O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: RUMO À UFRN MÚSICA 2020

Luciano Luan Gomes Paiva, Gueidson Pessoa de Lima

Resumo


O presente artigo se propõe a refletir sobre o processo de orientação profissional mediado por tecnologias digitais, tendo o aplicativo Whatsapp como principal recurso de mediação, junto a alunos de um projeto social na cidade de Guamaré/RN, durante o processo de preparação para a prova do Teste de Habilidade Específica -THE, para ingresso no curso de Licenciatura em Música da UFRN no ano de 2020. Sob uma perspectiva qualitativa, com base nos ditames metodológicos da Pesquisa-ação, conforme estudos de Engel (2000), elegemos como instrumento para construção dos dados os registros das interações no grupo do Whatsapp (como um diário de campo), e a aplicação de uma entrevista semiestruturada com os alunos. Embasados nas concepções teóricas de Melo-Silva, Munhoz e Leal (2019), Santaella (2013), Kleber (2011) e Beltrame (2014), dentre outros, pudemos concluir que o processo de orientação profissional mediado por tecnologias digitais pode viabilizar diversos níveis de interações e construções de conhecimento, conectando redes que dão novos significados às relações, possibilitando encontros, embates, motivação, cumplicidade, aprendizagem musical e ressignificações de saberes.

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