TEXTUALIDADE EM TECNOLOGIA DIGITAL MÓVEL: A CONSTRUÇÃO DA COESÃO E DA COERÊNCIA EM TEXTOS IMAGÉTICOS

Renata Fonseca Lima da Fonte, Roberta Varginha Ramos Caiado, Isabela Barbosa do Rêgo Barros

Resumo


O objetivo deste artigo foi discutir os aspectos da textualidade,
coesão e coerência, em textos imagéticos produzidos em tecnologia digital
móvel (TDM). Para tal fim, apoiamo-nos na Linguística Textual, no Letramento Digital e na Semiótica. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com licenciandos em Letras. Conclui-se que as imagens substituem o texto verbal, sem prejuízo para a textualidade.


Palavras-chave


Letramento Digital; Produção de Textos imagéticos; Textualidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, I. Textualidade: noções básicas e implicações pedagógicas. São

Paulo: Parábola, 2017.

CAIADO, R. V. R. O trabalho com a oralidade em tecnologia digital móvel: debate

regrado via WhatsApp. Trabalho apresentado no XXXI Encontro Nacional da

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística –

ANPOLL. Campinas – SP, 2016.

CAIADO, R.; LEFFA, V. J. A oralidade em tecnologia digital móvel: debate

regrado via WhatsApp. Revista Digital Hipertextus. Recife, Universidade

Federal de Pernambuco – UFPE, jun. 2017, v. 16, n. 1, pp. 109-133.

CHAROLLES, M.. introdução aos problemas da coerência dos textos. Trad.

Paulo Otoni. In: Galves, C.; Orlandi, E. P.; Otoni, P. (orgs.). O texto: escrita e

leitura. Campinas: Pontes, 1988, pp. 39-85.

COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes,

FONTE, R.; CAIADO, R. Multimodalidade e Tecnologia Móvel Digital: a relação

entre imagem e texto verbal na produção de sentidos. In: ACIOLI, M. et al (Orgs.).

Linguagem: entre o sistema, o texto e o discurso. Curitiba: CRV, 2015, pp. 39-

FONTE, R.; CAIADO, R. V. R. Práticas discursivas multimodais no WhatsApp:

uma análise verbo-visual. Revista Desenredo. Programa de Pósgraduação em

Letras da Universidade de Passo Fundo. v. 10, n. 2, jul/dez 2014, pp. 475-487.

KOCH, I.; ELIAS, V. M. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. 2. ed.

São Paulo: Contexto, 2011.

KOCH, I.G.V.; TRAVAGLIA, L.C. A Coerência Textual. 18. ed. São Paulo:

Contexto, 2012.

ROJO, R. (org.) Escol@ Conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo:

Parábola, 2013.

SANTAELLA, L. Leitura de Imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

XAVIER, A.C. S. Letramento digital e ensino. In SANTOS, C.F; MENDONÇA, M.

(Orgs.). Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte:

Autêntica, 2005. pp. 133-148.




DOI: https://doi.org/10.12345/htxt.v19i1.247979

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


2007 - 2020 © Hipertextus Revista Digital - ISSN: 1981-6081 - E-mail: hipertextusrevistadigital@gmail.com
Universidade Federal de Pernambuco - Departamento de Letras - Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional