Dossiê temático: Leitura: teoria e prática em sala de aula
[Dossiê reservado para docentes e pesquisadores do PROFLETRAS]
O Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) funciona, desde 2013, em todas as regiões brasileiras e seu foco é a formação em serviço de professores de língua portuguesa. Dentre as disciplinas obrigatórias, há a disciplina Texto e ensino, ministrada no primeiro semestre do curso. Esta disciplina assume um papel importante na formação dos professores na medida em que discute o ensino e aprendizagem de língua portuguesa a partir do texto, enfatizando o espaço do gênero de texto/discursivo em sala de aula e na sociedade, sobretudo ressaltando a leitura e a produção de textos. Mas, para esta chamada, a Revista Eutomia focaliza a atividade de leitura.
A partir do tema “Leitura: teoria e prática em sala de aula" pretendemos divulgar resultados de pesquisas do Profletras e também contribuir com a prática docente, no que tange ao eixo Leitura, em distintas perspectivas teóricas.
Convidamos professores, pesquisadores e egressos do PROFLETRAS a enviarem artigos sobre o tema. Aceitam-se contribuições de doutorandos e mestres, desde que escritos em coautoria com um doutor.
Editores:
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (UFC)
Laurênia Souto Sales (UFPB)
Isabel Cristina Michelan de Azevedo (UFS)
Leonor Werneck dos Santos (UFRJ)
Fatiha Dechicha Parahyba (UFPE)
DATAS IMPORTANTES:
O prazo para submissão dos trabalhos se encerra no dia 15 de agosto de 2025
Data para publicação: novembro de 2025
SITE DA REVISTA EUTOMIA: https://periodicos.ufpe.br/revistas/eutomia
Saiba mais sobre Dossiê temático: Leitura: teoria e prática em sala de aula