Beitragseinreichung

Die Zeitschrift nimmt zur Zeit keine Beiträge an.

Checkliste für Beitragseinreichungen

Als Teil des Einreichungsverfahren werden die Autor/innen gebeten, anhand der Checkliste für Beiträge die Übereinstimmung ihres Beitrags Punkt für Punkt mit den angegebenen Vorgaben abzugleichen. Beiträge können an Autor/innen, die die Richtlinien nicht befolgen, zurückgegeben werden.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os autores são, todos, graduandos ou recém-graduados em cursos de Letras.
  • O texto está em Times New Roman, tamanho 12; espaçamento 1,5; emprega itálico em vez de negrito ou sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos; apresenta título, resumo e palavras-chave na língua estrangeira optada pelos autores. As notas são de rodapé e não de fim. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • No caso de artigos e ensaios, o resumo em português e em língua estrangeira está com espaçamento simples (1,0); tem, no mínimo, 100 e, no máximo, 250 palavras.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista, e nos outros itens relativos ao processo de submissão e publicação.
  • Todos os autores e coautores estão cadastrados no sistema online da revista, com os respectivos ORCID, titulação, e-mail e vínculo institucional, incluídos durante o processo de submissão, respondendo o autor responsável pela submissão pela não-inclusão de algum coautor do trabalho submetido.
  • O arquivo da submissão está em formato .doc ou .docx.

Richtlinien für Autor/innen

TEMPLATE PARA ARTIGOS (DISPONÍVEL APENAS PARA DOWNLOAD).

Link para download do template em formato .doc.

TEMPLATE PARA RESENHAS (DISPONÍVEL APENAS PARA DOWNLOAD).

Link para download do template em formato .doc.

1. Diretrizes gerais

A Ao Pé da Letra publica apenas trabalhos de graduandos e recém-graduados em Letras.

A Ao Pé da Letra não aceita trabalhos de pós-graduandos.

A Ao Pé da Letra não cobra taxa de publicação.

Os gêneros aceitos para publicação pela revista Ao Pé da Letra são: artigos, resenhas, ensaios e traduções desses gêneros acadêmicos (artigos, resenhas e ensaios).

O regime do recebimento de trabalhos é fluxo contínuo. Eventualmente, a Equipe Editorial pode estabelecer prazos de recebimento para determinado número ou volume. 

Os textos devem vir acompanhados de:

(i) uma breve carta de recomendação para publicação do professor ou orientador, devidamente assinada, a ser anexada no momento na submissão em "Carta de recomendação". Recém-graduados não precisam anexar a carta de recomendação do orientador.

Modelo para carta de recomendação:

Eu, [nome do professor], professor em/na/no [nome do/a universidade, instituto, etc], recomendo o trabalho [título do trabalho], de autoria de [nome do aluno], por mim [orientado/supervisionado].

(ii) para graduandos, uma documentação da instituição de ensino que comprove o vínculo do discente a um curso de graduação em Letras. Alunos recém-graduados podem enviar uma declaração recente de integralização ou de colação de grau.

Ambos os documentos devem ser submetidos juntos ao texto da submissão em "Documentos de comprovação de vínculo" e, no caso de graduandos, em "Carta de recomendação".

Para traduções, além dos documentos mencionados, é necessário também uma carta de concessão de direitos autorais por parte do autor e/ou editora.

O trabalho deve ter, no máximo, 3 autores, exceto resenha, que deve ter 1 autor.

A Ao Pé da Letra não publica trabalhos de um mesmo autor em números subsequentes.

Os textos recebidos serão submetidos à avaliação, cabendo a decisão final sobre a publicação ao Comitê Editorial e aos pareceristas. Os textos devem estar de acordo com as novas regras da ortografia da língua portuguesa. Os originais não serão devolvidos aos autores.

2. Idiomas

Os textos podem ser escritos em português, espanhol, inglês ou francês e devem apresentar título, resumo e palavras-chave em português e em alguma língua estrangeira.

3. Páginas

Artigos e ensaios: mínimo de 8 e máximo de 20 páginas.

Resenhas: mínimo de 3 e máximo de 8 páginas.

Traduções: devem apresentar a mesma quantidade de páginas do gênero em questão (artigo, ensaio ou resenha), de acordo com as diretrizes de paginação apresentadas acima.

4. Apresentação do arquivo

O arquivo deve estar, obrigatoriamente, em formato .doc ou .docx.

5. Título

O título deve ser centralizado, em negrito e com espaçamento entre linhas simples (1,0). Fonte Times New Roman, tamanho 12. Sem caixa alta.

Separado por um linha, o título em língua estrangeira seguindo a mesma formatação (centralizado, em negrito e com espaçamento entre linhas simples).

Em seguida, o nome do autor do trabalho, separado do título ou da referência (no caso das resenhas) por duas linhas em branco com espaçamento entre linhas simples (1,0).

OBS.: Em resenhas ou traduções, a referência do título original do texto deve ser separada do título do trabalho por duas linhas em branco, centralizada, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples (1,0).

6. Nome(s) do(s) autor(es)

Destacamos novamente que o trabalho deve ter, no máximo, 3 autores, exceto resenha, que deve ter 1 autor.

Deve ser alinhado à direita, fonte Times New Roman, tamanho 12. Sem caixa alta. Espaçamento entre linhas simples (1,0). Deve ser separado do título por duas linhas em branco, também com espaçamento entre linhas simples (1,0).

O nome do autor deve vir acompanhado por uma nota de rodapé contendo informações profissionais do autor (ORCID, e-mail e filiação), bem como um detalhamento sobre as circunstâncias em que o trabalho foi elaborado (TCC, Iniciação Científica, avaliação de disciplina, entre outros) e, caso os autores sejam graduandos, o nome do professor que o supervisionou/orientou. 

7. Resumo

O resumo só é obrigatório para artigos e ensaios. 

Deve ser separado do nome do autor por duas linhas em branco, com espaçamento entre linhas simples (1,0). O resumo em si deve conter espaçamento entre linhas simples (1,0) e parágrafo justificado. Deverá ter no mínimo 100 e no máximo 250 palavras. Fonte Times New Roman, corpo 12, deverá ser utilizada.

Separadas do resumo por 1 linha em branco, as palavras-chave (entre 3 a 5) devem ser separadas por ponto e vírgula. Ponto final logo após a última.  

Acompanhando o resumo em português, deve haver um resumo em uma língua estrangeira (inglês, espanhol e francês), assim como as palavras-chave na língua estrangeira em questão. Este deve ser inserido duas linhas após o resumo. Sua formatação deve seguir as mesmas instruções para o resumo em português.

OBS.: Para trabalhos escritos em língua estrangeira, o resumo deve ser escrito no mesmo idioma escolhido para o trabalho, este acompanhado por um resumo em português.

8. Corpo do trabalho

À parte as exceções pontuadas ao longo dessas diretrizes, o trabalho deve ser formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5, sem espaçamento entre parágrafos.

Ênfases devem vir apenas em itálico, não em negrito nem sublinhado.

9. Citações

A formatação das citações deve seguir a ABNT NBR 10520 (2023).

Citações diretas que, no corpo do texto, ocuparem mais de três linhas devem vir em recuo de 4 cm à esquerda, com espaçamento simples e fonte Times New Roman tamanho 11. 

Não deve-se usar (idem) e (ibidem). Todas as citações devem ser colocadas por extenso.

Exemplos de referenciação em citações:

(Alves, 2008)

(Bechara, 1999, p. 183)

(Brayner; Medeiros, 1994)

10. Referências

As referências devem estar organizadas em ordem alfabética de acordo com o sobrenome dos autores. Devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.

A seguir, alguns exemplos de formatação de referências. Para casos não apresentados neste documento ou demais informações, conferir a ABNT NBR 6023 (2018).

10.1. Livro

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

10.2. Capítulo de livro

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, Giovanni; SCHMIDT, Jean-Claude (org.). História dos jovens: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. v. 2, p. 7-16.

10.3. Artigo em publicação periódica

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Apresentação. Ao Pé da Letra, Recife, v. 1, n. 1, 1999. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/pedaletra/article/view/110265/22196. Acesso em: 26 out. 2020.

11. Notas de rodapé

Devem ser notas de rodapé (localizadas no pé da página), não de fim (não devem ser reunidas todas no fim do trabalho).

Fonte Times New Roman, tamanho 10, parágrafo justificado, espaçamento entre linhas simples (1,0).

São numeradas utilizando algarismos arábicos, iniciando a contagem a partir de 1 (¹). A única exceção para esta regra é a nota de rodapé do nome do autor, que deve ser um asterisco (*), como instruído no tópico 6 desta página.

As notas não devem ser usadas para listagem de referências, as referências utilizadas no trabalho devem ser listadas apenas no tópico “Referências”.

12. Anexos

No máximo 3 anexos. Devem estar dentro do limite de páginas estabelecido para cada gênero textual (ver tópico 3 desta página). Os anexos devem ser indicados como ANEXO A, ANEXO B e ANEXO C.

Artigos

Política padrão de seção

Schutz personenbezogener Daten

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Artigos, ensaios e resenhas apresentados em congressos e eventos científicos podem ser submetidos, desde que informado na nota de autoria.