TEORIA ELITISTA E MARXISMO-LENINISMO: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS CONCEITUAIS
Mots-clés :
Marxismo, Teoria das Elites, teoria política, Lênin,Résumé
No presente trabalho, realizo uma comparação teórica entre as proposições centrais dos autores da teoria elitista e de Vladimir Lênin e estudiosos importantes do pensamento marxista, visando apontar, a partir da exposição das teorias sociais e de partidos políticos de cada tradição, semelhanças e diferenças entre eles. Para isso, primeiro exploro a concepção elitista de Robert Michels, Gaetano Mosca e Vilfredo Pareto, deixando clara, em suas obras, a inevitabilidade da formação de uma classe governante no seio das sociedades. Posteriormente, exponho as principais formulações da teoria de organização política leninista e de outros estudiosos marxistas, mostrando que a formação de uma nova classe governante se coloca como necessidade, nessas obras, para coordenar a formação de uma sociedade emancipada das estruturas capitalistas. Por último, realizo a comparação direta entre ambos os pontos de vista, com vistas a compreender em que medida se assemelham e se diferenciam.
Références
BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N; PASQUINO, G. Verbete Elites, Teoria das. In Dicionário de Política. Editora UnB. 13ª edição. 2010.
KAUTSKY, Karl. A Ditadura do Proletariado. São Paulo. 1979.
LENIN, V.I. Que Fazer? Problemas candentes do nosso movimento. [1902] São Paulo: Expressão Popular, 2015.
______ . A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky. São Paulo. 1979.
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. O Manifesto Comunista. Penguin Companhia, Clássicos. 2012.
MARX, Karl. O Dezoito Brumário de Loius Bonaparte. Centauro Editora. 2006.
MICHELS, Robert. Sociologia dos partidos políticos; Editora Universidade de Brasilia, 1982.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).