Identidade profissional e experiência a partir das mudanças do trabalho gráfico
Palabras clave:
identidade profissional, experiência, proletarização, narrativasResumen
Com o desenvolvimento da técnica e da automação tecnológica no trabalho gráfico, há uma mudança significativa na maneira como os gráficos percebem a si mesmos, o seu trabalho e a nova realidade social na qual estão inseridos. É percorrendo esses caminhos das narrativas da trajetória de vida que se almeja introduzir e elucidar a crise da identidade profissional dos gráficos. O caráter artístico da obra gráfica ainda resiste em uma memória coletiva resiliente que tem como base a experiência.
Citas
BARROS, Carolyne e Vanessa de; NOGUEIRA, Maria; SILVA, Aline. “Conte-me sua história”: Reflexões sobre o método de história de vida. Belo Horizonte: UFMG, Mosaico estudos em psicologia, Vol. I, nº 1, p. 25-35, 2007.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Braziliense, 1987.
________________. Experiência e Pobreza In: BENJAMIN, W. Documentos de cultura, documentos de barbárie. Escritos escolhidos. São Paulo: Cultrix e Editora da Universidade de São Paulo, p.195 a 198, 1986.
DINIZ, Marli. Repensando a teoria da proletarização dos profissionais. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 10(1): 165-184, maio de 1998.
DUBAR, Claude. Para uma teoria sociológica da identidade. In: A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 3ª edição, 2005
DUBAR, C. (2012) A construção de si pela atividade do trabalho: a socialização profissional. Cadernos de Pesquisa. vol. 42, n.146, p.351-367
FANCELLO, Ana Maria Soares de M. Os Herdeiros de Gutemberg: Processo Representacional entre os Tipógrafos do Recife. João Pessoa: UFPB, 1995.
LACERDA, Eliana Moreira de. Os gráficos na sociedade da informação: impactos e efeitos da restruturação produtiva sobre os trabalhadores. Belo Horizonte: Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação, UFMG, 2008
LACERDA, E. (org.). Dois Séculos de Luta dos Trabalhadores Gráficos do Brasil. Curitiba: Maxigráfica, CONATIG , 2009.
LOPES, Tabita. O fim das artes gráficas? Memórias e Impressões. São Paulo: Cadernos Cedem, vol. 02, nº 2, 2011.
MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: Investigações em Psicologia Social. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.
SANTOS, Clara. A construção social do conceito de identidade profissional. Coimbra: Revista Interações, nº 8, p.123 a 144, 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).