A BUSCA DO DIPLOMA COMO INSTRUMENTO DE RESISTÊNCIA: MULHERES NEGRAS EM CURSOS DE ALTO PRESTIGIO SOCIAL NA ERA DAS AÇÕES AFIRMATIVAS

Autores/as

  • Rosana da Silva Pereira UFRB

Palabras clave:

Ações Afirmativas, Mulheres Negras, Ensino superior.

Resumen

O presente trabalho trata-se de uma abordagem bibliográfica acerca do acesso de mulheres negras em cursos de alto prestígio mediante as ações afirmativas no Brasil. O objetivo deste trabalho está embasado na apresentação de um breve histórico acerca da relevância das políticas públicas de ações afirmativas e o impacto no ingresso de mulheres negras no ensino superior, visto as desigualdades de gênero e raça que embasam as relações no Brasil. As mulheres negras historicamente hipersexualizadas, exploradas e condicionadas ao lugar da subalternidade na sociedade brasileira, em contrapartida a universidade, historicamente um lugar de privilégio social e sobretudo racial. O acesso delas ao ensino superior é sem sombra de dúvidas uma conquista, colocando em pauta a necessidade da representatividade da mulher negra em cursos de alto prestígio como algo importante. Diante das transformações significativas da educação superior no Brasil, pertence a universidade refletir acerca das sujeitas que adentram o seu universo e a permanência nele.

Biografía del autor/a

Rosana da Silva Pereira, UFRB

Discente do Curso Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Formada em Técnica em Eletromecânica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).  Membra do Grupo Educação, Sociedade e Diversidade. Atualmente é bolsista do PET Afirmação: Acesso e Permanência de Jovens das Comunidades Negras Rurais no Ensino Superior. Membra do corpo editorial da Revista Novos Olhares Sociais do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.Tem experiência na área de Ciências Sociais, Relações Etnico-raciais e Politicas Afirmativas.

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Publicado

2023-04-20