maneira de comprar moda vestuário durante o período pandêmico.

Originalidade/relevância: este trabalho se justifica por aspirar trazer informações científicas com a finalidade de guiar os empreendimentos do setor varejista de moda vestuário na identificação de oportunidades de melhoria nos seus processos de transformação digital, para que possam investir os recursos financeiros, pessoais e materiais de que dispõem, de forma a maximizar a experiência do cliente com a marca/empresa durante sua jornada de compra.

Biografia do Autor

Eder Wilian de Macedo Siqueira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Gestão Inovação e Consumo pelo Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Técnico em Logística pela Escola Técnica Redentorista - ETER; Engenheiro de Produção pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG; e Administrador pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Integrada Anglo Americano - FIAA; Especialização em Moda e Mercado pela Faculdade SENAI-PB; e Certificação Internacional em Marketing Digital pelo DMI-ESPM. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em: Gestão Industrial e da Produção; Logística e Cadeia de Suprimentos; Gestão da Qualidade; Gerenciamento de Projetos; Empreendedorismo; e Educação e Treinamento empresarial. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em: Gestão Estratégica de Pessoas; Recrutamento e Seleção; Comportamento das Organizações; Marketing; e Comportamento do Consumidor. Possui várias publicações de artigos científicos em eventos regionais, nacionais e em capítulos de livros, em sua maioria, concentradas nas áreas de Gestão da Produção e Educação em Engenharia de Produção. Foi integrante do corpo de consultores do Núcleo de Assistência em Projetos e Pesquisas Empresariais e Sociais (NAPPES Consultoria Jr) da UEPB, Campus Campina Grande - PB, atuando nas funções de consultor empresarial e Diretor de RH. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) intitulado: Mapeamento de Tecnologias Inovadoras da UEPB, como aluno pesquisador entre 2021 e 2022. Possui experiência profissional atuando como consultor empresarial e mentor de negócios para micro e pequenas empresas ligadas aos setores de varejo, moda vestuário e alimentício. Atualmente é instrutor de cursos e gerenciais e palestrante pela N-Level Academy, escola online de negócio, e Agente Territorial do SEBRAE-PE no Agreste Meridional.

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Publicado

2024-10-30

Edição

Seção

XII SBTI