Beitragseinreichung

Um Beiträge online einzureichen oder den aktuellen Status eines eingereichten Beitrags zu überprüfen, müssen Sie registriert und eingeloggt sein. In einen existierenden Account Zum Login oder einen neuen Account Registrieren.

Checkliste für Beitragseinreichungen

Als Teil des Einreichungsverfahren werden die Autor/innen gebeten, anhand der Checkliste für Beiträge die Übereinstimmung ihres Beitrags Punkt für Punkt mit den angegebenen Vorgaben abzugleichen. Beiträge können an Autor/innen, die die Richtlinien nicht befolgen, zurückgegeben werden.
  • Autores/as: serão aceitos artigos com, no máximo, três autores/a. Pelo menos um/a dos/as autores/as deverá ter o título de doutor./a, com exceção da seção Jovens Pesquisadores/as, aberta para graduandos/as, mestrandos/as e doutorandos/as. Todos/as os/as autores/as informar ORCID no momento da submissão. Aqueles/as que ainda não tiverem registrado, podem fazê-lo acessando https://orcid.org/.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto é escrito em português.
  • Todos os dados de identificação dos/as autores/as deverão ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do artigo e do/a autor/a no sistema, incluindo nome completo do autor ou autores, endereço postal, telefone e e-mail para contato com os leitores, com uma breve descrição do currículo (no máximo três linhas) e filiação institucional. Esses dados não devem constar do arquivo Word enviado pelo portal, para garantir o sigilo da avaliação. Retirar do texto e das propriedades do arquivo Word elementos que caracterizem quebra de anonimato.
  • A revista publicará os artigos tal como recebidos, devendo a revisão de texto ser cuidadosamente realizada pelos/as autores/as.

Richtlinien für Autor/innen

Os textos devem ser gerados em Word e colados no Template disponibilizado na página da Revista. Todos os textos devem ser enviados após rigorosa revisão ortográfica, gramatical e de normatização, respeitando a formatação indicada para cada seção. Ver modelo na aba "Template do Artigo" ou no link:

https://docs.google.com/document/d/1MwXR4pHT6b8OKeV4rVTEeW7-ITE78JL0/edit

Formato do papel: A4 (21 x 29,7 cm).

Margens: superior e esquerda: de 3 cm; inferior e direita: 2,0 cm.

Língua: serão aceitos trabalhos em língua portuguesa e as palavras estrangeiras deverão ser escritas em itálico.

Limite de autoria:

Seção Artigos: os artigos enviados para essa seção podem ter, no máximo, 3 (três) autores/as, desde que um/a deles/as seja Doutor/a.

Seção Relatos de Experiência: os artigos enviados para essa seção podem ter, no máximo, 3 (três) autores/as, desde que um/a deles/as seja Doutor/a.

Seção Jovens Pesquisadores/as: os artigos enviados podem ter, no máximo, 3 (três) autores/as, graduandos/as, mestrandos/as e/ou doutorandos/as. 

Seção Resenhas: apenas um/a autor/a, sendo, mestre/a ou doutor/a.

Seção Entrevistas: apenas um/a autor/a, sendo, mestre/a ou doutor/a.

Seção Ensaios Visuais: apenas um/a autor/a por ensaio, sendo, graduandos/as, mestrandos/as, mestres/as ou doutores/as.

Prazos e modos de envio de trabalhos: a submissão em todas as seções é aberta e em fluxo contínuo. Os trabalhos devem ser enviados, exclusivamente, via sistema da Revista e não devem apresentar nenhuma menção de autoria. Após realizado o processo de avaliação pelos/as pareceristas, a Revista entrará em contato com os/as autores/as para a realização dos ajustes necessários e o envio da versão final com identificação dos/as autores/as.

Número de páginas: os textos (incluindo, títulos, autores/as, resumo, palavras-chave, corpo do texto, tabelas, imagens, rodapés, referências e anexos) devem ter:

● Artigos: de 12 a 18 páginas.

● Relatos de experiência: de 7 a 12 páginas.

● Resenhas: de 3 a 5 páginas.

● Ensaios Visuais: de 4 a 10 páginas, sendo 1 página de texto e demais páginas com imagens (capacidade máxima do arquivo - 20 MB).

QUANTO À FORMATAÇÃO:

A) ARTIGOS, RELATOS DE EXPERIÊNCIAS, ARTIGOS DE JOVENS PESQUISADORES/AS E RESENHAS

● Todo o corpo do texto (exceto, notas de rodapé, citações recuadas e legendas de imagens e tabelas) deve ser escrito na Fonte Arial, tamanho 12, espaço entrelinhas 1,5, alinhamento justificado, espaço de 0pt antes e depois do parágrafo.

● Recuo de parágrafo (primeira linha) de 1,25 cm e sem espaçamento entre parágrafos (NÃO pular linhas).

● Sem paginação.

Título e subtítulo: na primeira linha, centralizados, negrito APENAS para TÍTULO, tamanho 14, espaço entrelinhas simples. Apenas iniciais, nomes próprios e/ou siglas deverão ser escritas com letras maiúsculas, máximo de 200 caracteres com espaço. Se houver alguma nota de rodapé no título ou no subtítulo, inserir asterisco (e não número).

● Título e subtítulo em língua inglesa: duas linhas abaixo do título/subtítulo em língua portuguesa, centralizado, em negrito, itálico, tamanho 12. Somente primeira letra maiúscula nos nomes próprios e/ou siglas.

Nomes dos/as autores/as e identificação de instituição: toda a identificação/nomes dos/as autores/as NÃO devem ser inseridos durante a submissão. Apenas após a aprovação do artigo os nomes dos/as autores devem ser inseridos duas linhas abaixo do título/subtítulo em língua inglesa, escrito em letras maiúsculas somente as iniciais dos nomes, alinhados à direita, tamanho 12, e inserir, para cada autor/a, nota de rodapé numerada ao lado do último sobrenome. Essa nota deve ser escrita em fonte Arial, tamanho 10, contendo os dados dos/as autores (titulação, vínculo institucional, e-mail e ORCID, redes sociais), limite máximo de 4 linhas por autor/a.

Resumo: separado do/s nome/s dos/as autores/as por duas linhas em branco. Colocar a palavra Resumo em caixa baixa, corpo 10, negrito, alinhamento à esquerda, sem dois pontos para o corpo do texto. Uma linha abaixo da palavra Resumo redigir o texto em parágrafo único, alinhamento justificado, fonte tamanho 10, sem espaço antes ou depois do parágrafo, entre 10 e 15 linhas.

Palavras-chave em língua portuguesa: separadas do resumo por uma linha em branco. Entre 3 e 5, alinhamento justificado. Colocar o termo Palavras-chave, em caixa baixa, primeira letra maiúscula, negrito, com dois pontos e em seguida, escrever as palavras. Cada palavra-chave deverá ter apenas a primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa, separada das demais por ponto final. Exemplo: Educação. Formação. Prática pedagógica. Discurso.

Abstract (texto do resumo em língua inglesa): separado por duas linhas em branco das Palavras-chave em língua portuguesa. Colocar a palavra Abstract em caixa baixa, corpo 10, negrito, itálico, sem dois pontos para o corpo do texto. Uma linha abaixo da palavra Abstract, redigir o texto do resumo em língua inglesa em parágrafo único, alinhamento justificado, tamanho 10, espaço simples, entre 5 e 10 linhas.

Keywords (palavras-chave em língua inglesa): separadas do Abstract por uma linha em branco e escritas em itálico. Demais orientações devem seguir o padrão das Palavras-chave em língua portuguesa. Exemplo: Education. Formation. Pedagogical practice. Discourse.

Títulos e subtítulos das seções: todas as seções do texto (Introdução, Desenvolvimento, Conclusão) poderão ser nomeadas pelos/as autores/as de outro modo, desde que estejam todas com títulos e subtítulos duas linhas abaixo da seção anterior, em Arial, tamanho 12, negrito, sem adentramento e letras maiúsculas apenas nas iniciais, espaçamento de 0pt antes e depois. Usar o sistema “número seguido de ponto final”. Exemplo: Introdução.

Texto: o texto deve ser separado por duas linhas em branco das Palavras-chave em língua inglesa. O corpo do texto deve ter tamanho 12, espaço entrelinhas 1,5, alinhamento justificado, espaço de 0pt antes e depois do parágrafo, recuo de parágrafo (primeira linha) de 1,25cm e sem espaçamento entre parágrafos (NÃO pular linhas).

Citações deverão seguir a ABNT NBR 10520: nas citações indiretas, a indicação do número de página não é necessária, conforme exemplo: Freire (2009). Nas citações diretas, de até 3 linhas, devem manter a formatação do texto, sendo destacadas por aspas duplas, indicando a fonte e a página consultada. Exemplo: quando no início da frase, Freire (1998, p. 12); quando no final da frase, (Freire, 1998, p. 12). As citações acima de 3 linhas, deverão ser recuadas em 4cm da margem esquerda, tamanho 10, alinhamento justificado, espaço entrelinhas simples, sem recuo do parágrafo na primeira linha e uso de aspas simples apenas para indicar citação no interior da citação. As citações em língua estrangeira deverão ser traduzidas para a língua do texto indicando os créditos da tradução, após a chamada de citação, como no exemplo: (Costa, 2010, p. 10, tradução nossa). Demais especificidades, seguir a norma indicada.

● Quando o sobrenome do/a autor/a não estiver incluído na sentença, o/a autor/a e o ano devem ser colocados entre parênteses, separados por vírgula e em letras maiúsculas. Exemplos: (Freire, 2009, p. 7), (Freire; Matos, 2009, p. 7), (Freire; Matos; Campos, 2009, p. 7), (Freire et al., 2009, p. 7);

● Usar o sistema autor-data (exemplo: Souza, 2010, p.25) remetendo à referência completa para a bibliografia no final do texto.

● Não usar expressões latinas (Id., Ibid., op. cit. etc.) no texto, exceto apud (citado por) e et al. (e outros). Exemplos: Demo (apud Costa, 2010, p. 10) ou (Demo apud Costa, 2010, p. 10), Costa et al. (2010) ou (Costa et al., 2010);

Imagens (ilustrações, fotografias, frames): é permitido o máximo de 8 imagens, coloridas ou em preto e branco, formatos .jpg, .png, .jpeg, com resolução de 72 a 150 dpi cada imagem. As imagens devem ser inseridas separadas por uma linha em branco do texto que a antecede e outra linha em branco da legenda que deverá vir posteriormente abaixo. As legendas devem ser escritas abaixo da imagem em fonte Arial, tamanho 10 e centralizadas na imagem. Deve conter: Fig. (em algarismo arábico, ordem crescente), autor, título em itálico, ano. Na linha a seguir inserir, técnica, dimensões, localização da imagem (museu, coleção, etc. quando houver), cidade e, em caso de imagem disponibilizada em sites, na linha abaixo citar o site, seguido da data de acesso à imagem. Exemplo: http://www.ufpe.br. Acesso em: 16 de jul. 2020. Toda imagem utilizada deve ser referendada no texto, fazendo menção a mesma (Fig. 1) que deverá vir logo a seguir, ao final do parágrafo em que foi citada.

Em caso de aprovação do texto e sendo necessário, a Comissão Editorial poderá solicitar aos/as autores/as o envio separadamente das imagens em formato .jpg, .png, .jpeg, com resolução superior.

● Tabelas e gráficos: é permitido o máximo de 6 tabelas ou gráficos, coloridos ou em preto e branco. Tabelas ou gráficos devem ser inseridos separados por uma linha em branco do texto que os antecede e outra linha em branco da legenda que deverá vir posteriormente abaixo. As legendas devem ser escritas abaixo da imagem em fonte Arial, tamanho 10 e centralizadas na tabela ou no gráfico. Deve conter: Tab. ou Graf. (em algarismo arábico, ordem crescente), título em itálico, ano. Na linha a seguir, inserir demais informações da tabela ou do gráfico e, em caso de tabela ou gráfico disponibilizado em sites, na linha abaixo citar o site, seguido da data de acesso à tabela ou ao gráfico. Exemplo: http://www.ufpe.br. Acesso em: 16 de jul. 2020. Toda tabela ou todo gráfico devem ser referendados no texto , fazendo menção à mesma (Tab. 1 ou Graf. 1) que deverá vir logo a seguir, ao final do parágrafo em que foi citada.

● Referências e elementos pós-textuais não são numerados. As referências devem seguir as regras da NBR 6023:2018.

● Notas de rodapé ao longo do texto devem ser escritas em fonte Arial, tamanho 10, em ordem crescente de numerais arábicos, alinhamento justificado, caixa alta e baixa, espaçamento entrelinhas simples e sem espaço antes ou depois do parágrafo.

B) ENTREVISTA

● Todo o corpo do texto (exceto, notas de rodapé, citações recuadas e legendas de imagens e tabelas) deve ser escrito na fonte Arial, tamanho 12, espaço entrelinhas 1,5, alinhamento justificado, espaço de 0pt antes e depois do parágrafo.

● Número de páginas: 4 a 7 páginas. 

● Recuo de parágrafo (primeira linha) de 1,25 cm e sem espaçamento entre parágrafos (NÃO pular linhas).

● Sem paginação.

Título da entrevista: na primeira linha, centralizados, negrito APENAS para TÍTULO, tamanho 14, espaço entrelinhas simples. Apenas iniciais, nomes próprios e/ou siglas deverão ser escritas com letras maiúsculas, máximo de 200 caracteres com espaço. Se houver alguma nota de rodapé no título ou no subtítulo, inserir asterisco (e não número). Recomenda-se que se faça menção ao/a entrevistado/a.

Nomes do/a entrevistador/a e identificação de instituição: toda a identificação/nomes do/a entrevistador/a NÃO deve ser inserido durante a submissão. Apenas após a aprovação da entrevista, o nome do/a entrevistador/a deve ser inserido duas linhas abaixo do título, escrito em letras maiúsculas somente as iniciais dos nomes, alinhado à direita, tamanho 12, e inserir nota de rodapé numerada ao lado do último sobrenome. Essa nota deve ser escrita em fonte Arial, tamanho 10, contendo os dados do/a entrevistador/a (titulação, vínculo institucional, e-mail e ORCID, redes sociais), limite máximo de 4 linhas por autor/a.

● O texto deve iniciar com uma contextualização da entrevista e do/a entrevistado/a, situando o/a leitor/a dos aspectos relevantes da produção acadêmica do/a entrevistado/a e do conceito ou aspecto do seu pensamento que será tomado como referência para a entrevista, em um parágrafo de até 700 caracteres com espaço.

Corpo da entrevista: a entrevista deve ser apresentada a partir da forma pergunta-resposta, contendo entre 6 e 10 perguntas e respostas. Iniciar com a primeira pergunta duas linhas abaixo da contextualização. As perguntas devem ser destacadas em negrito, precedidas da palavra Entrevistador/a e de dois pontos. As respostas devem ser apresentadas precedidas da palavra Entrevistado/a e de dois pontos. Perguntas e respostas devem ser separadas por uma linha em branco.

Referências: em caso de serem citadas referências no corpo da entrevista, as mesmas devem seguir as regras da NBR 6023:2018.

C) ENSAIOS VISUAIS

● Todo o corpo do texto (exceto, notas de rodapé, citações recuadas e legendas de imagens e tabelas) deve ser escrito na fonte Arial, tamanho 12, espaço entrelinhas 1,5, alinhamento justificado, espaço de 0pt antes e depois do parágrafo.

● Os ensaios visuais devem ser derivados de pesquisas e/ou experiências estético/artísticas atravessados pela educação básica.

● O trabalho deve ter entre 3 e 9 imagens e não deve ultrapassar 20MB.

● As imagens devem ser enviadas em formato .jpeg ou .png, e devem ser enviadas via plataforma.

● A primeira página deve conter: título/title, resumo/abstract e palavras-chave/keywords, seguindo as mesmas especificações relativas a artigos, relatos de experiências, artigos de jovens pesquisadores/as e resenhas.

● Recomenda-se uma legenda para cada imagem. As legendas devem ser escritas abaixo da imagem em fonte Arial, tamanho 10 e centralizadas na imagem. Deve conter: Fig. (em algarismo arábico, ordem crescente), autor, título em itálico, ano. Na linha a seguir, inserir técnica, dimensões, localização (cidade, sigla do Estado).

As margens: esquerda e superior: 3cm; direita e inferior: 2cm.

Espaçamento entre linhas: 1,5.

Fonte: Arial 12.

● Levando em conta a natureza poética e criativa do trabalho, as demais formatações são de livre escolha.

Artigos

Política padrão de seção

Jovens Pesquisadores/as

Os artigos enviados podem ter, no máximo, 3 (três) autores/as, graduandos/as, mestrandos/as e/ou doutorandos/as.

Ensaios Visuais

Apenas um/a autor/a por ensaio, sendo, graduandos/as, mestrandos/as, mestres/as ou doutores/as.

Entrevistas

Apenas um/a autor/a, sendo, mestre/a ou doutor/a.

Schutz personenbezogener Daten

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.