LITERATURA E TDIC: O USO DAS TECNOLOGIAS A FAVOR DA LEITURA E ESCRITA EM AÇAILÂNDIA-MA

Marcelo de Jesus de Oliviera, Daniela da Silva Sousa, Katryanne de Sousa Teles

Resumo


A presente pesquisa analisa e propõe o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) aliadas ao ensino literário, para que se tenha um melhor processo de ensino e aprendizagem entre professores e alunos do ensino médio em uma escola da rede pública de educação no município de Açailândia-MA.


Palavras-chave


Literatura; tecnologia; língua portuguesa

Texto completo:

PDF

Referências


DELAVALLI, Caroline; CORRÊA, Michelle Melo Cassiano; CEREJA, José Ricardo. Informática na Educação: uso de aplicativos para estímulo do estudo em rede. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2020.

FLORIAN, Diogo Pablos. Educação, tecnologia e sociedade: um debate sobre as possibilidades das novas mídias no âmbito escolar. Práticas e debates na formação de professores de Sociologia/Ciências Sociais. 1ed. Londrina: UEL, v. 1, 2013.

GOOGLE PLAY. Google play livros. 2020. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2020.

________. Wattpad – onde as histórias ganham vida. 2020. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2020.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. Instituto Pró-livro. São Paulo, 5º ed. Instituto Pró-Livro, 2020.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: 8ª Ed. Papirus, 2010.

LEONARDO, Estela da Silva. Literatura e tecnologia na sala de aula: um diálogo mediado pelo professor na formação do leitor de textos literários. 2017. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Viçosa.

MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2012.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

SENADO FEDERAL DO BRASIL. Reforma tributária pode fazer livro ficar mais caro. Agência Senado, 2020. Disponível em: . Acesso em 27 de outubro de 2020.

ULIANO, Kelly C. Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) na educação: Aplicativos E O Mundo Tecnológico No Contexto Escolar. 2016. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

VILAÇA, Marcio Luiz Corrêa, ARAUJO, Elaine Vasquez Ferreira de. Tecnologia, sociedade e educação na era digital. Duque de Caxias, RJ: UNIGRANRIO, 2016. 300f.: il; ebook.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


2007 - 2020 © Hipertextus Revista Digital - ISSN: 1981-6081 - E-mail: hipertextusrevistadigital@gmail.com
Universidade Federal de Pernambuco - Departamento de Letras - Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional