Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, não superior a 2mb, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto contém de 15 a 25 páginas, seguindo os padrões, estilos e requisito estabelecidos nas Diretrizes para autores descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida nas propriedades do Word e do corpo do trabalho para garantir o double blind review
  • Todos os metadados no cadastro dos autores estão corretamente cadastrados
  • As palavras chaves são, no mínimo, 3 e no máximo 5.
  • Ausência de plágio

Diretrizes para Autores

A MERC aceita submissões em português (CPLP - comunidade de países de língua portuguesa), inglês,  espanhol e francês Para melhor compreensão das submissões em idioma estrangeiro, aconselhamos clicar na bandeira do país para melhor compreensão.

Submissões de artigos em língua portuguesa (CPLP) devem obedecer às seguintes diretrizes

I. Os trabalhos deverão ter a seguinte estrutura:

  • Título, em português e em inglês.
  • Resumo, em português e em inglês.
  • Palavras-chave, em português e em inglês.
  • Corpo do texto.
  • Referências

II. O manuscrito tem

(II.I) layout A4 (29,7 x 21 cm), com margens superior e esquerda (3 cm); inferior e direita (2 cm).

(II.II O itálico é usado somente para designar palavras estrangeiras

(II.III) Recuos são feitos na régua do editor de texto (não pela tecla TAB)

(II.IV) Tem no mínimo 15 páginas e no máximo 25 páginas

(II.V) Estar em formato Word (*.doc).

 

III. Resumo deve ter entre 100 e 250 palavras, ressaltando os objetivos, a metodologia, os resultados e as principais conclusões do estudo, seguindo na sua elaboração a NBR 6028 vigente e tendo como formatação:

  • Fonte: Times New Roman
  • Tamanho 12
  • Alinhamento justificado

 

IV. As palavras-chave devem ser aquelas que caracterizam melhor o estudo e devem ser, no mínimo, 03 (três) e, no máximo, 05 (cinco). Conforme NBR 6028.

 

V. O corpo de texto deve conter a introdução, o desenvolvimento e conclusão, tendo como formatação:

  • Fonte: Times New Roman
  • Tamanho: 12
  • Alinhamento: Justificado
  • Recuo na primeira linha: 1,25 cm

 

VI. As Citações devem ser descritas no sistema autor-data conforme NBR 10520 vigente, resumidas a seguir. 

 (VI.I) Citação direta com menos de 03 (três) linhas (transcrição literal, ipsis litteris) a parte citada deve vir entre duplas aspas, conforme os exemplos:

 Exemplo 1: Segundo Saldanha (2008, p. 9) “o crescimento de qualquer ciência pode ser acompanhado pelo crescimento de sua bibliografia.”

 Exemplo 2 (dois autores): Para Bernardes e Pereira (2011, p. 18) “grandes transformações urbanas marcaram o início do século XX na cidade do Recife, planos de reforma se sucederam a fim de atender a demanda por modernização.”

 

VI.II Citação direta com mais de 03 (três) linhas, devem ser destacadas e terem formatação:

  • Recuo de 4 cm da margem esquerda
  • Fonte Times New Roman, tamanho 11
  • Espaço entre linhas simples
  • Alinhamento Justificado

Solicitamos aos autores que evitem usar citações diretas, preferindo a modalidade de citações indiretas.

VI.III Citação indireta, o texto é baseado na obra do autor consultado, normalmente uma paráfrase, nestes casos não se usa aspas e é facultativo discriminar a página da obra citada.

Exemplo: A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Revuz (1982).

  

VII. Referências devem obedecer às regras NBR 6023 vigente, exemplificadas a seguir:

Exemplo 1 - Referência de livro com um único autor:

SALDANHA, Nelson. Humanismo e história. Recife: Bagaço, 2008. 121 p.

                  Exemplo 2 - Referência de livros ou coletâneas com três ou mais autores:

VILELA, Karine Gomes Falcão et al. (org.). Obras raras e valiosas: critérios adotados pela Biblioteca da Faculdade de Direito do Recife. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012. 90 p.

Exemplo 3 - Referência de artigo de Revista:

BERNARDES, Denis Antônio de Mendonça; PEREIRA, Juliana Melo. Quando a cidade era universitária: a geografia da Univer-cidade do Recife antes da construção da UFPE. Estudos universitários, revista de cultura, Recife, v. 27, n. 8, p. 17-25, ago. 2011.

 

Exemplo 4 - Referência de Artigo de Revista meio eletrônico com DOI:

WEBERBAUER, Paul H.; RAMOS, Liane de M. S. A norma constitucional inconstitucional? O curioso caso do art. 5º, XXXI e o art. 226, §6º da Constituição Federal de 1988. Revista da Faculdade de Direito UFPR, Curitiba, v. 61, n. 1, p. 115-144. DOI  http://dx.doi.org/10 Disponível em: http://revistas.ufpr.br/direito/article/view/42832/27889. Acesso em: 8 dez. 2018.

 

Exemplo 5 - Referência de Artigo de Revista meio eletrônico sem DOI:

WEBERBAUER, Paul H. Sobre a influência da constitucionalização do Direito privado na ideia de ordem pública internacional. Arquivo jurídico: Revista Jurídica eletrônica da UFPI,  Teresina, v. 1, n. 1, p. 143-158. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/raj. Acesso em: 8 dez. 2018.

 

Exemplo 6 - Referência de Legislação:

BRASIL. Medida provisória nº 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez. 1997. Seção 1, p. 29514.

 

Exemplo 7 - Referência de Legislação em meio eletrônico:

BRASIL. Lei no 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislação tributária federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 dez. 1999. Disponível em: http://www.in.gov.br/mp_leis/leis_texto.asp?ld=LEI%209887. Acesso em: 22 dez. 1999.

 

VIII. Manuscritos que fazem uso de fotos, documentos pessoais, nome de pessoas devem ser acompanhados da autorização do comitê de ética da Instituição ao qual o(s) autor(es) estão afiliados (inserido como documento suplementar a submissão).

 

IX. Tabelas e as ilustrações (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros), devem ter sua identificação descrita na parte superior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico.

X. Uso de entrevistas. Artigos que utilizarem como fonte de sua pesquisa entrevistas ou experiências laboratoriais são obrigados a fornecer o parecer de autorização do Comitê de Ética que aprovou a realização da entrevista ou experiência laboratorial utilizada.

XI. Número máximo de autores por artigos: 03 (três) autores. 

Em caso de 02 autores, um dos autores obrigatoriamente terá de ter titulação de mestre.

No caso de 03 autores, um dos autores  tem de ser obrigatoriamente doutorando ou doutor.

XII. Titulação dos autores: bacharéis (profissionais reconhecidos na área), especialistas, mestres e doutores.

 

Regras de submissão dos textos

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.