A ESCRAVIDÃO COMO ORIGEM DA DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL: DE JOAQUIM NABUCO A JESSÉ SOUZA
Mots-clés :
escravidão, desigualdade, Brasil, Nabuco, Jessé SouzaRésumé
O texto em forma de ensaio comenta a teoria de Jessé Souza sobre a escravidão como origem da desigualdade social no Brasil, fazendo um breve contexto histórico/político do Brasil Império a partir da obra de Francisco Weffort e resgata o pensamento de Joaquim Nabuco, assim como de Gilberto Freire, propondo uma reflexão sobre o papel do sistema escravista na desigualdade social do Brasil atual. Como reforço argumentativo, a visita aos clássicos Weber, Etienne de La Boétie e Jean-Jacques Rousseau.Références
LA BOÉTIE, Etienne de; Discurso da servidão voluntária. Tradução de Gabriel Perissé. São Paulo: editora Nós. 2016.
FREYRE, Gilberto; Casa-grande & senzala. Formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48ªed. Recife/PE: Global editora. 2003. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/229314/mod_resource/content/1/Gilberto%20Freyre%20-%20Casa-Grande%20e%20Senzala.pdf. Acesso em 05/12/2019.
_____________. Novo Mundo nos Trópicos. São Paulo: ed. Nacional e USP. 1971. Disponível em: https://bdor.sibi.ufrj.br/bitstream/doc/397/1/348%20PDF%20-%20OCR%20-%20RED.pdf. Acesso em 04/12/2019.
NABUCO, Joaquim. NABUCO, Joaquim. O abolicionismo. São Paulo: Publifolha, 2000. (Grandes nomes do pensamento brasileiro da Folha de São Paulo). Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000127.pdf. Acesso em 03/12/2019.
SOUZA, Jessé. Subcidadania Brasileira. Para entender o país além do jeitinho brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. Leya. 2018.
____________. A Ralé Brasileira Quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2011.
____________. A Tolice da Inteligência Brasileira ou como o país se deixa manipular pela elite. 2ª edição. Rio de Janeiro: Ed. Leya. 2018.
____________. A Elite do Atraso. Da escravidão a Bolsonaro. Rio de Janeiro: Estação Brasil. 2019.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens e se é autorizada pela lei natural. Discurso proferido à Acedemia de Dijon em 1753. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000053.pdf. Acesso em 03/12/2019.
WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. 10ª ed. São Paulo: Livraria Pioneira Editora. 1996.
WEFFORT, Francisco C.; A formação do pensamento político brasileiro. Ideias e Personagens. São Paulo: Ática. 2011.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).