JOGOS ELETRÔNICOS E USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: A LEITURA EM FOCO

Sandro Luis da Silva, Eliane Pereira Sousa

Resumo


Este artigo, numa abordagem qualitativa, apresenta uma análise do jogo eletrônico voltado para alunos em fase escolar. Para o desenvolvimento deste estudo, foram utilizados como referências teóricas de Coscarelli (2009, 2013), Silva et al (2013), Masetto (2009) e Barton e Lee (2015), além de Chartier, (2009, 2002) e Solé (1998) e(2008, 2015). É possível afirmar que os jogos eletrônicos na escola tornam-se uma estratégia facilitadora para atividades de leitura, levando o aluno a constituir-se em um leitor proficiente.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, A. P. S. Jogos eletrônicos e ensino de língua portuguesa: algumas reflexões. Belo Horizonte: Periódicos Letras/UFMG. v. 10, n. 2, p.1-17, 2017.

BARTON, D. e LEE, C. Linguagem on-line. SP: Parábola, 2015

CHARTIER, R. Os desafios da escrita. São Paulo: Editora da Unesp, 2002

FREITAS, M. T. A. e COSTA, S. R. (orgs.). Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2011

GÓMEZ, Á. I. P. Educação na era digital – a escola educativa. Tradução de Marisa Guedes. Porto Alegre: Penso, 2015. [e-book]

LÉVY, P. O que é virtual. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2011

MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2015.

MORAN, J. M., MASETTO, M. T. e BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2009

PINHEIRO, P. Práticas colaborativas de escrita via internet. Londrina: Editora da UEL, 2013.

RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola, 2016

SANTAELLA, L. Cultura e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2004. 360 p.

SILVA, I. R. et al. O uso de jogos eletrônicos no processo de ensino-aprendizagem de surdos in VALLER, L. E. R., MATTOS, M. J. V.M e COSTA, J. W. Educação digital - a tecnologia a favor da inclusão. Porto Alegre: Editora Penso, 2013, p. 211-238

SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998

http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/a-leitura-no-mundo-digital.html

https://minecraft.en.uptodown.com/windows

https://www.youtube.com/watch?v=tYoO9XkCCHg


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


2007 - 2020 © Hipertextus Revista Digital - ISSN: 1981-6081 - E-mail: hipertextusrevistadigital@gmail.com
Universidade Federal de Pernambuco - Departamento de Letras - Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional