ORIGENS DO CAPITALISMO: entre as teorias de Karl Marx e Max Weber
Schlagworte:
Karl Marx, Max Weber, capitalismoAbstract
O sistema capitalista foi estudado e profundamente teorizado por dois grandes nomes das ciências sociais: o filósofo Karl Marx e o sociólogo Max Weber. Este singelo artigo procura delimitar como a origem desse sistema aparece nas obras de ambos os autores e, num segundo momento, procura refletir sobre as interpretações que normalmente colocam ambas as teorias a respeito da origem do capitalismo como necessariamente antagônicas. Por fim, evidenciamos que algumas dessas interpretações são frágeis quando confrontadas pelas obras dos próprios autores.Literaturhinweise
BOUCHER, Geoff. Marxismo. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.
GABRIEL, Mary. Amor e Capital: a saga familiar de Karl Marx e a história de uma revolução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2013.
GIDDENS, Anthony. Política, Sociologia e Teoria Social: encontros com o pensamento social clássico e contemporâneo. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.
HARVEY, David. O Neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
KALBERG, Stephen. Max Weber: uma introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2010.
LÖWY, Michael. A Jaula de Aço: Max Weber e o marxismo weberiano. São Paulo: Boitempo Editorial, 2014.
MARX, Karl. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.
__________. O Capital: crítica da economia política. Vol. I. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.
OUTHWAITE, William. Teoria Social: um guia para entender a sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2017.
SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica: Marx, Durkheim e Weber. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
_____________. Escritos Políticos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).