O ensino de geografia para os anos inicias do ensino fundamental: o que os autores prescritivos e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugerem?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.255886

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Conteúdos, BNCC.

Resumo

Apresentamos neste artigo parte das análises iniciais da revisão bibliográfica pertencente a uma pesquisa de doutoramento em andamento. A pesquisa tem como objetivo identificar os conhecimentos docentes à luz do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) dos professores que ensinam Geografia no curso de Pedagogia. Nesse artigo apresentamos o que alguns autores, que denominamos no trabalho como prescritivos, juntamente com a Base Nacional Comum Curricular sugerem como indispensáveis para o ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir da análise da prescrição feita pelos autores e o documento da BNCC, pudemos realizar uma aproximação entre o que os autores analisados e a BNCC identificam como indispensável para o ensino de Geografia.

Biografia do Autor

Helania Martins de Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) no curso de Pedagogia.

Valéria de Oliveira Roque Ascenção, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Associada I no curso de Geografia do IGC/UFMG. Professora e pesquisadora colaboradora junto ao Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica - NEPEG (IESA/UFG).

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Publicado

2023-10-11

Como Citar

Souza, H. M. de, & Ascenção, V. de O. R. (2023). O ensino de geografia para os anos inicias do ensino fundamental: o que os autores prescritivos e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugerem?. Revista Ensino De Geografia (Recife), 6(2), 17–35. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.255886