Harriet Martineau e Anna Julia Cooper: Um Diálogo sobre a Condição da Mulher

Autores

Resumo

O objetivo deste ensaio é destacar como a negligência histórica dos estudos de gênero pela Sociologia nos séculos XIX e XX resultou na marginalização de figuras importantes nessa área. Contudo, Harriet Martineau e Anna Julia Cooper ofereceram perspectivas essenciais sobre igualdade de gênero e questões relacionadas à posição da mulher na sociedade. Utilizando pesquisa bibliográfica, este estudo enfoca as contribuições de Martineau, que explorou o papel do gênero no trabalho doméstico e no status das mulheres, e de Cooper, que ressaltou a importância da representação política para grupos marginalizados, reforçando seu compromisso com a igualdade de gênero. O ensaio conclui que é necessário reconhecer o legado dessas autoras e suas contribuições para a compreensão dos desafios relacionados à dominação masculina e ao racismo.

Biografia do Autor

Ian Roubças de Andrade, UECE - Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE); é Bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Possui Mestrado em Sociologia pelo mesmo PPG na mesma Universidade (PPGS/UECE/2020); Possui Graduação Concluída em Comunicação Social pela UNIFOR - Universidade de Fortaleza (2015); Cursa Licenciatura Letras Espanhol na UFC - Universidade Federal do Ceará. 

Thaís Mendes Magalhães Perez, UECE - Universidade Estadual do Ceará

Thaís Mendes Magalhães Perez é Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestra em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGS)  da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professora substituta vinculada à Universidade Estadual do Ceará, atuante no curso de Ciências Sociais da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI-UECE).

Thayná Holanda Magalhães Diógenes, UECE - Universidade Estadual do Ceará

Mestra em Sociologia pelo programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE); Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Graduada em Ciências Sociais (Bacharelado) pela Universidade Federal do Ceará (2020). Pesquisadora integrante do Observatório das Nacionalidades (ON/UECE) na linha de pesquisa: Nacionalismos e Internacionalismos. Bacharelanda em Direito - Centro Universitário Farias Brito. Interesse de pesquisa: Sociologia, Ciências Políticas, migração internacional, refugiados e direitos humanos.

Downloads

Publicado

2024-09-05