O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E EXPANSÃO DA BARRA DA TIJUCA PARA "O FUTURO DO RIO DE JANEIRO" / THE PROCESS OF CONSTRUCTION, TRANSFORMATION AND EXPANSION OF BARRA DA TIJUCA TO “THE FUTURE OF RIO DE JANEIRO”

Rodolfo Teixeira Alves

Resumo


O presente artigo apresenta as transformações desencadeadas na Barra da Tijuca, bairro da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. O bairro é peculiar devido ao seu constante processo de expansão, sob a insígnia dos “condomínios fechados”, que espalham-se pela região do entorno como uma nova forma de “viver moderno”, carregando a “marca” Barra da Tijuca. O artigo apresenta essas transformações no limite das fronteiras simbólicas do bairro a partir do contexto olímpico, iniciado em 2009, com a cidade do Rio de Janeiro sendo eleita cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Mesmo apresentando uma perspectiva estrutural do processo, o presente artigo também mostra os impactos dessas intervenções urbanas no cotidiano de moradores locais, aparecendo conflitos que se estabeleceram com o processo de “produção da cidade olímpica”. Por fim, tendo matérias jornalísticas como fonte, procura mostrar os movimentos de planejamento do bairro, aparecendo Associações de Moradores, Câmara Comunitária e Associações Comerciais envolvidas em projetos de benfeitorias na região.

Palavras-chave


Barra da Tijuca; Rio de Janeiro; Olimpíadas Rio 2016; Espaço Urbano

Texto completo:

PDF

Referências


APPADURAI, Arjun. Housing and Hope. Places Journal. Online. 2013.

DE CERTEAU, Michel. A Invenção do cotidiano, tomo I. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 4º Ed., 1999.

FREIRE, Letícia de Luna. Mobilizações coletivas em contexto de megaeventos esportivos no Rio de Janeiro. O Social em Questão, ano XVI, n. 29, 2013.

MASCARENHAS, Gilmar. Rio de Janeiro 2016: a cidade em movimento. Revista USP, São Paulo, n. 108, p. 49-56, jan/fev/mar 2016.

PASQUOTTO, Geise B. Uso e ocupação do solo na Barra da Tijuca e o espraiamento e sua “marca”. V colóquio internacional sobre o comércio e cidade: uma relação de origem. São Paulo, 2016.

RODRÍGUEZ, Luz Stella. Transformações da paisagem e a memória em Camorim. ANTÍTESE, v.7, n.14, p.171-200, jul.-dez. 2014.

SAMPAIO, Lilian Amaral de. Curicica, de “fim do mundo” a “Barra Olímpica”. Dissertação de Mestrado – CPDOC/FGV, Março 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Rodolfo Teixeira Alves

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

 Licença Creative Commons

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

INDEXADORES:

Academia.edu

Scientific Indexing Services 

Google Acadêmico

Sumários de Revistas Brasileiras

LivRe Períodico de Livre Acesso

Social Science Research Center Berlin 

Bielefeld Academic Search Engine (BASE)

SSOAR - Social Science Open Access Repository

REDIB

PKP|INDEX

LUX Leuphana 

 

Revista Idealogando da UFPE

Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Av. da Arquitetura, 12º andar. CEP: 50740-550 - Recife-PE

Email: revistaidealogando@gmail.com