Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Autores/as: serão aceitos artigos com, no máximo, três autores/a. Pelo menos um/a dos/as autores/as deverá ter o título de doutor./a, com exceção da seção Jovens Pesquisadores/as, aberta para graduandos/as, mestrandos/as e doutorandos/as. Todos/as os/as autores/as informar ORCID no momento da submissão. Aqueles/as que ainda não tiverem registrado, podem fazê-lo acessando https://orcid.org/.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto é escrito em português.
  • Todos os dados de identificação dos/as autores/as deverão ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do artigo e do/a autor/a no sistema, incluindo nome completo do autor ou autores, endereço postal, telefone e e-mail para contato com os leitores, com uma breve descrição do currículo (no máximo três linhas) e filiação institucional. Esses dados não devem constar do arquivo Word enviado pelo portal, para garantir o sigilo da avaliação. Retirar do texto e das propriedades do arquivo Word elementos que caracterizem quebra de anonimato.
  • A revista publicará os artigos tal como recebidos, devendo a revisão de texto ser cuidadosamente realizada pelos/as autores/as.

Diretrizes para Autores

Os textos devem ser gerados em Word e colados no Template disponibilizado na página da Revista. Todos os textos devem ser enviados após rigorosa revisão ortográfica, gramatical e de normatização, respeitando a formatação indicada para cada seção. Ver modelo na aba "Template do Artigo" ou no link:

https://docs.google.com/document/d/1MwXR4pHT6b8OKeV4rVTEeW7-ITE78JL0/edit

Formato do papel: A4 (21 x 29,7 cm).

Margens: superior e esquerda: de 3 cm; inferior e direita: 2,0 cm.

Língua: serão aceitos trabalhos em língua portuguesa e as palavras estrangeiras deverão ser escritas em itálico.

Limite de autoria:

Seção Artigos: os artigos enviados para essa seção podem ter, no máximo, 3 (três) autores/as, desde que um/a deles/as seja Doutor/a.

Seção Relatos de Experiência: os artigos enviados para essa seção podem ter, no máximo, 3 (três) autores/as, desde que um/a deles/as seja Doutor/a.

Seção Jovens Pesquisadores/as: os artigos enviados podem ter, no máximo, 3 (três) autores/as, graduandos/as, mestrandos/as e/ou doutorandos/as. 

Seção Resenhas: apenas um/a autor/a, sendo, mestre/a ou doutor/a.

Seção Entrevistas: apenas um/a autor/a, sendo, mestre/a ou doutor/a.

Seção Ensaios Visuais: apenas um/a autor/a por ensaio, sendo, graduandos/as, mestrandos/as, mestres/as ou doutores/as.

Prazos e modos de envio de trabalhos: a submissão em todas as seções é aberta e em fluxo contínuo. Os trabalhos devem ser enviados, exclusivamente, via sistema da Revista e não devem apresentar nenhuma menção de autoria. Após realizado o processo de avaliação pelos/as pareceristas, a Revista entrará em contato com os/as autores/as para a realização dos ajustes necessários e o envio da versão final com identificação dos/as autores/as.

Número de páginas: os textos (incluindo, títulos, autores/as, resumo, palavras-chave, corpo do texto, tabelas, imagens, rodapés, referências e anexos) devem ter:

● Artigos: de 12 a 18 páginas.

● Relatos de experiência: de 7 a 12 páginas.

● Resenhas: de 3 a 5 páginas.

● Ensaios Visuais: de 4 a 10 páginas, sendo 1 página de texto e demais páginas com imagens (capacidade máxima do arquivo - 20 MB).

QUANTO À FORMATAÇÃO:

A) ARTIGOS, RELATOS DE EXPERIÊNCIAS, ARTIGOS DE JOVENS PESQUISADORES/AS E RESENHAS

● Todo o corpo do texto (exceto, notas de rodapé, citações recuadas e legendas de imagens e tabelas) deve ser escrito na Fonte Arial, tamanho 12, espaço entrelinhas 1,5, alinhamento justificado, espaço de 0pt antes e depois do parágrafo.

● Recuo de parágrafo (primeira linha) de 1,25 cm e sem espaçamento entre parágrafos (NÃO pular linhas).

● Sem paginação.

Título e subtítulo: na primeira linha, centralizados, negrito APENAS para TÍTULO, tamanho 14, espaço entrelinhas simples. Apenas iniciais, nomes próprios e/ou siglas deverão ser escritas com letras maiúsculas, máximo de 200 caracteres com espaço. Se houver alguma nota de rodapé no título ou no subtítulo, inserir asterisco (e não número).

● Título e subtítulo em língua inglesa: duas linhas abaixo do título/subtítulo em língua portuguesa, centralizado, em negrito, itálico, tamanho 12. Somente primeira letra maiúscula nos nomes próprios e/ou siglas.

Nomes dos/as autores/as e identificação de instituição: toda a identificação/nomes dos/as autores/as NÃO devem ser inseridos durante a submissão. Apenas após a aprovação do artigo os nomes dos/as autores devem ser inseridos duas linhas abaixo do título/subtítulo em língua inglesa, escrito em letras maiúsculas somente as iniciais dos nomes, alinhados à direita, tamanho 12, e inserir, para cada autor/a, nota de rodapé numerada ao lado do último sobrenome. Essa nota deve ser escrita em fonte Arial, tamanho 10, contendo os dados dos/as autores (titulação, vínculo institucional, e-mail e ORCID, redes sociais), limite máximo de 4 linhas por autor/a.

Resumo: separado do/s nome/s dos/as autores/as por duas linhas em branco. Colocar a palavra Resumo em caixa baixa, corpo 10, negrito, alinhamento à esquerda, sem dois pontos para o corpo do texto. Uma linha abaixo da palavra Resumo redigir o texto em parágrafo único, alinhamento justificado, fonte tamanho 10, sem espaço antes ou depois do parágrafo, entre 10 e 15 linhas.

Palavras-chave em língua portuguesa: separadas do resumo por uma linha em branco. Entre 3 e 5, alinhamento justificado. Colocar o termo Palavras-chave, em caixa baixa, primeira letra maiúscula, negrito, com dois pontos e em seguida, escrever as palavras. Cada palavra-chave deverá ter apenas a primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa, separada das demais por ponto final. Exemplo: Educação. Formação. Prática pedagógica. Discurso.

Abstract (texto do resumo em língua inglesa): separado por duas linhas em branco das Palavras-chave em língua portuguesa. Colocar a palavra Abstract em caixa baixa, corpo 10, negrito, itálico, sem dois pontos para o corpo do texto. Uma linha abaixo da palavra Abstract, redigir o texto do resumo em língua inglesa em parágrafo único, alinhamento justificado, tamanho 10, espaço simples, entre 5 e 10 linhas.

Keywords (palavras-chave em língua inglesa): separadas do Abstract por uma linha em branco e escritas em itálico. Demais orientações devem seguir o padrão das Palavras-chave em língua portuguesa. Exemplo: Education. Formation. Pedagogical practice. Discourse.

Títulos e subtítulos das seções: todas as seções do texto (Introdução, Desenvolvimento, Conclusão) poderão ser nomeadas pelos/as autores/as de outro modo, desde que estejam todas com títulos e subtítulos duas linhas abaixo da seção anterior, em Arial, tamanho 12, negrito, sem adentramento e letras maiúsculas apenas nas iniciais, espaçamento de 0pt antes e depois. Usar o sistema “número seguido de ponto final”. Exemplo: Introdução.

Texto: o texto deve ser separado por duas linhas em branco das Palavras-chave em língua inglesa. O corpo do texto deve ter tamanho 12, espaço entrelinhas 1,5, alinhamento justificado, espaço de 0pt antes e depois do parágrafo, recuo de parágrafo (primeira linha) de 1,25cm e sem espaçamento entre parágrafos (NÃO pular linhas).

Citações deverão seguir a ABNT NBR 10520: nas citações indiretas, a indicação do número de página não é necessária, conforme exemplo: Freire (2009). Nas citações diretas, de até 3 linhas, devem manter a formatação do texto, sendo destacadas por aspas duplas, indicando a fonte e a página consultada. Exemplo: quando no início da frase, Freire (1998, p. 12); quando no final da frase, (Freire, 1998, p. 12). As citações acima de 3 linhas, deverão ser recuadas em 4cm da margem esquerda, tamanho 10, alinhamento justificado, espaço entrelinhas simples, sem recuo do parágrafo na primeira linha e uso de aspas simples apenas para indicar citação no interior da citação. As citações em língua estrangeira deverão ser traduzidas para a língua do texto indicando os créditos da tradução, após a chamada de citação, como no exemplo: (Costa, 2010, p. 10, tradução nossa). Demais especificidades, seguir a norma indicada.

● Quando o sobrenome do/a autor/a não estiver incluído na sentença, o/a autor/a e o ano devem ser colocados entre parênteses, separados por vírgula e em letras maiúsculas. Exemplos: (Freire, 2009, p. 7), (Freire; Matos, 2009, p. 7), (Freire; Matos; Campos, 2009, p. 7), (Freire et al., 2009, p. 7);

● Usar o sistema autor-data (exemplo: Souza, 2010, p.25) remetendo à referência completa para a bibliografia no final do texto.

● Não usar expressões latinas (Id., Ibid., op. cit. etc.) no texto, exceto apud (citado por) e et al. (e outros). Exemplos: Demo (apud Costa, 2010, p. 10) ou (Demo apud Costa, 2010, p. 10), Costa et al. (2010) ou (Costa et al., 2010);

Imagens (ilustrações, fotografias, frames): é permitido o máximo de 8 imagens, coloridas ou em preto e branco, formatos .jpg, .png, .jpeg, com resolução de 72 a 150 dpi cada imagem. As imagens devem ser inseridas separadas por uma linha em branco do texto que a antecede e outra linha em branco da legenda que deverá vir posteriormente abaixo. As legendas devem ser escritas abaixo da imagem em fonte Arial, tamanho 10 e centralizadas na imagem. Deve conter: Fig. (em algarismo arábico, ordem crescente), autor, título em itálico, ano. Na linha a seguir inserir, técnica, dimensões, localização da imagem (museu, coleção, etc. quando houver), cidade e, em caso de imagem disponibilizada em sites, na linha abaixo citar o site, seguido da data de acesso à imagem. Exemplo: http://www.ufpe.br. Acesso em: 16 de jul. 2020. Toda imagem utilizada deve ser referendada no texto, fazendo menção a mesma (Fig. 1) que deverá vir logo a seguir, ao final do parágrafo em que foi citada.

Em caso de aprovação do texto e sendo necessário, a Comissão Editorial poderá solicitar aos/as autores/as o envio separadamente das imagens em formato .jpg, .png, .jpeg, com resolução superior.

● Tabelas e gráficos: é permitido o máximo de 6 tabelas ou gráficos, coloridos ou em preto e branco. Tabelas ou gráficos devem ser inseridos separados por uma linha em branco do texto que os antecede e outra linha em branco da legenda que deverá vir posteriormente abaixo. As legendas devem ser escritas abaixo da imagem em fonte Arial, tamanho 10 e centralizadas na tabela ou no gráfico. Deve conter: Tab. ou Graf. (em algarismo arábico, ordem crescente), título em itálico, ano. Na linha a seguir, inserir demais informações da tabela ou do gráfico e, em caso de tabela ou gráfico disponibilizado em sites, na linha abaixo citar o site, seguido da data de acesso à tabela ou ao gráfico. Exemplo: http://www.ufpe.br. Acesso em: 16 de jul. 2020. Toda tabela ou todo gráfico devem ser referendados no texto , fazendo menção à mesma (Tab. 1 ou Graf. 1) que deverá vir logo a seguir, ao final do parágrafo em que foi citada.

● Referências e elementos pós-textuais não são numerados. As referências devem seguir as regras da NBR 6023:2018.

● Notas de rodapé ao longo do texto devem ser escritas em fonte Arial, tamanho 10, em ordem crescente de numerais arábicos, alinhamento justificado, caixa alta e baixa, espaçamento entrelinhas simples e sem espaço antes ou depois do parágrafo.

B) ENTREVISTA

● Todo o corpo do texto (exceto, notas de rodapé, citações recuadas e legendas de imagens e tabelas) deve ser escrito na fonte Arial, tamanho 12, espaço entrelinhas 1,5, alinhamento justificado, espaço de 0pt antes e depois do parágrafo.

● Número de páginas: 4 a 7 páginas. 

● Recuo de parágrafo (primeira linha) de 1,25 cm e sem espaçamento entre parágrafos (NÃO pular linhas).

● Sem paginação.

Título da entrevista: na primeira linha, centralizados, negrito APENAS para TÍTULO, tamanho 14, espaço entrelinhas simples. Apenas iniciais, nomes próprios e/ou siglas deverão ser escritas com letras maiúsculas, máximo de 200 caracteres com espaço. Se houver alguma nota de rodapé no título ou no subtítulo, inserir asterisco (e não número). Recomenda-se que se faça menção ao/a entrevistado/a.

Nomes do/a entrevistador/a e identificação de instituição: toda a identificação/nomes do/a entrevistador/a NÃO deve ser inserido durante a submissão. Apenas após a aprovação da entrevista, o nome do/a entrevistador/a deve ser inserido duas linhas abaixo do título, escrito em letras maiúsculas somente as iniciais dos nomes, alinhado à direita, tamanho 12, e inserir nota de rodapé numerada ao lado do último sobrenome. Essa nota deve ser escrita em fonte Arial, tamanho 10, contendo os dados do/a entrevistador/a (titulação, vínculo institucional, e-mail e ORCID, redes sociais), limite máximo de 4 linhas por autor/a.

● O texto deve iniciar com uma contextualização da entrevista e do/a entrevistado/a, situando o/a leitor/a dos aspectos relevantes da produção acadêmica do/a entrevistado/a e do conceito ou aspecto do seu pensamento que será tomado como referência para a entrevista, em um parágrafo de até 700 caracteres com espaço.

Corpo da entrevista: a entrevista deve ser apresentada a partir da forma pergunta-resposta, contendo entre 6 e 10 perguntas e respostas. Iniciar com a primeira pergunta duas linhas abaixo da contextualização. As perguntas devem ser destacadas em negrito, precedidas da palavra Entrevistador/a e de dois pontos. As respostas devem ser apresentadas precedidas da palavra Entrevistado/a e de dois pontos. Perguntas e respostas devem ser separadas por uma linha em branco.

Referências: em caso de serem citadas referências no corpo da entrevista, as mesmas devem seguir as regras da NBR 6023:2018.

C) ENSAIOS VISUAIS

● Todo o corpo do texto (exceto, notas de rodapé, citações recuadas e legendas de imagens e tabelas) deve ser escrito na fonte Arial, tamanho 12, espaço entrelinhas 1,5, alinhamento justificado, espaço de 0pt antes e depois do parágrafo.

● Os ensaios visuais devem ser derivados de pesquisas e/ou experiências estético/artísticas atravessados pela educação básica.

● O trabalho deve ter entre 3 e 9 imagens e não deve ultrapassar 20MB.

● As imagens devem ser enviadas em formato .jpeg ou .png, e devem ser enviadas via plataforma.

● A primeira página deve conter: título/title, resumo/abstract e palavras-chave/keywords, seguindo as mesmas especificações relativas a artigos, relatos de experiências, artigos de jovens pesquisadores/as e resenhas.

● Recomenda-se uma legenda para cada imagem. As legendas devem ser escritas abaixo da imagem em fonte Arial, tamanho 10 e centralizadas na imagem. Deve conter: Fig. (em algarismo arábico, ordem crescente), autor, título em itálico, ano. Na linha a seguir, inserir técnica, dimensões, localização (cidade, sigla do Estado).

As margens: esquerda e superior: 3cm; direita e inferior: 2cm.

Espaçamento entre linhas: 1,5.

Fonte: Arial 12.

● Levando em conta a natureza poética e criativa do trabalho, as demais formatações são de livre escolha.

Artigos

Política padrão de seção

Jovens Pesquisadores/as

Os artigos enviados podem ter, no máximo, 3 (três) autores/as, graduandos/as, mestrandos/as e/ou doutorandos/as.

Ensaios Visuais

Apenas um/a autor/a por ensaio, sendo, graduandos/as, mestrandos/as, mestres/as ou doutores/as.

Entrevistas

Apenas um/a autor/a, sendo, mestre/a ou doutor/a.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.