DIVERSIDADE, DESENVOLVIMENTO E PROCESSOS DE MERCANTILIZAÇÃO DA “CULTURA”: O PAPEL NORMATIVO DA UNESCO NA DIFUSÃO DOS MODELOS DE INDÚSTRIAS CRIATIVAS / DIVERSITY, DEVELOPMENT AND MERCANTILIZATION PROCESSES OF "CULTURE": UNESCO'S NORMATIVE ROLE IN THE DIFFUSION OF CREATIVE INDUSTRY MODELS
Palabras clave:
Desenvolvimento, Diversidade, Cultura, Indústria Criativa, UNESCO.Resumen
Este artigo propõe discutir o processo de alinhamento entre o conceito de “cultura” e a matriz discursiva do desenvolvimento dentro do contexto histórico de transformação dos modos de regulação do capitalismo global na segunda metade do século XX. Primeiramente, pretende-se apontar para o vínculo entre cultura e economia no interior do debate sobre as indústrias criativas. Posteriormente, a partir da análise de uma série de documentos da UNESCO, busca-se rastrear as estratégias discursivas para legitimar o princípio da diversidade cultural no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento. Por fim, recorre-se a um documento foco – Nairobi Plan of Action –, amparado por uma intertextualidade documental relacionada, a partir do qual será possível compreender o protocolo de disseminação dos modelos prescritivos das indústrias criativas mundo afora.
Palavras-Chave: Desenvolvimento. Diversidade. Cultura. Indústria Criativa. UNESCO.
DIVERSITY, DEVELOPMENT AND MERCANTILIZATION PROCESSES OF "CULTURE": UNESCO'S NORMATIVE ROLE IN THE DIFFUSION OF CREATIVE INDUSTRY MODELS
ABSTRACT: This article proposes to discuss the process of alignment between the concept of "culture" and the discursive matrix of development within the historical context of transformation of the modes of regulation of global capitalism in the second half of the twentieth century. Firstly, it is intended to point to the link between culture and economy within the debate on the creative industries. Subsequently, based on the analysis of a series of UNESCO documents, it is sought to trace the discursive strategies to legitimize the principle of cultural diversity in the context of international cooperation for development. Finally, a focus document - Nairobi Plan of Action - is used, supported by a related documentary intertextuality, from which it will be possible to understand the protocol of dissemination of the prescriptive models of the creative industries worldwide.
KeyWords: Development. Diversity. Culture. Creative Industry. UNESCO.
Citas
APPADURAI, Arjun. Disjuncture and Difference in the Global Cultural Economy, Theory Culture Society 1990; 7; 295 p. Disponível em: <http://www.arjunappadurai.org/articles/Appadurai_Disjuncture_and_Difference_in_the_Global_Cultural_Economy.pdf> Acesso em 08/05/2017
BALANDIER, Georges. A Noção de Situação Colonial. Revista USP Cadernos de Campo, São Paulo, v.3, n.3, p. 107-131,1993. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50605/54721> Acesso em 08/05/2017
BELL, Daniel. O Advento da Sociedade Pós-Industrial. São Paulo. Editora Cultrix, 1973.
BOLTANSKI, Luc. CHIAPELLO, Ève. O Novo Espírito do Capitalismo. São Paulo, Martins Fontes, 2009
BENDASSOLI, Pedro; WOOD Jr., Thomaz; KIRSCHNAUM, Charles;
PINA E CUNHA, Miguel.: Indústrias Criativas: Definição, Limites e Possibilidades, 2009, Reviste ERA, São Paulo. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rae/v49n1/v49n1a03.pdf> Acesso em 08/05/2017
CANCLINI, Néstor García. Cultura y Desarrollo. Buenos Aires, Editora Paidós, 2012.
CANO, Guiomar Alonso; GARZÓN, Alvaro; POUSSIN, Georges. Culture, Trade and Globalization: Questions and Answers, UNESCO, Paris, 2000. Disponível em <http://en.unesco.org/creativity/sites/creativity/files/culture_trade_and_globalisation.pdf> Acesso em 08/05/2017.
CUNNINGHAM, Stuart From Cultural to Creative Industries: Theory, Industry, and Policy Implications: Creative industries research and applications centre, Queensland University of Technology.[s.d.].13p.Disponível.em<https://pdfs.semanticscholar.org/5b3a/cc3d53733e2533c74c5f22d95be63a48f29d.pdf> Acesso em 08/05/2017
ESCOBAR, Arturo. Encountering Development. The Making and Unmaking of the Third World. Princeton University Press, New Jersey, 1995.
HARVEY, David. A Condição Pós-Moderna. São Paulo, Edições Loyola, 25 edição, 2014
JAMESON, Fredric. Pós-Modernismo – A lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo, Editora Ática, 1997
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações – Comunicação, Cultura e Hegemonia. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 2015.
O’CONNOR, Justin. The Cultural and Creative Industries: A Review of the Literature. Arts Council England - HPM, 2007. Disponível em <http://nck-prod.laboratorium.ee/media/study/the_culture_and_creative_industries_a_literature_review.pdf> Acesso em 08/05/2017
ORTIZ, Renato. Universalismo e Diversidade. Boitempo Editorial, São Paulo, 2015.
RIBEIRO, Gustavo Lins. Global Flows of Development Models, A Journal of Social Anthropology and Comparative Sociology, Volume 23, 2013 – Issue 2, p. 121-141. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/00664677.2013.767183>Acesso em 08/05/2017
RIBEIRO, Gustavo Lins. Diversidade Cultural enquanto Discurso Global, Revista Avá n° 15, UNaM, Cidade do México, Julho de 2009, p. 9-39. Disponível em <http://argos.fhycs.unam.edu.ar/handle/123456789/471> Acesso em 08/05/2017.
SILVA, Kelly. Administrando Pessoas, Recursos e Rituais. Pedagogia Econômica como Tática de Governo em Timor-Leste, Revista Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, n. 45, p. 127-153, jan/jun 2016. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832016000100006> Acesso em 08/05/2017.
STENOU, Katérina. UNESCO and the Issue of Cultural Diversity: Review and Strategy, 1946-2004, Revised Version, UNESCO, Paris, 2004. Disponível em <http://www.unesco.org/culture/culturaldiversity/docs_pre_2007/unesco_diversity_review_strategy_1946_2004_en.pdf> Acesso em 08/05/2017.
UNESCO; Global Alliance for Cultural Diversity. Understanding Creative Industries: cultural statistics for public-policy making, Global Alliance for Cultural Diversity, Paris, 2006. Disponível em <http://portal.unesco.org/culture/en/files/30297/11942616973cultural_stat_EN.pdf/cultural_stat_EN.pdf> Acesso em 08/05/2017
UNESCO. Convenção Sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, Paris, 2005.
________. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, Paris, 2001.
________. World Decade for Cultural Development 1988-1997 – Plan of Action, Paris, 1988
UNESCO; OAU. Cultural Industries for Development in Africa: Dakar Plan of Action, Nairobi (Kenya), 1992
______________. Nairobi Plan of Action for Cultural Industires in Africa, Nairobi (Kenya), 2005. Disponível em < http://ocpa.irmo.hr/resources/docs/AU_POA_Industries_2005-en.pdf> Acesso em 08/05/2017
YUDICE, George. A Conveniência da Cultura – Usos da Cultura na Era Global. Belo Horizonte: UFMG, 2004
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).