BUÑUEL E SEUS INTERLOCUTORES: Uma visão sobre o filme "El Angel Exterminador"
Schlagworte:
Pensamento grego, Buñuel, Surrealismo, Cinema, Marx.Abstract
Este artigo analisa o filme "O Anjo Exterminador" (El Angel Exterminador) – produzido em 1962 pelo diretor hispano-mexicano Luís Buñuel – através do pensamento grego, descrito, nos livros: “O Banquete” (Συμπόσιον), e “A República” (Πολιτεία), ambos datados do século IV a.e.c; Também apresenta uma discussão sobre as características roteiristicas, artísticas e históricas a ele relacionadas, tais como as possíveis intersecções de seu movimento estético, o Surrealismo, com a teoria de Karl Marx.
Literaturhinweise
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Magia e técnica. Arte e política. São Paulo: Ed. Brasiliense São Paulo, 1987.
BRADLEY, Fiona. Movimentos da Arte Moderna: Surrealismo. NYC: Tate Gallery Publisshing, 1998.
BRETON, A. Manifesto Surrealista. 2004. In: http://www.culturabrasil.org/ breton.htm. Acessado em: 26/10/2019.
CHÉNIEUX-GENDRON, Jacqueline. Le Surrealisme. Paris: Presses Universitaires de France, 1984.
COSTA, Anderson. Surrealismo e marxismo: a necessidade contra o desejo de ortodoxia. In: Tabuleiro de Letras. Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens Universidade do Estado da Bahia – UNEB, 2013.
DERRIDA, Jacques. “Questão do estrangeiro: vinda do estrangeiro”. In: Da Hospitalidade. (De l’hospitalité, Calmann-Lévy, 1997). Trad. port. Fernanda Bernardo, Viseu, Pallimage, 2003.
ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1992.
ENGELS, F. Carta a Minna Kautsky, novembro de 1885. p. 32-34. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Sobre Literatura e Arte. Lisboa, Portugal: Editorial Estampa, 1971.
__________; MARX, K. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Editorial L&PM Pocket, 2001.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 2 - O Uso dos Prazeres. Rio de Janeiro: EDIÇÕES GRAAL Ltda, 1998.
GUIDA, Angela. Para uma política da animalidade. In: Darandina Revista Eletrônica. Anais do Simpósio Internacional Literatura, Crítica, Cultura V: Literatura e Política. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2011.
IMDB. O Anjo Exterminador (1962). Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt0056732/.
MASCARELLO, Fernando (org.). História do Cinema Mundial. São Paulo: Papirus Editora, 2006.
NIETZSCHE, F. A Visão Dionisíaca do Mundo e Outros Textos de Juventude. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2006.
_____________. O Crepúsculo dos Ídolos ou a Filosofia a Golpes de Martelo. Trad. Marco Antonio Casa Nova. São Paulo: Hemus S.A., 2001
_____________. Humano, Demasiado Humano. Um livro para espíritos livres. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
OLIVEIRA, D.B; Abreu, W.F. Conhecimento, Arte e Formação na República de Platão. Curitiba: Educ.Pesqui. Universidade Federal do Pará. 2015.
PLATÃO. O Banquete. In: Portal do MEC, Ministério da Educação. Domínio Público. Acessado em 28/03/2019, as 09:20
_______. A República. In: Portal do MEC, Ministério da Educação. Domínio Público. Acessado em 28/03/2019, as 09:30
REINKE, J.H. The Communism of Plato and Marx. Chicago: Loyola University Chicago, USA, 1942
RICŒUR, Paul. A Simbólica do Mal. Porto, Portual: Edições 70, 2013
RODRIGUES, Gabriel. O Conceito de Amor no Banquete de Platão. In: Linguagem, Educação e Memória. Web Revista do Grupo de Estudos Comparados de Literatura, Cultura e História da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, 2014
SLOTERDIJK, Peter. Estrañamiento del Mundo. Marid: Imprenta Kadmos España, 1998
VANEIGEM, Raoul. A Cavalier History of Surrealism. NYC: AK Press, 1999.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).