MARCAS DA INTERLOCUÇÃO AUTOR/LEITOR EM MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NA MODALIDADE EAD

Karla Simões de Andrade Lima Bertotti, Benedito Gomes Bezerra

Resumo


Neste trabalho, objetivamos perceber aspectos da interlocução
entre autor e leitor, mediada pelo material didático de EAD destinado à
Educação Básica, na disciplina de Língua Portuguesa. Especificamente,
analisamos a interatividade textual em materiais didáticos do 9º Ano do Ensino Fundamental. Os resultados sinalizam a necessidade de reflexão quanto à adequação dos materiais ao processo de aprendizagem discente.


Palavras-chave


Marcas de interlocução; Material didático; Ensino a distância.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. (VOLOCHÍNOV, V. N). Marxismo e filosofia da linguagem:

problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 9. ed.

São Paulo: Hucitec, 1999.

BEZERRA, B. G. Usos da linguagem em fóruns de Ead. Investigações, Recife,

v. 24, n. 2, p.11-33, jul. 2011.

BRAIT, B. O processo interacional. In: PRETI, Dino (Org.) Análise de textos

orais. São Paulo: Humanitas, 1993.

BRASILEIRO, A. M, M.; MARTINS, R.C.G. A leitura hipertextual no processo

de construção do conhecimento em EAD. Cadernos CESPUC, Belo Horizonte,

n. 23, 2013.

GUEDES, N. R.; VIANA JR., O. B. Reflexões sobre o material didático no

ensino a distância. In: BEZERRA, B. G.; LEDO, A. C.; PEREIRA, S. V. M.

(Orgs.). Práticas discursivas em EAD: reflexões e aplicações. Recife: Ed.

Universitária da UFPE, 2013. p. 207-223.

KOCH, I. G. V. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2015.

MARCUSCHI, L. A. Marcas de interatividade no processo de textualização

na escrita. Texto digitado, 2001.

MATTAR, J. Guia de Educação a Distância. São Paulo: Cengage Learning,

MOORE, M. M. Theory of transactional distance. In: KEEGAN, D. (Ed.).

Theoretical principles of distance education. New York: Routledge, 1977. p.

-38.

MELO, C. T. V.; BARBOSA, M. L. F. F. As relações interpessoais na produção

do texto oral e escrito. In: MARCUSCHI, L. A.; DIONÍSIO, A. P. (Orgs.). Fala e

Escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 145-176.

NEDER, M. L. C.; POSSARI, L. H. V. Educação a distância: material didático para EAD: processo de produção. Cuiabá: EdUFMT, 2009.

SANTANA, F. M.; TANTARIN, D. B. S. Língua portuguesa: estudo e ensino. Curitiba: IESDE, 2004.




DOI: https://doi.org/10.12345/htxt.v20i1.247988

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


2007 - 2020 © Hipertextus Revista Digital - ISSN: 1981-6081 - E-mail: hipertextusrevistadigital@gmail.com
Universidade Federal de Pernambuco - Departamento de Letras - Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional