Edições anteriores




2016

v. 15, n. 15 (2016)

Editorial
Siane Góis e Antonio Carlos Xavier

 

O FÓRUM DE DISCUSSÃO COMO UM ESPAÇO PARA A INTELIGÊNCIA COLETIVA
Fábio Luís Kraemer (Univates) e Suzana Feldens Schwertner (Univates)

 O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LETRAS: FERRAMENTAS COGNITIVAS E O MODELO TPACK
Fabiana Diniz Kurtz (URN-RS, Unijuí)

 PERFIS DE LETRAMENTO DIGITAL: DO ERRANTE AO GUIA
Flávia G. Botelho Borges (UFMT)

 A ARGUMENTAÇÃO INICIAL VIA MOODLE EM LÍNGUA INGLESA NAS ENGENHARIAS
Julia Larré (UFRPE)

 AS PESQUISAS SOBRE REDES SOCIAIS DIGITAIS NO BRASIL: ANÁLISE DO PERÍODO DE 2001 A 2012
Sônia Cristina Vermelho (UFRJ/NUTES) e Ana Paula Machado Velho (UNICESUMAR/UEM)

 A PRODUÇÃO DE CURTAS COMO FERRAMENTA PARA DEBATER A INCLUSÃO SOCIAL NA SALA DE AULA
Renata Garcia Marques (UNISINOS) e Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)

 HIBRIDIZANDO A APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO L2 COM GOOGLEDOCS E VOICETHREAD: O QUE OS APRENDIZES TÊM A DIZER?
Diego César Leandro (UFERSA), Lorena Azevedo de Sousa (UFRN) e Janaina Weissheimer (UFRN)

 PRÁTICAS VIRTUAIS COMO ALTERNATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Ana Luísa Borba Gediel (UFV) e Cristiane Lopes Rocha de Oliveira (UFJF)

 POSTAGENS DO GÊNERO MEME NO FACEBOOK: PRÁTICA DE PRODUÇÃO LINGUÍSTICA COMO MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO COLONIALIZADO
Rodney Mendes de Arruda (IFMT/Campus Cuiabá) e Cláudia Lúcia Landgraf-Valerio (IFMT/Campus Cuiabá)

 TEXTOS MULTIMODAIS E O DISCURSO REPORTADO NO TELEJORNALISMO
Jailton Ferreira de Oliveira (Profletras/UFPE)

 AVALIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COM FINALIDADE EDUCATIVA: CONTRIBUIÇÃO AOS PROFESSORES
Isa de Jesus Coutinho (UNEB) e Lynn R. G. Alves (UNEB)

 ETHOS DE VIOLÊNCIA E VIOLÊNCIA ICÔNICA EM FOTOS DE PERFIS DE COMUNIDADES VIRTUAIS QUE AGRIDEM PROFESSORES
Morgana Soares da Silva (UFRPE/UAG)

v. 14, n. 14 (2016)

Editorial
Siane Góis e Antonio Carlos Xavier

 

COMO PODEMOS PENSAR
Vannevar Bush

 CONSTRUINDO PENSAMENTO CRÍTICO ATRAVÉS DO LETRAMENTO VISUAL MEDIADO POR TECNOLOGIA MÓVEL
Giselda dos Santos Costa (IFPI) e Francisca de Fátima de Lima Sousa (IFPI)

 ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, NTIC E PESQUISAS DE INTERVENÇÃO: AS MÚLTIPLAS FACES
Núbio Delanne Ferraz Mafra (UEL)

 TICS, DESLUMBRAMENTOS E EXCLUSÕES: NOVOS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CRÍTICA
Antônio Marques do Vale (UEPG-PR) e Ricardo Richene de Goes (UEPG-PR)

 CONCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE LÍNGUA E ESCRITA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS
Benedito Gomes Bezerra (UPE/UNICAP) e Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo (UFPE)

 LOS JÓVENES EN EL PALCO DE LA SOCIEDAD CONECTADA: ACCIONES PROTAGONISTAS EN ACTOS DE APRENDIZAJE
Robério Barreto (UEFS)

 IDOSOS EM REDE: NOVAS PRÁTICAS CULTURAIS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS
Karoline Leite Guedes de Oliveira (UFRGS/Capes) e Liliana Maria Passerino (UFRGS/Capes)


2015

v. 13, n. 13 (2015)

Editorial
Siane Góis e Antonio Carlos Xavier

 

RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: PRODUÇÃO, COMPARTILHAMENTO E RESTRIÇÃO
Angela Maria de Almeida Pereira (UFPE), Thelma Panerai Alves(UFPE)

 PERCEPÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DO ENSINO PRESENCIAL SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Flávio Fernando Batista Moutinho (UFF)

 PESQUISA, TROCA DE INFORMAÇÕES E REGISTRO: COMO E ONDE OS ALUNOS DE PEDAGOGIA UTILIZAM SEUS SMARTPHONES?
Deise France M. Araújo Ferreira (UFPE), Patrícia Smith Cavalcante (UFPE)

 AS NOVAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA: ENTRE O DESEJÁVEL E O POSSÍVEL
Roberta Pereira Peixoto (UFBA), Domingos Sávio Pimentel Siqueira (UFBA)

 A INTERAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE: DIFICULDADES RELACIONADAS À UTILIZAÇÃO DOS AVA POR EDUCADORES E EDUCANDOS
Carmem Lúcia de Oliveira Marinho (UFRPE), Flávia Mendes de Andrade Peres (UFRPE)

 #CONTOSNOSSOSDECADADIA?! – NOTAS SOBRE DRAMATURGIAS E SUBJETIVIDADES NA CRIAÇÃO NARRATIVA PARA INCLUSÃO DIGITAL
Márcio Henrique Melo de Andrade (UERJ), Márcia Gonçalves Nogueira (UFPE), Maria Auxiliadora Soares Padilha (UFPE)

 DA EDUCAÇÃO EM LINHA PARA A EDUCAÇÃO VIRTUALIZADA: UM OLHAR CONTEMPORÂNEO SOBRE AS POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO ONLINE
Bruno J. B. Galasso (Instituto Nacional de Educação de Surdos)


2014

v. 12, n. 12 (2014)

Editorial
Siane Góis e Antonio Carlos Xavier

 

 Leitura, escrita e as inovações tecnológicas: interagindo com o texto no ambiente escolar
Camila Mota Oliveira (UFS), Geralda de Oliveira Santos Lima (UFS), Maria Denise Oliveira da Silva (UFS)

 Conectivismo na educação: discutindo limitações e possibilidades
Francely da Silva Oliveira (UNIT), Andrea Karla Ferreira Nunes(UNIT), Kalyne Andrade Ribeiro (UNIT)

 #RAINHADANAÇÃO: ações de textualização na sequência de hashtags de postagens de Dilma Bolada no Facebook
Renato Cabral Rezende (UNIFESP), Marcela Paula de Araújo (UNIFESP)

 Aspectos interacionais em MOOC: uma análise dos recursos utilizados
Aline Tavares Costa (UEPB), Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita (UEPB)

 O imagético, a multimodalidade e os hipertextos: novas interfaces da comunicação no Facebook
Antenor Rita Gomes (UNEB), Núbia Oliveira da Silva (UNEB)

 Blogs pedagógicos e práticas digitais: links para a ação docente
Williany Miranda Silva (UFCG/UFMG)

 Uma trajetória histórica do ambiente Moodle
Andreia de Bem Machado (UFSC), Rogério Santos Pedroso (UFSC), Richard Perassi Luiz de Sousa (UFSC), Francisco Antônio Pereira Fialho (UFSC)

 O internetês nos livros didáticos
Samara Falcão Tavares de Souza (UnB), José João de Carvalho (UnB)

 Figurações da “incomunicabilidade” no romance Estorvo de Chico Buarque
Cristiano Mello de Oliveira (UFSC)


2013

v. 11, n. 11 (2013)

Editorial
Siane Góis e Antonio Carlos Xavier

 

 O uso das TIC no ensino complementar da histologia nos cursos de odontologia da Paraíba
José Klidenberg Oliveira Júnior (UFCG), Roanny Torres Lopes (UFCG), Marisley Layrtha Santos (UFCG), Andresa Costa Pereira (UFCG) e Marco Antônio Dias da Silva (UFCG)

 Reflexão sobre alguns desafios da inserção de laptops educacionais em contexto escolar
Juliana Cristina Faggion Bergmann (UFSC), Maíra Marques de Oliveira (UFSC) e Sila Marisa de Oliveira (UFSC)

 A atuação docente a distância em sites de redes sociais na perspectiva da colaboração em rede
Thaís Oliveira de Lima (UFPE) e Ana Beatriz Gomes Carvalho (UFPE)

 Da internet para os livros didáticos: uma análise da didatização de gêneros textuais digitais
João da Silva Araújo-Júnior (UFMA) e Júlio Araújo (UFC)

 As vantagens do livro didático digital no processo de ensino-aprendizagem
Filipe Carvalho de Almeida (UFPB) e Marcos Antonio Nicolau (UFPB)

 Coautorias na produção de blog jornalístico escolar
Marcelo Cristiano Acri (NRE/Londrina) e Núbio Delanne Ferraz Mafra (UEL)

 Transformações tecnológicas e desafios na formação e atuação de professores de música
Juciane Araldi (UFPB/UNIRIO)

 O uso de software para medir a complexidade do texto
Adriana Riess Karnal (PUC-RS,UNISINOS) e Vera Wanmacher Pereira (PUC-RS)

v. 10, n. 10 (2013)

Editorial
Siane Góis

 

 Concepções e experiências dos professores de língua portuguesa sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Roberta Caiado (UNICAP) e Artur Gomes de Morais (UFPE)

 Leitura e produção de textos com alunos das séries iniciais: a tecnologia como ferramenta de criação
Glayci Kelli Reis da Silva Xavier (UFF/FFP-UERJ)

 O Hipertexto e a Multimodalidade em práticas textuais com blog no ensino de línguas
Manoela Oliveira de Souza Santana (UESC) e Rodrigo Camargo Aragão (UESC)

 Escrita Colaborativa em Inglês como Língua Adicional: produção online e presencial em contexto universitário
Diego César Lendro (UFRN), Janaína Weissheimer (UFRN) e Jennifer Sarah Cooper (UFRN)

 Aprendizagem Colaborativa Mediada pelas Tecnologias Digitais: um estudo realizado nas aulas de música no contexto da educação básica
Francine Kemmer Cernev (UFRGS)

 Teoria da Atividade e Densenvolvimento de Games Educacionais: implicações das comunidades de prática para a aprendizagem em contexto escolar
Flavia Mendes de Andrade Peres (UFRPE) e Glaucileide da Silva Oliveira (UFRPE)

 O que o Tumblr pode ensinar à aula de língua portuguesa? Multiletramentos, imagens e temas da cultura juvenil
Lia Schulz (UFRGS / UNILASALLE)

 Produção Textual Mediada pelo Tumblr no Ensino Médio
Fabiane Sarmento Oliveira Fruet (UFPel), Kelly Alves Lorenz (UFPel), Miguel Alfredo Orth (UFPel)e Letícia de Lima (UFPel)

 Sobre o Parâmetro Videográfico
Deyseane Pereira dos Santos Araújo (UEPB) e Luciano Barbosa Justino (UEPB)

 Desenvolvimento de protótipo de Objeto de Aprendizagem Virtual para uso em Engenharia
Flávia Pereira da Silva (PGIE/UFRGS), André Soares Grassi (PGIE/UFRGS), Heli Meurer (PGIE/UFRGS), Paulo Augusto de Freitas Cabral Jr (PGIE/UFRGS), Rafael Marimon Boucinha (PGIE/UFRGS) e Fernando Schnaid (PGIE/UFRGS)

 Interação na EAD: um estudo do gênero videoaula
Ewerton Ávila dos Anjos Luna (UFRPE; UFPB) e Siane Gois Cavalcanti Rodrigues (UFPE)

 O programa Um Computador por Aluno e o estímulo à autonomia e à colaboração entre estudantes de uma escola municipal do Recife
Bruno França de Souza (UFPE) e Sérgio Paulino Abranches (UFPE)

 Do Doutor Fausto ao Doutor House: a centralidade da medicina no pensamento pós-humanista
Ermelinda Maria Araújo Ferreira (UFPE)


2012

v. 8, n. 8 (2012)

Editorial
Antônio Carlos Xavier

 

 Letramento digital e formação de professores na era da web 2.0:
o que, como e por que ensinar

Solimar Patriota Silva (UNIGRANRIO / UFRJ)

 Ler hipertextos e jogar videogames: aproximações
Samir MustaphaGhaziri (UNESP/Marília/CNPq)
Dagoberto Buim Arena (UNESP/Marília)

 As fronteiras do digital
Imad Saleh (Universidade Paris VIII - França)
Houche Hakin (Universidade Paris VIII - França)

 Amores on-line: tessituras de amor no ciberespaço
Glaucenilda da Silva Grangeiro (UEPB)

 A Aula webconferência: algumas considerações acerca da presença do discurso do outro no discurso do eu.
Siane Gois Cavalcanti Rodrigues (UFPE)
Ewerton Ávila dos Anjos Luna (UFRPE)
Maria José de Matos Luna (UFPE)

 Multimodalidade e processamento metafórico em um texto digital: abordando o sentido a partir da interação entre o modo verbal e imagégico
Natália Elvira Sperandio (UFMG)

 Das redes sociais à sala de aula: as expressões nominais como estratégias de referenciação criativa e de argumentação na produção textual
Antonio Carlos Xavier (UFPE)
Ilka Werkhäuser de Lyra

 Práticas de linguagem e a vida na sala de aula virtual
Tânia Gastão Saliés (UERJ)

 As dez questões essenciais da era digital: programe seu futuro para não ser programado por ele
Acir Mário Karwoski (UFTM)


2011

v. 7, n. 7 (2011)

Editorial
Antônio Carlos Xavier

 

 Hipertexto e Complexidade
Jean Clémentf (Universidade Paris VIII - França)
Tradução: Antonio Carlos Xavier (Nehte/UFPE)

 "Espécie de texto": contributo para a caracterização do sítio web
Matilde Gonçalves (FCT, CLUNL, Portugal)

 A Corrosão da privacidade na visibilidade mediática avançada: da luta pelo reconhecimento à quase impossibilidade do anonimato
Decio Ferreira Forni (PUC/SP)
Janete Silva dos Santos (Unicamp/SP)

 A Educação que motiva: o uso de rede social e jogos a favor da aprendizagem significativa
Carla Alexandre (Fafire/PE)
Flávia Peres(UFRPE)

 Efeitos representacionais na/da EaD
Pollyanne Bicalho Ribeiro (UFC)

 Entre blogs, cyberbullyng e As Melhores coisas do mundo: linguagens e interações juvenis contemporâneas
Scheilla Franca de Souza (FAPESB/UESC)
Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro (UESC)

 Comunidade virtual de aprendizagem situacional e estendida: conceitos que emergem a partir da análise da efemeridade das relações
Carlos Henrique Silva de Castro (UFMG)

 A Literatura em meio digital e a crítica literária
Everton Vinicius de Santa (UFSC)

v. 6, n. 6 (2011)

Editorial
Antônio Carlos Xavier

 

 Aspectos visuais nos gêneros digitais: hipermodalidade pela semiótica social
Cleber Pacheco Guimarães (UFPE)

 O dialogismo no fórum acadêmico: um estudo da interação verbal no ensino a distância
Telma Cristina Gomes da Silva (PROLING/UFPB)

 Redes sociais e práticas de leitura e escrita no ensino médio
José Ribamar Lopes Batista Júnior (UFPI/UnB)
Francisco das Chagas Rodrigues da Silva (UFPI/USP)
Luciane Cristina Eneás Lira (UNICEUB/UnB)

 Atos de fala em fóruns de educação a distância
Amanda Cavalcante de O. Ledo (UFPE)
Benedito Gomes Bezerra (UPE)

 As tecnologias da informação e da comunicação no ensino da educação física escolar
Dianne Cristina Souza de Sena (UFRN)

 O vídeo e suas possibilidades artísticas e comunicativas
Andreia da Silva Santos (UEPB)

 Reculturação, reestruturação e reorganização temporal de professores-alunos no ambiente digital
Dánie Marcelo de Jesus (UFMT)

 Diversão levada a sério – o jogo eletrônico como ambiente de aprendizagem
Micheline Dayse Gomes Batista (UFPE)

 Estudo de um blog educacional de língua espanhola sob a perspectiva da teoria da multimodalidade: o valor informativo
Fabricio Paiva Mota (IFRR)

 Infografia como alternativa para o ensino a distância
Carolina Cavalcanti Bezerra (UEPB)
Maria Lúcia Serafim (UEPB)
Laércia Maria B. de Medeiros (UEPB)

 Diálogo entre pós-modernidade, sujeito e leitura: o processo discursivo e o virtual
Magna Campos (UFSJ)

 O Labirinto da Elfa: produção de um game didático para o ensino médio
Amanda Amorim Costa e Silva (UFPE)
Sérgio Paulino Abranches (UFPE)


2010

v. 5, n. 5 (2010)

Editorial
Antônio Carlos Xavier

 

 Referir e argumentar: duas funções dos processos de referenciação indireta no Twitter
Jaqueline Barreto Lé (UFRJ)

 Por uma pedagogia da ciberlinguagem: explorando redes socias Orkut, Twitter e Blog
Robério Pereira Barreto (UNEB/CEFAPRO-MT)

 Atitude no Fórum temático: escolhas que aproximam ou distanciam os atores no discurso
Anahy Samara Zamblano de Oliveira (UPE/FFPNM)
Maria do Rosário da Silva Albuquerque Barbosa (UPE/FFPNM)

 O Módulo de Informática do curso Mídias na Educação: uma análise da relação conteúdo e atividades
Andrea Santana de Vasconcelos (UFCG)
Elizabeth Maria da Silva (UFCG)
Rebeca Rannieli Alves Ribeiro (UFCG/UEPB)

 Ensino de espanhol auxiliado por e-mails: depoimentos de alunos que vivenciaram esta experiência no Núcleo de Línguas da Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Tatiana Lourenço de Carvalho (UECE)

• Interação para a emergência de comunidades virtuais de linguagem
Carlos Henrique Silva De Castro (Centro Universitário UNA)
Ana Elisa Ribeiro (CEFET/MG)

 Dialética da plenitude e da decadência expressa nas perspectivas simbólica e alegórica do hipertexto
Cláudio Clécio Vidal Eufrausino

 Análise da qualidade e usabilidade dos sites e portais das instituições de ensino superior da cidade de São Luiz – MA
João Batista Bottentuit Junior Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

 Atividades on-line mediadoras da familiarização com as potencialidades de interatividade na Web
Samuel de Carvalho Lima** (UFC/CNPq)

 Vozes do Hipertexto 2009
Cristiano de Sales (UFSC)

v. 4, n. 4 (2010)

Editorial
Ermelinda Maria Araújo Ferreira (UFPE)

 

 Tentando compreender o poético nas criações digitais
Cristiano de Sales (UFSC)

 Poesia, performance e tecnologia: em busca do corpo mediatizado
Conrado Vito Rodrigues Falbo (UFPE)

 A literatura potencial e os “objetos narrativos mutantes” na atualidade
Ermelinda Maria Araújo Ferreira (UFPE)

 Leitura e escrita no ciberespaço: desafios ao professor de língua
Erika Suellem Castro da Silva (UFPA)

 Estado da arte sobre leitura hipertextual em ambiente virtual de aprendizagem
Francimary Macêdo Martins (Universidade Virtual do Estado do Maranhão)

 A dêixis nas aulas virtuais
Luiz Carlos Carvalho de Castro (SEEDUC/PE)

 Literatura e internet: o leitor imerso em bytes
Mara Alice Sena Felippe (UFJF)

 Hiperficção: novas propostas para a leitura literária no novo milênio
Marcelo da Silva Araújo Santos (UEFS)

 Literatura eletrônica: um ensaio aproximativo
Poliana Barbosa Martins de Oliveira (UFPE)

 Heterogeneidade inscrita no discurso do Website Flickr
Vivian Lemes Moreira; Jonathan Raphael Bertassi da Silva; Lucília Maria Sousa Romão (USP)

 Aprender colaborativamente e escrever de modo autoral: os desafios de tornar-se pedagogo na modalidade de educação à distância
Waléria Fortes de Oliveira (UCS)


2009

v. 3, n. 3 (2009)

Editorial
Ermelinda Maria Araújo Ferreira (UFPE)

 

• Escritores de blogs: a web como espaço de criação e discussão sobre literatura
Adriana Dória Matos (UNICAP)

• Corpos sem corpos em The.Powerbook, de Jeanette Winterson
Ana Cecília Acioli Lima (UFAL)

• Leitura literária e categorias exatas
Andréa Coutinho (UCB)

• Oscar Pistorius – “The blade runner” – e a questão do pós-humano
Antônio Clériston de Andrade (UFPE)

• Ciência e tecnologia na tradição literária pernambucana: a poética científica de Joaquim Cardozo, César Leal e Alberto da Cunha Melo
Ermelinda Maria Araújo Ferreira (UFPE)

• Fandom: um novo sistema literário digital
Fabiana Móes Miranda (UFPE)

• Vídeo-duração: morte e antropofagia em Tour de Augusto de Campos 
Luciano Barbosa Justino (MLI/UEPB)

• Do Homo Sapiens à Mens Humanata: a literatura do trans-humano
Márcio de Oliveira Bezerra (Université Blaise Pascal/Clermont-Ferrand)

• A tecnologia como mediadora das interações humanas
Marcus Petrônio Fernandes Iglesias (UFPE)

• O show de Truman: espetáculo midiático de manipulação humana
Maria Giselda da Costa Vilaça (UNICAP)

• Imagens em Fricção
Polyanna Angelote Camêlo (UFPE)

• Livro tradicional & livro eletrônico: a (r)evolução do livro ou uma ruptura definitiva?
Suzana Ferreira Paulino (UFPE)


2007

v. 1, n. 1 (2007)

Editorial
Antônio Carlos Xavier (UFPE)

 

• Hipertexto em sala de aula: um caminho para a interdisciplinaridade?
Aline Guedes, Dayse dos Santos e Nadiana Lima (UFPE)

• Edubuntu: um linux voltado à educação digital
André Padilha (UFPE/ESUDA)

• Uma Noção de suporte
Aguinaldo Gomes  de Souza e Eduardo Monteiro de Carvalho (FAINTVISA- PE)

• A Festa romance hipertextual
Alexandre Maia (UFPE)

• As Tecnologias e a aprendizagem (re)construcionista no Século XXI
Antônio Carlos Xavier (UFPE)

• A internet e a formação de professores na Educação Física: as ciber influências no mundo acadêmico
Bárbara Santos Ornellas (UFBA)

• Gêneros introdutórios mediados pela web: o caso da homepage
Benedito Bezerra (STBNB)

• Educação a distância em Cristinápolis: a aprendizagem no pré-vestibular
Boni Guimarães Costa e Andréa Karla Ferreira Nunes (UNIT)

• Redes sociais na internet: potencializando interações sociais
Camila Santana (UNEB)

• Videoformação e ead: a avaliação como um hipertexto
Eduardo Loureiro Jr. (UFPI)

• Hiperleitura e educação
Emanuel do Rosário Santos Nonato (UNEB)

• Motivos medievais em molduras hipertextuais
Ermelinda Maria Araújo Ferreira (UFPE)

• Educação à distância: o (entre)lugar do professor no processo educativo
Flávia Brocchetto Ramos (UCS/UNISC)

• A leitura hipertextual na bíblia
José Carlos Leandro (UFPE)

• O hipertexto literário na internet: apenas o poema em tela ou uma nova arte verbal cibernética?
Luciano Lima (UFBA e UNEB)

• Do folheto de cordel para o cordel virtual: interfaces hipertextuais da cultura popular
Madson Gois (PROLING/UFPB)

• A revolução tecnológica na linguagem: do ensino à publicidade
Nelly Carvalho (UFPE)

• Informática e educação: uma reflexão sobre novas metodologias
Núbia Poliane Cardoso Teixeira e Alberto Einstein Pereira de Araujo (UFRPE)

• Leitura de narrativa literária virtual pela criança
Silvana Arend & Flávia Brocchetto Ramos (UFPE)

• Internet, hipertexto e aprendizagem: a leitura e navegação no sítio virtual
Taciana de Lima Burgos (UERN)

• O ensino de leitura do hipertexto: um estudo sobre a preparação de atividades e instrucionais em inglês e português em escolas de fortaleza
Valéria Maria Cavalcanti Tavares (CMF)

• Conhecimento, Cultura e Sociedade: Enquanto Sustentação na Construção Coletiva do Conhecimento
Valéria Pinto Freire & Ronaldo Nunes Linhares (Unit/SE)


1 a 21 de 21 itens