MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E SALVAGUARDA NO LABORATÓRIO DE ANTROPOLOGIA VISUAL DA UFPE / MEMORY, PATRIMONY AND SAFEGUARDING AT THE UFPE’S VISUAL ANTHROPOLOGY LABORATORY
Resumen
O presente trabalho traça uma discussão sobre o Acervo audiovisual do Laboratório de Antropologia Visual (LAV), vinculado ao Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco a partir da perspectiva da memória, do patrimônio e da salvaguarda. Abordamos em conjunto a antropologia visual e a museologia, detendo-se na elaboração de uma analise sobre o acervo audiovisual do LAV-UFPE enquanto patrimônio cultural acadêmico, objetivando traçar uma proposta para salvaguardar este patrimônio. Destacamos neste trabalho a importância da coleção como meio de transmissão de conhecimentos acerca das atividades de ensino e pesquisas da instituição, e expressões culturais e artísticas.
Palavras-chaves: Museologia. Acervo audiovisual. Patrimônio Acadêmico.
Citas
ACHUTTI, Luíz Eduardo Robinson. Fotoetnografia: um estudo de antropologia visual sobre cotidiano, lixo e trabalho. Porto Alegre: Palmarinca, 1997, 168 p. Acesso em 256/12/2014. < http://www.chagdud.org.brhttp://www.botisatva.org>
AMARAL, Aracy. Textos do Trópico de Capricórnio: Artigos e ensaios (1980-2005). Vol. 2. Circuitos de arte na América Latina e no Brasil. São Paulo: Ed. 34, 2006.
ATHIAS, Renato. Filme etnográfico o exótico, o diferente e o respeito ao outro. In: Paride Bollettin. (Org.). CONTRO-SGUARDI Diálogos de antropologia visual entre Brasil e Itália Dialoghi di antropologia visuale tra Brasile e Italia. 1ed.Padova (Itália): CLEUP, 2014a, v. , p. 81-103.
ATHIAS, R. & GOMES, A. Apontamentos sobre um diagnóstico etnomuseológico: a Casa de Memória do Tronco Velho Pankararu. In: Carlos Sandroni; Sandro Guimarães de Salles. Recife. (Org.). Patrimônio Cultural em Discussão: novos desafios teórico-metodológicos.. 1ed.Recife: Editora da UFPE, 2014b, v. , p. 149-171.
ATHIAS, Renato. Curt Nimuendajú and the Photografphs of the Rio Negro Indians. Tipiti, Carlifórnia (USA), v. 10, p. 65-79, 2013.
ATHIAS, Renato; Alii Museu Afro Digital. Estudos Universitários (UFPE), v. 27, p. 225-230, 2011.
ARAÚJO, Bruno Melo de. Entre Objetos e Coleções: Levantamento dos Acervos de Ciência e Tecnologia na UFPE. Rio de Janeiro, 2014.
BENJOINO, Carlos. O Que é Patrimônio? Conceitos e Definições, 2012. Acesso em 27/12/2014. < http://pt.slideshare.net/benjoinohistoria/o-quepatrimnio-conceitos-e-definies>
BETHÔNICO, Jalver. Signos audiovisuais e ciência da informação: uma avaliação. Acesso em 23/12/2014, https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/15182924.2006v11nesp3p58
BUARQUE, Marco Dreer. Estratégias de preservação de longo prazo em acervos sonoros e audiovisuais. In : ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ORAL (9:2008; São Leopoldo, RS). Anais. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de História Oral ; São Leopoldo, RS : UNISINOS, 2008. 9f.
CONARQ. Carta para a preservação do patrimônio arquivístico digital: preservar para garantir acesso. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2004.
COSTA, Evanise Pascoa. Princípios básicos da museologia. Evanise Pascoa Costa. - Curitiba: Coordenação do Sistema Estadual de Museus/ Secretaria de Estado da Cultura, 2006. 100p. : il.; 15cm
COSTA, Silvia Ramos Gomes da. As ondas de destruição: a efemeridade do artefato tecnológico e o desafio da preservação audiovisual. Silvia Ramos Gomes da Costa, 2013.
_______. Narrativas informacionais: cinema e informação como invenções modernas. Rio de Janeiro: Tese (Doutorado em Ciências da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica, Rio de Janeiro, 2005.
DUARTE CANDIDO, Manuelina Maria. Diagnóstico Museológico: abordagens e práticas no Museu da Imagem e do Som do Ceará‖. In Cadernos do CEOM, ano 22, n. 31. Chapecó: Unichapecó, 2010. Acesso em: 20/12/2014. < http://apps.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/view/536>
_______ . “Diagnóstico Museológico: Estudos Para Uma Metodologia”. Actas do I Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola, Volume 3, pp. 124-132
DURKHEIM, Émile. Lições de Sociologia – a Moral, o Direito e o Estado, 1969 - Editora da Universidade de São Paulo, 2ª edição.
EDMONDSON, Ray. Filosofia de Arquivos Audiovisuais, Uma / preparada por Ray Edmondson e membros do AVAPIN [para o] Programa Geral de formação e UNISIST. - Paris: UNESCO, 1998. - v, 60 p.; 30 cm.
GOMES, Alexandre Oliveira; VIEIRA NETO, João Paulo. “ Museus e Memória Indígena no Ceará: uma proposta em construção”. Fortaleza: SECULT, 2009. 263p.
HALBWACHS, M. São Paulo: Vértice, 1990.
KESSEL, Zilda. Memória e memória coletiva. por Zilda Kessel, 2007. Acessado em 25/12/2014. <http://www.museudapessoa.net/public/editor/mem%C3%B3ria_e_mem%C3%B 3ria_coletiva.pdf >
LASMAR, Denise Portugal. O acervo imagético da comissão Rondon no Museu do Índio 1890-1938. Rio de Janeiro : Publicações avulsas do Museu do Índio, 2000.
MATUSZEWSKI, Boleslav. Uma nova fonte histórica. Tradução: Daniel Caetano. Contracampo, n. 34, 2001. Acesso em 25/12/2014, http://www.contracampo.com.br/34/matuszewski.htm
OGDEN, Sherelyn. “Meio ambiente”. 2. ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos: Arquivo Nacional, 2001.
OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Cultura é patrimônio: um guia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008. 192
RIBEIRO, Leila Beatriz. Patrimônio visual: as imagens como artefatos culturais. In: DODEBEI, Vera; ABREU, Regina (Org.) E o patrimônio? Rio de Janeiro: Contra Capa: PPGMS, 2008. p. 59-71.
SILVA, L.S.A e MADIO. T.C.C, Uma discussão sobre documento audiovisual enquanto patrimônio arquivístico cultural no Brasil. Universidade Estadual Paulista, Unesp.
VAQUEIRO, Pablo de Souza . Armazenamento e manuseio de fitas magnéticas. 2008. Acesso em 05/01/2014. < http://preservacaoaudiovisual.blogspot.com.br/2009_04_01_archive.html>
VIEIRA, Thiago de Oliveira. O risco da patrimonialização: a (não) avaliação e seleção dos documentos audiovisuais, iconográficos e sonoros. Ponto de Acesso, v. 7, n. 3, 2013
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Paulidayane Cavalcanti de LIMA

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).