ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA BASEADO EM PROJETOS: INFOGRAFIA, UM ALIADO DIGITAL

Autores

  • Cristiane Siqueira de Resende

Palavras-chave:

Ensino de Língua Estrangeira. Infográficos. Projetos.

Resumo

O estudo abordou a interação entre infográficos no ensino de língua estrangeira e a aprendizagem baseada em projetos através do conhecimento tecnológico. Como resultado obtivemos um saber fundamentado na descoberta, criatividade e autonomia intermediada pela prática interacionista. Assim, esta pesquisa defende a necessidade de um olhar mais atento para a educação dos alunos imersos em um mundo digital.

Referências

ALMEIDA FILHO, J.C.P. A Abordagem Orientadora da Ação do Professor. In:

Parâmetros Atuais para o Ensino de Português Língua Estrangeira. Campinas:

Pontes, 1997. p. 151.

ABIO, G. Una aproximación a las infografías y su presencia en los libros de

enseñanza de español para brasileños. marcoELE Revista de Didáctica ELE, n.18,

ISSN 1885-2211, 2014. Disponível em: <http://marcoele.com/descargas/18/abioinfografias.

pdf>. Acesso em: 10 mar. 2017.

CVC. Diccionario de términos clave de ELE. Disponível em:

<http://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/

diccio_ele/diccionario/trabajoproyectos.htm> Acesso: 26 jul. 2017.

ESTAIRE, S. Principios Básicos y Aplicación del Aprendizaje Mediante Tareas.

marcoELE Revista de Didáctica ELE, n.12,ISSN 1885-2211, 2011. Disponível

em:<http://marcoele.com/descargas/12/estaire-tareas.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2017.

FERNÁNDEZ, S. ENFOQUE POR TAREAS: Propuestas Didácticas. Tareas:

Aprender Hacer. Colección Complementos. Educación.es, 2011.

LANDONE, E. El aprendizaje cooperativo del ELE: propuestas para integrar las

funciones de la lengua y las destrezas colaborativas, Revista redELE, Marzo

MARCUSCHI, L. A. Linguística do Texto: o que é e como se faz? SP: Parábola,

RUIZ, G. La teoría de la experiencia de John Dewey: significación histórica y

vigencia en el debate teórico contemporáneo. Foro de Educación, p. 103-124,

Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14516/fde.2013.011.015.005>. Acesso

em: 15 mai. 2017.

VAN LIER, L. The semiotics and ecology of language learning. Utbildning &

Demokrati V. 13, p. 79–103, 2004. Disponível em: <https://www.oru.se/global

assets/orusv/forskning/forskningsmiljoer/hs/humus/utbildning-och demokrati/2004/

nr3/leo-van-lier---heterogeneity-multilingualism-and-democracy-.pdf>. Acesso em: 5

jul. 2016.

VIEIRA, L., DIAS, A., Tereza, B. Análise semiótica de capas de livros didáticos.

Comunicação e Informação, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 38-54, 2014. Disponível em:

<https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/32076/17610>. Acesso em: 16 set. 2016.

XAVIER, A.C.S. Retórica Digital: a língua e outras linguagens na comunicação

mediada por computador. Recife: Pipa Comunicação, 2013. Disponível em

<http://www.issuu.com/pipacomunica/docs/ebookretoricadigital

_antonio-carlosxavier> Acesso em: 20 mar. 2017.

Downloads

Publicado

2020-08-22

Edição

Seção

Artigos