Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Estudos e Investigações Antropológicas?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista de Estudos e Investigações Antropológicas aceita trabalhos originais em língua portuguesa.

  • Artigos (até 10.000 palavras, incluindo bibliografia e notas)
  • Resenhas bibliográficas de livros ou teses defendidas nos últimos cinco anos (até 1.200 palavras).
  • Ensaios (até 5.000 palavras, incluindo bibliografia e notas).
  • Entrevistas (até 10.000 palavras, incluindo apresentação de até 400 palavras, notas e bibliografia. O texto deverá apresentar o nome do(s) entrevistador(es) e do entrevistado(s). Solicitamos o documento de autorização do entrevistado para a publicação do trabalho)
  • Experiências de Campo: o objetivo dessa seção é apresentar os trabalhos desenvolvidos (concluídos ou não) por estudantes que abordem o "fazer antropológico". Os textos deverão ser enviados com até 10.000 caracteres, contendo uma apresentação sucinta da pesquisa.
  • Ensaio Visual (Devem ser submetidos pelo email: reiappga@gmail.com)

- Ensaios Fotoetnográficos devem ter o mínimo de 4 e o máximo de 40 fotografias. Os ensaios devem ser enviados em formato Power Point ou Office Impress. Devendo conter legendas (não redundantes com as imagens) em português e inglês (ou espanhol). O primeiro slide deve conter a Capa do ensaio; o último slide deve conter a ficha técnica do trabalho.

- Filmes e Vídeos etnográficos devem ter a duração mínima de 3 e a máxima de 60 minutos. Filmes e Vídeos com mais de 10 minutos devem evitar formatos pesados, como AVI, e preferencialmente em formato MP4.

Os Ensaios, Filmes e Vídeos devem ser acompanhados de:

- Sinopse em português e inglês (e/ou espanhol), com o mínimo de 400 e o máximo de 1.000 palavras cada; em fonte Times New Roman 12, espaço duplo.

- Título do trabalho em português e inglês (e/ou espanhol);

- Mínimo de 3 e máximo de 6 palavras-chave (em português e inglês/espanhol);

- Informação sobre o(s) autor(es): Instituição, cargo/função, email.

- Informações técnicas da obra: Direção, roteiro, fotografia, etc.

- Capa específica para o Ensaio/Vídeo/Filme, em formato JPEG ou PNG, tamanho 10x15 (retrato), máximo 1 MG.

Os trabalhos serão submetidos através da plataforma do site. A pertinência para a publicação será avaliada inicialmente pela comissão editorial (com relação ao perfil e à linha editorial da revista) e posteriormente pelos pareceristas (com respeito ao conteúdo e qualidade dos textos) na modalidade de Duplo-cego (Double-Blind Review). As respostas serão baseadas em: "Aceito sem modificações", "Aceito com modificações" e "Artigo rejeitado". No caso de empate de pareceres (aceito sem modificações e artigo rejeitado), um terceiro avaliador será consultado.

Os textos devem estar no formato:

  • Página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 cm, com margem direita/esquerda de 2,5 cm e cabeçalho/rodapé 3 cm
  • Aspas simples para palavras com emprego não convencional
  • Aspas duplas para citações
  • Itálico para palavras estrangeiras, neologismos e título de obras e publicações.
  • As notas devem ser sempre de rodapé, numeradas em ordem crescente.
  • As referências bibliográficas no corpo do texto devem aparecer com o seguinte formato: (sobrenome do autor/ espaço/ano de publicação:página), por exemplo: (Sahlins, 1998:203).

Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano devem ser identificados por uma letra depois da data (por exemplo: Kuper, 1999b:68).

  • Referências bibliográficas simples (sem comentários) devem ser inseridas no corpo principal do texto e não nas notas de rodapé, sendo estas reservadas a comentários ou explicações.

Os textos devem ser acompanhados por:

  • Um resumo de 100 a 150 palavras e até 5 palavras-chave, todos em português e inglês
  • 4 a 5 palavras-chave em português e em inglês (a serem colocadas depois do resumo).
  • Informações sobre o autor (função ou cargo atual, vínculo institucional, endereço institucional e e-mail), sendo estas colocadas em nota de rodapé.

Gráficos, quadros e mapas podem ser colocados no meio do texto, corretamente numerados e titulados, com devida referência (se reproduzidos de outra fonte).

As resenhas podem receber títulos e apresentar a referência completa das obras analisadas, indicando também o número de páginas.

A bibliografia no final do trabalho e em ordem alfabética, deve respeitar os seguintes formatos representados por exemplos:

  • Livros:

KUPER, Adam. 2002. Cultura: a visão dos antropólogos. (Coleção Ciências Sociais) Bauru: EDUSC.

  • Coletâneas:

HOBART, Mark (ed). 1993. An Anthropological Critique of Development: The Growth of Ignorance. (EIDOS) London and New York: Routledge.

  • Artigos em periódicos:

TEIXEIRA, Raquel Dias. 2006. Todo lugar tem uma mãe: Sobre os filhos de Erepecuru. Revista ANTHOPOLÓGICAS, ano 10, vol 17(2):117-146.

  • Artigos em coletâneas:

CHIBNIK, Michael. 2002. “The Evolution of Market Niches among Oaxacan Wood-Carvers”. In COHEN, Jeffrey H. & DANNHAEUSER, Norbert (eds.): Economic Development: An Anthropological Approach, pp. 23-50. Walnut Creek: AltaMira Press.

  • Tese acadêmica:

GOMES, Mércio Pereira. 1977. The Ethnic Survival of the Tenetehara Indians of Maranhão, Brazil. Phd. Dissertation. Gainesville: University of Florida.

  • Trabalho apresentado em evento:

BURITY, Joanildo. 2004. Religião e república: desafios do pluralismo democrático. Trabalho apresentado no Seminário Temático “Republicanismo, religião e estado no Brasil contemporâneo”, XXVIII Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu- MG.

  • Publicação na internet:

BONHOMME, Julien. 2007. Anthropologues embarqués.

(www.laviedesidees.fr/Anthropologues-embarques.html; acesso em 11/12/07)

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  6. Só serão aceitas para avaliação resenhas de teses em antropologia, defendidas nos últimos cinco anos.
 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para textos publicados na Revista de Estudos e Investigações Antropológicas são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. No caso de submissão paralela a outro periódico, o texto em questão será excluído imediatamente do processo de avaliação e não será publicado na Revista de Estudos e Investigações Antropológicas.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.