Archivio

  • Revista Interritórios
    V. 11 N. 20 (2025)

    Edição composta de artigos em fluxo contínuo e dossiês.

  • Revista Interritórios
    V. 10 N. 19 (2024)

    Publicação do ano de 2024 com artigos em fluxo contínuo e dossiês.

  • Revista de Educação Interritórios
    V. 9 N. 18 (2023)

    Edição contendo publicações em Fluxo contínuo e Dossiês
  • Revista de Educação Interritórios
    V. 8 N. 17 (2022)

    Artigos do fluxo contínuo 2022.
  • Revista de Educação Interritórios
    V. 8 N. 16 (2022)

    Nesta edição, a revista de Educação Interritórios traz matéria prima de reflexão e propostas para aqueles que estão a serviço de restituir a dignidade da educação em nosso país. Desejamos aos nossos leitores não só o prazer do encontro com o trabalho dos colegas, mas, além disso, uma identificação com os próprios ideais que franqueie sustentação para o que há de vil na atual travessia.

  • Educação e Contemporaneidade: Demandas e Desafios
    V. 7 N. 15 (2021)

    Na contemporaneidade, quais são as demandas e os desafios para a Educação? Não é de hoje que essa questão nos instiga. Se pararmos para observar, vamos nos deparar com inúmeras produções acadêmicas, culturais, políticas, etc., sobre Educação e Contemporaneidade. Mas ainda assim, nos propomos a também nos colocar nesse debate especialmente nessa edição que fecha o ano de 2021.

    Nesses dois anos, convivendo com a pandemia de Covid-19, muitas das certezas que nutríamos foram solenemente desbancadas de seus pedestais, nos desafiando a buscar outras formas de estar no mundo, uma vez que o que era considerado “normal” nos trouxe até essa grande crise sanitária que revelou outras profundas crises: sociais, ambientais, políticas, históricas e, obviamente, educacionais.

    O fosso das desigualdades sociais (classe, raça, gênero, para citar apenas alguns elementos primordiais dos fatores que corroboram com a produção dessas desigualdades) ficou ainda mais largo e profundo, trazendo para nós do campo da Educação questionamentos que ultrapassam os limites da academia ou da escola. Por exemplo, falar sobre inclusão digital há cinco era uma coisa, hoje, representa algo totalmente diferente, porque o acesso à educação durante a pandemia passou a depender majoritariamente de equipamentos e acesso às redes para comunicação entre professoras(es) e estudantes.

    No ano em que se celebra o centenário de Paulo Freire nos vemos obrigadas(os) a não apenas não “lavarmos as mãos”, mas também a nos comprometer com a busca por soluções para dirimir os efeitos gerados pelas injustiças e desigualdades sociais, uma vez que nosso direito de existir e dizer quem somos, diferentes em nossas especificidades (empobrecidas(os), mulheres, negras(os), indígenas, população LGBTQIA+, povos do campo, pessoas com deficiência, etc.) passa por uma luta cotidiana. E como nos ensinou Freire: “é preciso primeiro que, os que assim se encontram negados no direito primordial de dizer a palavra, reconquistem esse direito, proibindo que este assalto desumanizante continue”. (FREIRE, 2005, p. 91).

  • Centenário de Paulo Freire: Traços do legado e reinvenção da pedagogia crítico-libertadora
    V. 7 N. 14 (2021)

    Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, na capital Pernambucana. Vivenciou muitas situações adversas desde a infância que marcaram a sua trajetória e contribuíram nas suas opções radicais (no sentido de quem toma as questões pela raiz), a favor daqueles que tem a negação vida, como reconhece o próprio educador. Suas experiências foram vividas em diferentes espaços sociais e acadêmicos em andarilhagens pelos estados brasileiros e em outros países, quando precisou ficar longe de sua terra nação no seu tempo de exílio e por ocasião de seu retorno ao Brasil, depois de 16 anos. 

  • Revista de Educação Interritórios
    V. 7 N. 13 (2021)

    A Revista INTERRITÓRIOS, em seu volume 7, n 13, abarcou e nos traz olhares, experiências e esperanças de um ano marcado pelo pesar e descaminhos em nosso país e no planeta. Interritórios segue asseverando que é ainda na educação que apostamos nossas forças, brindamos nossos valores e seguimos, sempre.
  • Pensamento Negro e Educação no Contexto Afrodiásporico
    V. 6 N. 12 (2020)

    A presente edição da Revista Interritórios chega a público ao final desse primeiro ano de atravessamento dos tempos pandêmicos do século XXI. A pandemia do COVID-19 no início do ano de 2020 mergulhou o mundo inteiro num labirinto de incertezas. A doença e as desiguais formas de se proteger contra ela, ceifou a vida de milhares de pessoas, no Brasil e no mundo, expondo e agravando as desigualdades sociais, educacionais e raciais que estruturam nossas relações.  As populações vulneráveis socialmente, que no caso brasileiro ganham destaque as populações negras e indígenas, estão mais expostas ao contato, a infecção e a morte pelo vírus.

  • Temas em educação
    V. 5 N. 9 (2019)

  • Vozes do PIBID Diversidade: epistemologias em diálogo
    V. 4 N. 7 (2018)

     

    A sétima edição da Revista Interritórios apresenta experiências exitosas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID Diversidade).

    Esperamos que essa seja uma leitura inspiradora de práticas democráticas nas quais o respeito ao outro seja a marca primordial.

  • Feminismos e Educação
    V. 4 N. 6 (2018)

    As duas faces do dossiê da Revista Interritórios, Feminismos e Educação, aproximam-se não só como movimentos transformadores, mas também como elaborações teórico-críticas que permeiam fortemente o Imaginário social. Por um lado, os processos educativos compreendidos na chave da redenção, da possibilidade de diminuir as abissais desigualdades sociais do país, podem também ser perpassados por uma perspectiva sexista, reproduzindo estruturas sociais de dominação masculina, com reforço às práticas da cultura patriarcal.

    DOI 10.33052/2525-7668

  • Educação e Direitos Humanos
    V. 3 N. 5 (2017)

    A quinta edição da revista de Interritórios trata da interface entre Educação e Direitos Humanos como um lugar-ação no qual nossas garantias legais de princípios e de dignidade sejam discutidas com vistas a promover uma reflexão sobre o seu usufruto e exercício efetivos.

    Os artigos, o ensaio e a entrevista trazidos ao leitor versam sobre diferentes categorias e esferas dos direitos humanos que demandam ser certificados por todos nós. O limite humano e aqueles desse suporte, evidentemente, impedem que se esgote qualquer dos aspectos abordados, mas nos convida a fazê-los ecoar, alto, no nosso cotidiano.

  • Temas e Dilemas da Pesquisa: o chão das Ciências Humanas
    V. 2 N. 3 (2016)

    Em seu terceiro número, a revista Interritórios traz algumas questões que demandaram respostas de pesquisadores das Ciências Humanas, ao longo dos tempos. Com os temas, vieram, a reboque, os dilemas, as angústias e as delicias de pensar-se o sujeito. Como não poderia deixar de ser, o conhecimento é o epicentro e dele emana o insistente desejo que captura os cientistas, desde sempre.

  • Dossiê Paulo Freire Praxis Educativa
    V. 2 N. 2 (2016)

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  • Relações Étnico-Raciais: um diálogo entre Brasil e América Latina
    V. 1 N. 1 (2015)

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