A CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES, TRAJETÓRIAS E CRIATIVIDADE ENTRE TATUADORES JUIZFORANOS
Mots-clés :
Tatuagem. Trajetória. Criatividade. Habilidades. Preferências.Résumé
: O presente trabalho busca aprofundar o tema da constituição de habilidades, trajetórias e criatividades de tatuadores de Juiz de Fora-MG, trazendo o intermédio de reflexões de uma antropologia fenomenológica que dá ênfase ao aspecto da construção de tais elementos através das “relações” com humanos e não-humanos e as implicações que se geram a partir de então. Assim, busca-se dar ênfase às trajetórias como elementos de construção, tanto de habilidades necessárias ao fazer do tatuador, como pontos necessários à constituição de preferências que influenciam diretamente na identidade artística de cada tatuador, tal como o processo de abertura ao mundo e as experiências variadas como pontos nodais de constituição da criatividade.Références
BITARELLO, Breno. A Tatuagem Como Processo. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura). Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo. 2016
BOURRIAUD, Nicolas. Radicante: por uma estética da globalização. São Paulo: Martins Fontes, 2011
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34. 1995
FERREIRA, Diego de Jesus Vieira. Artesãos da Pele: aprendendo a ser tatuador. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. 2012
FERREIRA, Vítor Sérgio. Entre as Belas-Artes e as Artes de Tatuar: novos itinerários de inserção profissional de jovens tatuadores em Portugal. Revista Antropolítica. n. 37. Niterói. 2014
FONSECA, Andrea Lissét Perez. Tatuar e Ser Tatuado: “Etnografia da Prática Contemporânea da Tatuagem” Estúdio: Experience Art Tattoo – Florianópolis – SC – Brasil. 2003. 151f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social ) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social , Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Florianópolis, 2003
INGOLD, Tim. Estar Vivo: Ensaios sobre Movimento, Conhecimento e Descrição. Trad: CREDER, Fábio. Petrópolis: Editora Vozes. 2015
LATOUR, Bruno. Como falar do corpo? A dimensão normativa dos estudos sobre ciência, In: NUNES, J. A.; ROQUE, R. (Org.). Objectos impuros: experiências em estudos sobre a ciência. Porto: Edições Afrontamento. 2008. p. 39-61.
______. Reagregando o Social. Uma Introdução à Teoria do Ator-Rede. Salvador: Edufba. Bauru: São Paulo: Edusc. 2012
LE BRETON, David. Sinais de Identidade: tatuagens, piercings e outras marcas corporais. Lisboa. Miosóts. 2004
MACHADO, Rafael Siqueira. A Problematização da Tatuagem sob a Ótica da Virada Ontológica na Antropologia. CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais. Juiz de Fora. n. 24. 2017
______. ARS(TIFEX): articulações na formação e no fazer de tatuadores. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – PPGCSO. Universidade Federal de Juiz de Fora. 2018.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Eye and Mind. In: EDDIE, J.M..The Primacy of Perception, and Other Essays on Phenomenological Psicology, The Philosophy of Art, History and Politics. Evanston. IL: NorthwesternUniversity Press. 1964.
MOL, Annemarie. The Body Multiple: ontology of medical practice. Durham: Duke
University Press, 2002
OSÓRIO, Andréa Barbosa. O Gênero da Tatuagem: Continuidades e novos usos relativos à prática na cidade do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. 2006
SENNETT, Richard. O Artífice. Editora Record: Rio de Janeiro. 2015
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Rafael Siqueira Machado 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).