Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Estudos e Investigações Antropológicas - ISSN: 2446-6972?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista de Estudos e Investigações Antropológicas aceita trabalhos originais em língua portuguesa.

  • Artigos (até 10.000 palavras, incluindo bibliografia e notas)

  • Resenhas bibliográficas (até 1.200 palavras, preferencialmente de publicações dos últimos dois anos)

  • Entrevistas (até 10.000 palavras, incluindo apresentação de até 400 palavras, notas e bibliografia. O texto deverá apresentar o nome do(s) entrevistador(es) e do entrevistado(s). Solicitamos o documento de autorização do entrevistado para a publicação do trabalho)

  • Experiências de Campo: o objetivo dessa seção é apresentar os trabalhos desenvolvidos (concluídos ou não) por estudantes que abordem o "fazer antropológico". Os textos deverão ser enviados com até 10.000 caracteres, contendo uma apresentação sucinta da pesquisa

  • Ensaio Visual (Devem ser submetidos pelo email: reiappga@gmail.com)

- Ensaios Fotoetnográficos devem ter o mínimo de 4 e o máximo de 40 fotografias. Os ensaios devem ser enviados em formato Power Point ou Office Impress. Devendo conter legendas (não redundantes com as imagens) em português e inglês (ou espanhol). O primeiro slide deve conter a Capa do ensaio; o último slide deve conter a ficha técnica do trabalho.

- Filmes e Vídeos etnográficos devem ter a duração mínima de 3 e a máxima de 60 minutos. Filmes e Vídeos com mais de 10 minutos devem evitar formatos pesados, como AVI, e preferencialmente em formato MP4.

Os Ensaios, Filmes e Vídeos devem ser acompanhados de:

- Sinopse em português e inglês (e/ou espanhol), com o mínimo de 400 e o máximo de 1.000 palavras cada; em fonte Times New Roman 12, espaço duplo.

- Título do trabalho em português e inglês (e/ou espanhol);

- Mínimo de 3 e máximo de 6 palavras-chave (em português e inglês/espanhol);

- Informação sobre o(s) autor(es): Instituição, cargo/função, email.

- Informações técnicas da obra: Direção, roteiro, fotografia, etc.

- Capa específica para o Ensaio/Vídeo/Filme, em formato JPEG ou PNG, tamanho 10x15 (retrato), máximo 1 MG.

Os trabalhos serão submetidos através da plataforma do site. A pertinência para a publicação será avaliada pela comissão editorial (com relação ao perfil e à linha editorial da revista) e por pareceristas (com respeito ao conteúdo e qualidade dos textos). As respostas serão baseadas em: deferido, deferido com modificações e indeferido. No caso de empate de pareceres (deferido e indeferido), um terceiro avaliador será consultado.

Os textos devem estar no formato:

  • Página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 cm, com margem direita/esquerda de 2,5 cm e cabeçalho/rodapé 3 cm

  • Aspas simples para palavras com emprego não convencional

  • Aspas duplas para citações

  • Itálico para palavras estrangeiras, neologismos e título de obras e publicações.

  • As notas devem ser sempre de rodapé, numeradas em ordem crescente.

  • As referências bibliográficas no corpo do texto devem aparecer com o seguinte formato: (sobrenome do autor/ espaço/ano de publicação:página), por exemplo: (Sahlins, 1998:203).

Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano devem ser identificados por uma letra depois da data (por exemplo: Kuper, 1999b:68).

  • Referências bibliográficas simples (sem comentários) devem ser inseridas no corpo principal do texto e não nas notas de rodapé, sendo estas reservadas a comentários ou explicações.

Os textos devem ser acompanhados por:

  • Um resumo de 100 a 150 palavras e até 5 palavras-chave, todos em português e inglês

  • 4 a 5 palavras-chave em português e em inglês (a serem colocadas depois do resumo).

  • Informações sobre o autor (função ou cargo atual, vínculo institucional, endereço institucional e e-mail), sendo estas colocadas em nota de rodapé.

Gráficos, quadros e mapas podem ser colocados no meio do texto, corretamente numerados e titulados, com devida referência (se reproduzidos de outra fonte).

As resenhas podem receber títulos e apresentar a referência completa das obras analisadas, indicando também o número de páginas.

A bibliografia no final do trabalho e em ordem alfabética, deve respeitar os seguintes formatos representados por exemplos:

  • Livros:

KUPER, Adam. 2002. Cultura: a visão dos antropólogos. (Coleção Ciências Sociais) Bauru: EDUSC.

  • Coletâneas:

HOBART, Mark (ed). 1993. An Anthropological Critique of Development: The Growth of Ignorance. (EIDOS) London and New York: Routledge.

  • Artigos em periódicos:

TEIXEIRA, Raquel Dias. 2006. Todo lugar tem uma mãe: Sobre os filhos de Erepecuru. Revista ANTHOPOLÓGICAS, ano 10, vol 17(2):117-146.

  • Artigos em coletâneas:

CHIBNIK, Michael. 2002. “The Evolution of Market Niches among Oaxacan Wood-Carvers”. In COHEN, Jeffrey H. & DANNHAEUSER, Norbert (eds.): Economic Development: An Anthropological Approach, pp. 23-50. Walnut Creek: AltaMira Press.

  • Tese acadêmica:

GOMES, Mércio Pereira. 1977. The Ethnic Survival of the Tenetehara Indians of Maranhão, Brazil. Phd. Dissertation. Gainesville: University of Florida.

  • Trabalho apresentado em evento:

BURITY, Joanildo. 2004. Religião e república: desafios do pluralismo democrático. Trabalho apresentado no Seminário Temático “Republicanismo, religião e estado no Brasil contemporâneo”, XXVIII Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu- MG.

  • Publicação na internet:

BONHOMME, Julien. 2007. Anthropologues embarqués.

(www.laviedesidees.fr/Anthropologues-embarques.html; acesso em 11/12/07)

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para textos publicados na Revista de Estudos e Investigações Antropológicas são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
No caso de submissão paralela a outro periódico, o texto em questão será excluído imediatamente do processo de avaliação e não será publicado na Revista de Estudos e Investigações Antropológicas.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.