Sobre la revista

Foco e Escopo

BOAS-VINDAS 

A Revista Cadernos GEPE é um órgão de divulgação científica de estudos acadêmicos relacionados com a Ética, em particular com aquela vertente da ética que interessa mais de perto os profissionais do Serviço Social. O GEPE, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ética, pertence ao Departamento de Serviço Social da UFPE. Ele foi criado no ano 2000 pela Profa. Dra. Alexandra Mustafá que o coordena e que vem, desde então, estruturando diversas pesquisas no seu interior, bem como promovendo diversos eventos ligados ao tema da Ética. 

Os Cadernos GEPE, em especial nasceram em 2019, quando durante o Encontro sobre O Código de Ética de 1993 do Assistente Social, foram lançados artigos avulsos cartáceos com temas ligados à gerontologia, ao significado forte de ideologia e de humanismo real. Esses exemplares estão disponíveis para consulta na sede do GEPE que fica no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE. Daquele ano até a presente data, as atividades do GEPE se incrementaram mais e mais, tendo aumentado a sua relação internacional, já anteriormente existente através do Movimento de Intercâmbio entre o Serviço Social Brasileiro e aquele Italiano. Atualmente o GEPE mantém muitas pesquisas em andamento e, com a entrada da sua coordenadora, Profa. Alexandra Mustafá, na direção da International Association of Schools of Social Work (IASSW-AIETS) como member large em 2020, aquela atividade ampliou-se ainda mais, alargando seu raio de interesse e estudos para temas como a Situação das Desigualdades e dos Direitos Humanos no Mundo. Com o advento da Pandemia Covid-19, o GEPE introduziu-se nos estudos ligados às transformações que a mesma vem ocasionando no seio da profissão de Serviço Social, haja vista que a mesma tem sido uma das mais requisitadas no enfrentamento desse grande mal que é, ao mesmo tempo, relacionado à saúde individual e pública, e à vida em sociedade.

Esta mesma novidade teórico-prática que a citada pandemia coloca para a profissão de Serviço Social, em particular, e para cada membro e instituição das sociedade humanas, fez com que a já dinâmica atividade do GEPE se percebesse como necessária de ampliação e de maior presença social. Assim, os membros do GEPE, durante as muitas reuniões que vêm promovendo, resolveram incrementar essa presença com o máximo de ferramentas que lhe pudessem ser disponibilizadas: criou-se o canal  YouTube IASSW-BRASIL, que é gerenciado também pelo GEPE e que vem sendo já um importante ambiente comunicativo da profissão, com vídeos estudiosos e um programa já reconhecidamente de grande qualidade, chamado Crivando a Pandemia, no qual o GEPE vem entrevistando dezenas de assistentes sociais que atuam diretamente no combate à COVID-19, no  que diz respeito à tomada de consciência que elas percebem ter se realizado nesse nova era desafiadora. 

Dentre as conclusões emersas das muitas reflexões acadêmico-filosóficas do GEPE, uma delas foi fundamental para a instituição agora dos Cadernos GEPE nesta importante plataforma que é a Open Journal Sistems. Se trata da evidente necessidade de se fazer o tema da cientificidade voltar a ser discutido com mais minúcia entre os intelectuais das Ciências Sociais Aplicadas e da Filosofia e das Ciências Humanas. Também o GEPE vem constatando que, à medida que o Serviço Social, enquanto profissão, se estrutura cientificamente no ambiente acadêmico e a partir dele produz os profissionais que lhe formam o corpo, também é uma profissão que tem a singular característica de ir até os indivíduos mais carentes das sociedades e de entabular com eles reflexões a respeito da existência social deles e dos desafios para solucionar as problemáticas que diariamente os cercam e se agravam com o advento de calamidades de várias espécies.
Sendo assim, para o Serviço Social concorrem dois filões de grande importância: aquele científico-acadêmico e aquele sócio-popular; e a citada pandemia com tudo o que ela trás nesses campos se apresentou aos membros do GEPE como um alarme ligado à necessidade de se falar em superação da visão mítico-religiosa, a favor de uma atitude científico-socializante para que se gerem as condições reais de se criar uma unidade humana no combate dessa e de vindouras e já anunciadas calamidades avassaladoras. 
Daí essa edição informatizada dos Cadernos GEPE representar o primeiro passo da intenção de se estruturar uma equipe de intelectuais, profissionais, estudantes e interessados no tema acima explicitado e numa corrente sócio-acadêmica benéfica para se transformar numa presença cientificamente rigorosa no mundo a favor dessa missão de superação da alienação.

O NÚMERO 1 EM ESPECIAL

Estamos, a partir do que foi dito acima, dando, com o número Zero da Revista Cadernos GEPE, esse impulso na direção de estruturar a citada equipe e estamos também nos apropriando dessa complexa ferramenta que é o portal OJS. 

Diariamente, nossos membros e colaboradores estão entrando aqui e aprendendo enquanto trabalham no aprimoramento do saber fazer esta nova proposta de revista acadêmica. 

Os convidados a publicarem neste número 1 são já potenciais pareceristas para os próximos número. Até agora estruturamos três seções que abrigam, cada uma, um perfil de estudioso específico. Na Primeira Seção, denominada Seniors, abrigamos artigos de Professores Doutores, nacionais e internacionais. Neste número Zero os presentes autores foram escolhidos com muita seletividade, para representar uma comissão de frente e propiciar um diálogo coletivo entre todos, de modo a fazer com que os objetivos acima citados sejam tema de mais e mais elaborações. Estes autores, esperamos, se tornarão nossos articulistas habituais e queremos também que os artigos que aqui eles apresentam sejam temas de análises e de novos desenvolvimentos dos artigos dos próximos números.
Na Segunda Seção, chamada Iuvenes, apresentamos artigos de pós-graduandos, graduados e profissionais. Essa visibilidade, que nossa teoria acadêmico-filosófica indica ser relevante de ser dada, representa a intenção dos Cadernos GEPE de se tornar um ambiente científico no qual os novos talentos e novas elaborações sejam abraçadas e valorizadas, pois compreendemos que ciência se faz com produção e reprodução de quadros e o nascimento de novos cientistas se faz fundamental em tempos em que a ciência vem sendo até mesmo atacada como "coisa do demônio" por fanáticos religiosos, como algumas de nossas pesquisas revelaram ultimamente.

Na Terceira Seção, chamada Iuniors, abrigamos estudos de alunos de Iniciação Científica, de Estudantes de Graduação que revelam um empenho sério na compreensão de temas voltados à Ética na Contemporaneidade, Direitos Humanos, Questão Social, no mesmo espírito de motivação ao fazer científico e de reposição de novos quadros. 

Esses três tipos de autores acima citados, ao serem colocados no mesmo número da Revista Cadernos GEPE representam nossa intenção de promover uma verdadeira Zona de Desenvolvimento Proximal, de modo que o contato com os Seniors faça com que os Iuvenes e os Iuniors se sintam alavancados pedagogicamente e grandemente motivados para a assunção do ser cientista, como opção maior de sua profissionalidade. 

Também, poderemos ter em cada número dos nossos cadernos uma seção de Entrevista, na qual escolheremos um intelectual inovador que possa com suas colocações servir de ulterior incentivo ao amor à cientificidade em tempos difíceis, para as novas gerações.

Desta forma, os Cadernos GEPE se apresentam, na sua singularidade, como um projeto pedagógico diferenciado e turbinado, voltado para se fazer autorizado a enfrentar os novos e desafiadores tempos pós-pandêmicos que já se revelam também ameaçados por vários tipos de fanatismos.

Boa Leitura e, se você se sentir instigado ou instigada a se unir a nós nessa empresa ético-política, entre em contato conosco, mande-nos artigos alinhados com nossa proposta que seremos felizes em acolher você também nessa atividade.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os números 1 e 2 da Revista Cadernos GEPE são números de estruturação da equipe que irá compor o colégio de pareceristas. Enquanto Revista de um Grupo de Estudos Científico-acadêmicos, os Cadernos GEPE está neste momento reunindo os mais insignes intelectuais para compor aquele quadro. Nesse sentido, o presente número contém artigo desse colégio selecionado e espera-se que na edição do número 3 já estaremos procedendo ao sistema Duplo Cego de avaliação.

Periodicidade

Anual 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

ISSN ELETRÔNICO: 2965-6834