O USO DO EDMODO COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA AULA DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Thamiris Oliveira de Araújo
  • Thamiris Martins Santos de Morais

Palavras-chave:

Ambiente virtual de aprendizagem, Modalidade híbrida, Aula de inglês.

Resumo

Este artigo investiga o processo de introdução de um ambiente virtual de
aprendizagem – Edmodo – na disciplina de língua inglesa em uma escola de Ensino Médio. Os resultados indicam que a utilização do Edmodo como AVA pode expandir as possibilidades de aprendizagem a distância, auxiliar no tempo e na customização de aulas presenciais e facilitar a comunicação entre alunos e professora.

Referências

BEHAR, P.; PASSERINO, L.; BERNARDI, M. Modelos Pedagógicos para Educação

a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem.

RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação. v. 5, n. 2, p. 1-11, dez.

Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo10/artigos/4bPatricia.pdf>.

DAVIS, C. A. Observing, participating. In: Reflexive ethnography: a guide to

researching selves & others. London: Routledge, 1999.

DÖRNYEI, Z. Research methods in applied linguistics. Oxford: Oxford University

Press, 2007.

FONSECA, S. M.; MATTAR NETO, J. A. Metodologias ativas aplicadas à educação

a distância: revisão da literatura. Revista EDaPECI – Educação a Distância e

Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais. São Cristóvão (SE), v. 17,

n. 2, p. 185-197, mai./ago 2017.

FRANCO, C. P. O uso de um ambiente virtual de aprendizagem no ensino de

inglês: além dos limites da sala de aula presencial. Dissertação de Mestrado,

Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de

Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2009.

GRUKA, P.; HINKELMAN, J. Blended Technologies in Second Language

Classrooms. Basingstoke: Palgrave, Macmillan, 2012.

LIMA, S. C. Parcerias digitais e a formação do professor de língua portuguesa:

um estudo à luz da teoria de atividade. Tese de Doutorado, Programa

Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras,

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015.

MORAIS, T. M. S. Tecnologias digitais no ensino superior: a adoção da

modalidade híbrida, da sala de aula invertida e da gamificação sob a

perspectiva dos participantes. Dissertação de Mestrado, Programa Interdisciplinar

de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade

Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2018.

PERES, R. C. de A. B. Uso da plataforma Moodle em uma disciplina de

graduação em Letras: percepções de alunos e professora sobre a modalidade

semipresencial. Dissertação de Mestrado, Programa Interdisciplinar de Pós-

Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade Federal do

Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2013.

TAVARES, K. C. A. Entrevista concedida ao Projeto LingNet. Faculdade de

Letras, 2009. Disponível em: <http://www.lingnet.pro.br/pages/entrevistas/katiatavares-

ufrj.php>.

TREVELIN, A. T. C.; PEREIRA, M. A. A.; OLIVEIRA NETO, J. D. A Utilização da

“Sala de Aula Invertida” em Cursos Superiores de Tecnologia: Comparação entre o

Modelo Tradicional e o Modelo Invertido “Flipped Classroom” Adaptado aos Estilos

de Aprendizagem. Revista de Estilos de Aprendizagem. v. 11, n. 12, p. 1-14, out.

VITER, L. N. Interação e engajamento em ambiente virtual de aprendizagem:

um estudo de caso. Dissertação de Mestrado, Programa Interdisciplinar de Pós-

Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade Federal do

Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2013.

Downloads

Publicado

2020-08-22

Edição

Seção

Artigos