ESCOLARIZAÇÃO DO FREVO: IMPLICAÇÕES ESTÉTICAS E POLÍTICAS

Auteurs-es

  • LARISSA BONFIM UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Mots-clés :

CULTURA POPULAR, FREVO, ESCOLARIZAÇÃO, ESPETACULARIZAÇÃO.

Résumé

Este trabalho trata de uma revisão bibliográfica preliminar de pesquisa sobre o passo do frevo, manifestação carnavalesca da cultura popular pernambucana, com a intenção de investigar as transformações nessa dança, seus percursos de escolarização e espetacularização e as implicações estéticas e políticas desse processo. De dança marginal e alvo de perseguição de elites, a dança do frevo tornou-se expressão cultural emblemática de Pernambuco. A pesquisa em andamento procura investigar a temática com base na compreensão do contexto histórico e social do surgimento e desenvolvimento desta manifestação (MENEZES NETO, 2014), da criação de métodos de aprendizado de dança popular (VICENTE, 2009) e do conceito de espetacularização (DEBORD, 1996), (CARVALHO, 2010), entre outros.

Références

ARANTES, Antônio Augusto. O que é cultura popular. São Paulo: Editora Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 1980.

BRANDÃO, Carlos. O que é Folclore. São Paulo: Editora Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 1984

CARVALHO, José Jorge de. “Espetacularização” e “Canibalização” das culturas populares na América Latina. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 14, vol.21 (1): 39-76, 2010.

DEBORD, Guy; tradução Estela dos Santos Abreu. A sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

MENEZES NETO. Tem Samba na Terra do Frevo – As escolas de samba no carnaval do recife. Rio de Janeiro: UFRJ, IFCS, 2014.

OLIVEIRA, Maria Goretti. Francisco Nascimento Filho: o Guerreiro do Passso, 2003. Disponível em http://www.guerreirosdopasso.com.br/2013/10/francisco-do-nascimento-filho- o.htm. Acesso em: 23 de setembro de 2018.

OLIVEIRA, Valdemar de. Frevo, Capoeira e Passo. Recife: Ed. CEPE, 1971.

VICENTE, Ana Valéria. Entre a ponta do pé e o calcanhar: reflexões sobre como o frevo encena o povo, a nação e a dança no Recife. Recife: Ed Universitária da UFPE, 2009.

Téléchargements

Publié-e

2019-09-23