Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Ao Pé da Letra?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. Diretrizes gerais

Os textos submetidos podem resultar de trabalhos realizados em disciplinas, projetos de grupos de pesquisa e iniciação científica ou à docência na área de Letras ou demais pesquisas, desde que realizados sob a orientação de um professor. 

Os gêneros aceitos para publicação pela revista Ao Pé da Letra são: artigos, resenhas, ensaios e traduções de gêneros acadêmicos (ex: artigos, resenhas e ensaios).  

Os textos devem vir acompanhados de: (i) uma carta de recomendação (em formato .pdf) do professor orientador, devidamente assinada, que deve ser anexada na seção "documentos suplementares"; (ii) uma documentação oficial da instituição de ensinodevidamente assinada e carimbada, que comprove que o discente está vinculado a um curso de graduação da instituição.

Para traduções, além dos documentos mencionados, é necessário também uma carta de concessão de direitos autorais por parte do autor e/ou editora.

O trabalho deve ter, no máximo, 3 autores.

Os textos recebidos serão submetidos à avaliação, cabendo a decisão final sobre a publicação ao Comitê Editorial e os pareceristas. Os textos devem estar de acordo com as novas regras da ortografia portuguesa. Os originais não serão devolvidos aos autores.

2. Idiomas

Os textos podem ser escritos em português, espanhol, inglês ou francês. Devem apresentar um resumo em português e em alguma língua estrangeira, de acordo com o tópico 8 desta página.

3. Páginas

Artigos e ensaios: mínimo de 10 e máximo de 20 páginas.

Resenhas: mínimo de 3 e máximo de 8 páginas.

Traduções: devem apresentar a mesma quantidade de páginas do gênero em questão (artigo, ensaio ou resenha), de acordo com as diretrizes de paginação apresentadas acima.

4. Apresentação do arquivo

O arquivo deve estar em formatos do Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (.docx), de forma que possam ser visualizados e editados utilizando o Microsoft Word para Windows.

Deve apresentar margens superior e esquerda de 3 cm e margens inferior e direita de 2 cm.

Para demais instruções quanto à formatação, ler atentamente os próximos tópicos.

5. Tópicos e subtópicos

Obrigatórios apenas para artigos. Devem vir em sequência, não sendo necessário iniciar cada tópico em uma nova página. A numeração dos tópicos e subtópicos deve ser feita em algarismos arábicos, contando a partir da Introdução até as Considerações Finais. Os tópicos Referências e Anexos (caso exista) são os únicos que não devem ser numerados.

Devem ter apenas a primeira inicial maiúscula, fonte Times New Roman, corpo 12, negrito, espaçamento entre linhas 1,5.

Tópicos e subtópicos devem ser separados do corpo do texto por uma linha em branco (antes e depois), com espaçamento entre linhas 1,5.

Para maiores detalhes, conferir a ABNT NBR 14724 (2011) e NBR 6024 (2012).

6. Título 

O título deve ser centralizado, em negrito e com espaçamento entre linhas simples (1,0). Fonte Times New Roman, tamanho 12. Sem caixa alta.

OBS.: Em resenhas ou traduções, a referência do título original do texto resenhado/traduzido deve ser colocada na linha conseguinte a do título do trabalho. A referência deve ser separada do título do trabalho por duas linhas em branco, alinhada à margem direita da página, fonte Times new Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples (1,0). 

Após isso, virá o nome do autor do trabalho, como indicado no tópico 7. O nome do autor deve ser separado da referência por duas linhas em branco com espaçamento entre linhas simples (1,0).

7. Nome(s) do(s) autor(es)

Destacamos novamente que o trabalho deve ter, no máximo, 3 autores.

Deve ser alinhado à direita, fonte Times New Roman, tamanho 12. Sem caixa alta. Espaçamento entre linhas simples (1,0). Deve ser separado do título por duas linhas em branco, também com espaçamento entre linhas simples (1,0).

O nome do autor é seguido de um asterisco (*). Este remete a uma nota de rodapé contendo a identificação da disciplina ou projeto de pesquisa, de extensão, de iniciação científica ou à docência em que realizou o trabalho, acrescido também do nome da instituição de ensino a que está vinculado e nome do orientador, além de informações do evento no qual foi apresentado o trabalho, se for o caso. Após este primeiro rodapé de identificação, os rodapés seguintes deverão ser numerados a partir de 1.

8. Resumo

O resumo só é obrigatório para artigos e ensaios. Deve obrigatoriamente conter os seguintes elementos: objetivo do estudo; aporte teórico; metodologia adotada; síntese dos resultados.

Deve ser separado do nome do autor por duas linhas em branco, com espaçamento entre linhas simples (1,0). O resumo em si deve conter espaçamento entre linhas simples (1,0) e parágrafo justificado. Deverá ter no mínimo 100 e no máximo 250 palavras. Fonte Times New Roman, corpo 12, deverá ser utilizada.

As palavras-chave devem vir logo depois, separadas do resumo por uma linha em branco. Deve haver entre três e cinco palavras-chave, separadas por ponto-e-vírgula e ponto final na última delas.

Acompanhando o resumo em português, deve haver um resumo em uma das línguas estrangeiras aceitas pela Ao Pé da Letra (inglês, espanhol e francês), assim como as palavras-chave na língua estrangeira em questão. Este deve ser inserido duas linhas após o resumo. Sua formatação deve seguir as mesmas instruções para o resumo em português. 

OBS.: Para trabalhos escritos em língua estrangeira, o resumo deve ser escrito no mesmo idioma escolhido para o trabalho, este acompanhado por um resumo em português.

9. Corpo do trabalho

À parte as exceções pontuadas ao longo dessas diretrizes, em geral, o trabalho deve ser formatado com espaçamento entre linhas de 1,5, sem espaçamento e sem linhas em branco entre parágrafos. O texto deve ser justificado e em fonte Times New Roman, tamanho 12.

Ênfases devem vir apenas em itálico, não em negrito nem sublinhado.

10. Citações

A formatação das citações deve seguir a ABNT NBR 10520 (2002). Citações diretas que, no corpo do texto, ocuparem mais de três linhas devem vir em recuo de 4 cm à esquerda, com espaçamento simples e fonte Times New Roman tamanho 11. Essas citações devem ainda estar separadas do corpo do texto por uma linha em branco antes e uma linha em branco depois, apresentando formatação correspondente à fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5.

Não deve-se usar (idem) e (ibidem), todas as citações devem ser colocadas por extenso.

Exemplos de referenciação em citações: 

(ALVES, 2008)

(BECHARA, 1999, p. 183) 

(BRAYNER; MEDEIROS, 1994)

(NUNES, 2008, p. 32-33)

11. Referências

As referências devem estar organizadas em ordem alfabética de acordo com o sobrenome dos autores. Devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.

A seguir, alguns exemplos de formatação de referências. Para casos não apresentados neste documento ou demais informações, conferir a ABNT NBR 6023 (2018).

11.1. Livro

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. 

11.2. Capítulo de livro

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

11.3. Trabalho acadêmico

ALVES, Daian Péricles. Implementação de conceitos de manufatura colaborativa: um projeto virtual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Industrial Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

11.4. Artigo em publicação periódica

DOREA, R. D.; COSTA, J. N.; BATITA, J. M.; FERREIRA, M. M.; MENEZES, R. V.; SOUZA, T. S. Reticuloperitonite traumática associada à esplenite e hepatite em bovino: relato de caso. Veterinária e Zootecnia, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 199-202, 2011. Supl. 3.

11.5. Artigo ou matéria de jornal

CRÉDITO à agropecuária será de R$ 156 bilhões até 2015. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, ano 97, n. 156, p. A3, 20 maio 2014.

11.6. Trabalho em anais

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

11.9. Legislação

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Cláudio Brandão de Oliveira. Rio de Janeiro: Roma Victor, 2002. 320 p.

BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Ofcial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002. PL 634/1975.

11.10. Quando um desses documentos estiver em meio eletrônico, a formatação deve seguir as normas estabelecidas para cada documento, acrescida das informações físicas do meio eletrônico

POLÍTICA. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam Informática, 1998. Disponível em: http://www.priberam.pt/dlDLPO. Acesso em: 8 mar. 1999.

PROFESSORES terão exame para ingressar na carreira. Diário do Vale, Volta Redonda, v. 18, n. 5877, 27 maio 2010. Caderno Educação, p. 41. Disponível em: http://www.bancadigital.com.br/diariodovale/reader2/Default.aspx?pID=1&eID=495&lP=38&rP=39&lT=page. Acesso em: 29 set. 2010.

11.11. Documento de acesso exclusivo em meio eletrônico

CID, Rodrigo. Deus: argumentos da impossibilidade e da incompatibilidade. In: CARVALHO, Mário Augusto Queiroz et alBlog investigação filosófica. Rio de Janeiro, 23 abr. 2011. Disponível em: http://investigacao-flosofca.blogspot.com/search/label/Postagens. Acesso em: 23 ago. 2011.

11.12. Imagens, tabelas, quadros ou gráficos

De acordo com a ABNT, é recomendado seguir as"Normas de Apresentação Tabular", do IBGE. 

Os direitos autorais das imagens devem ser respeitados. A revista não se responsabilizará por problemas dessa natureza.

12. Notas de rodapé

Devem ser notas de rodapé (localizadas no pé da página), não de fim (não devem ser reunidas todas no fim do trabalho). 

Fonte Times New Roman, tamanho 10, parágrafo justificado, espaçamento entre linhas simples (1,0). 

São numeradas utilizando algarismos arábicos, iniciando a contagem a partir de 1 (¹). A única exceção para esta regra é a nota de rodapé do nome do autor, que deve ser um asterisco (*), como instruído no tópico 6 desta página.

As notas não devem ser usadas para listagem de referências, as referências utilizadas no trabalho devem ser listadas apenas no tópico “Referências”.

13. Anexos

No máximo 3 anexos. Devem estar dentro do limite de páginas estabelecido para cada gênero textual (ver tópico 3 desta página). Os anexos devem ser indicados como ANEXO A, ANEXO B e ANEXO C.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  2. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. As notas são de rodapé e não de fim. URLs para as referências foram informadas quando possível.

  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista, e nos outros itens relativos ao processo de submissão e publicação.

  4. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas. 

  5. Os autores são, todos, exclusivamente graduandos; e não têm outro trabalho submetido para este mesmo volume da revista.

  6. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  7. Todos os autores e coautores estão cadastrados no sistema online da revista, com as respectivas titulação, email e vínculo institucional, e incluídos durante o processo de submissão, respondendo o autor responsável pela submissão pela não-inclusão de algum coautor do trabalho submetido.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
    2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
    3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Artigos, ensaios e resenhas apresentados em congressos e eventos científicos podem ser submetidos, desde que informado na nota de autoria.