BANDAS DE ROCK E OUTRAS FESTAS: SOCIABILIDADE DE JOVENS EM SÃO LOURENÇO DA MATA / ROCK BANDS AND OTHER PARTIES: SOCIABILITY OF YOUNG PEOPLE IN SÃO LOURENÇO DA MATA
Schlagworte:
Ensaio Sem Stress, sociabilidade de jovens, espacialidade, São Lourenço da MataAbstract
A presente pesquisa se debruçou sobre o Ensaio Sem Stress, evento de bandas amadoras que ocorreu em São Lourenço da Mata de 2007 a 2014. O trabalho busca responder qual a motivação dos/as jovens para frequentar o evento; para isso, analisa as formas de interação e sociabilidade entre os/as frequentadores/as da festa; buscando compreender, por um lado, as semelhanças no gosto e estilos de vida; e, por outro lado, busca entender as hierarquias, a forma como surgem e como atuam. Analisa também de que maneira os vínculos de amizade regulam a “normalidade da interação” e atenuam as disputas entre os grupos hierarquizados. Ainda para atingir esse fim de pesquisa – a motivação do público para frequentar a festa – o trabalho analisa a relevância dos conteúdos do evento – as bandas e a possibilidade de lazer na cidade – para os/as frequentadores/as. Por fim, através dos códigos de conhecimento e comunicação compartilhados, as redes de relações, como de amizade e vizinhança; os vínculos em atividades e a relação travada com os equipamentos urbanos – a praça onde ocorria o evento e os bares próximos –, será buscado mostrar como a familiaridade dispersa em diferentes pontos da cidade é levada à praça. Em relação a todos esses elementos supracitados, serão discutidas as implicações para os resultados de pesquisa da relação subjetiva do autor/pesquisador com os aspectos da vida social investigados. Metodologicamente, o trabalho se vale da observação participante e entrevistas semiestruturadas.
Literaturhinweise
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.
GROSSI, Miriam Pillar. “Na busca do ‘Outro’ encontra-se a ‘si mesmo’”. In: GROSSI, Miriam Pillar (Org). Trabalho de campo & subjetividade. Florianópolis: Claudia Lago, 1992. P. 7-18.
JÚNIOR, José Alcântara. O Conceito de Sociabilidade em George Simmel. Ciências Humanas em Revista – São Luis, V.3, n..2, dezembro/2005.
MAGNANI, José Guilherme. De perto de Dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais - Vol. 17 n° 49, junho/2002.
MCCRAKEN, Grant. Cultura & Consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: Individualismo e Cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1980.
WEBER, Max. “Classe, Estamento e Partido”. In: Wright MILLS e Hans GERTH (Orgs). Rio de Janeiro, Guanabara, 1982.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).