O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E EXPANSÃO DA BARRA DA TIJUCA PARA "O FUTURO DO RIO DE JANEIRO" / THE PROCESS OF CONSTRUCTION, TRANSFORMATION AND EXPANSION OF BARRA DA TIJUCA TO “THE FUTURE OF RIO DE JANEIRO”

Autores

  • Rodolfo Teixeira Alves Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Olimpíadas Rio 2016, Espaço Urbano

Resumo

O presente artigo apresenta as transformações desencadeadas na Barra da Tijuca, bairro da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. O bairro é peculiar devido ao seu constante processo de expansão, sob a insígnia dos “condomínios fechados”, que espalham-se pela região do entorno como uma nova forma de “viver moderno”, carregando a “marca” Barra da Tijuca. O artigo apresenta essas transformações no limite das fronteiras simbólicas do bairro a partir do contexto olímpico, iniciado em 2009, com a cidade do Rio de Janeiro sendo eleita cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Mesmo apresentando uma perspectiva estrutural do processo, o presente artigo também mostra os impactos dessas intervenções urbanas no cotidiano de moradores locais, aparecendo conflitos que se estabeleceram com o processo de “produção da cidade olímpica”. Por fim, tendo matérias jornalísticas como fonte, procura mostrar os movimentos de planejamento do bairro, aparecendo Associações de Moradores, Câmara Comunitária e Associações Comerciais envolvidas em projetos de benfeitorias na região.

Biografia do Autor

Rodolfo Teixeira Alves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduando em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (UFRJ). Bolsista PIBIC-UFRJ, com orientação de Julia O'Donnell (IFCS/UFRJ). Atualmente, desenvolve pesquisa na Barra da Tijuca, acompanhando articulações políticas e processos urbanos no bairro. Atua no campo de Estudos Urbanos, tendo como foco em Antropologia Urbana. No IFCS-UFRJ, organiza o Núcleo Discente de Antropologia e faz parte do Cômite Editorial da Revista Habitus.

Referências

APPADURAI, Arjun. Housing and Hope. Places Journal. Online. 2013.

DE CERTEAU, Michel. A Invenção do cotidiano, tomo I. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 4º Ed., 1999.

FREIRE, Letícia de Luna. Mobilizações coletivas em contexto de megaeventos esportivos no Rio de Janeiro. O Social em Questão, ano XVI, n. 29, 2013.

MASCARENHAS, Gilmar. Rio de Janeiro 2016: a cidade em movimento. Revista USP, São Paulo, n. 108, p. 49-56, jan/fev/mar 2016.

PASQUOTTO, Geise B. Uso e ocupação do solo na Barra da Tijuca e o espraiamento e sua “marca”. V colóquio internacional sobre o comércio e cidade: uma relação de origem. São Paulo, 2016.

RODRÍGUEZ, Luz Stella. Transformações da paisagem e a memória em Camorim. ANTÍTESE, v.7, n.14, p.171-200, jul.-dez. 2014.

SAMPAIO, Lilian Amaral de. Curicica, de “fim do mundo” a “Barra Olímpica”. Dissertação de Mestrado – CPDOC/FGV, Março 2014.

Downloads

Publicado

2017-11-16

Edição

Seção

Artigos