Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais (RMSDE) é uma publicação científica vinculada ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Pernambuco (PRODEMA/UFPE). O seu objetivo é publicar, sem qualquer encargos, artigos científicos, ensaios, resenhas e entrevistas referentes, sobretudo, à atuação dos movimentos sociais nos processos de produção dos espaços urbanos e rurais. A revista interessa, portanto, a profissionais da área da geografia ambiental bem como das áreas afins. Esta revista é apoiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Pernambuco (PROPESQI), por meio do Programa Institucional de Suporte aos Periódicos da UFPE.
Processo de Avaliação pelos Pares
Cada texto apresentado à revista para publicação será avaliado no mínimo por dois conselheiros científicos (avaliadores), sem que se tome conhecimento dos autores dos trabalhos (revisão cega por pares).
No caso em que os pareceres forem conflitantes, os editores encaminharão o trabalho em questão a um terceiro conselheiro que deverá dirimir as dúvidas sobre a propriedade ou impropriedade da publicação do artigo, tendo em conta tão somente a sua qualidade científica.
Os artigos submetidos deverão ser inéditos. A critério dos editores, serão aceitos trabalhos já publicados em periódicos estrangeiros, sujeitos à mesma avaliação de originais inéditos. O autor deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista onde o seu artigo foi originalmente publicado.
O tempo aproximado entre a submissão e a emissão dos pareceres é de aproximadamente 50 dias.
Periodicidade
A Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais é uma publicação em fluxo contínuo que, desde 2022, publica um volume por ano.
Política de Acesso Livre
- A Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, atendendo, assim, a um dos princípios que orientam a manutenção desta publicação, que é o de socializar conhecimentos sobre a temática dos movimentos sociais, auxiliando no processo de democratização mundial do conhecimento.
Código de Ética
A revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais procura resguardar a ética na publicação e na qualidade dos trabalhos submetidos. É por isso que se compromete com os princípios éticos do COP (Commettee on Publication Ethics), cujo acesso pode ser feito em: http://publicationethics.org/
Política de Identificação de Plágio
No intuito de garantir a qualidade dos trabalhos publicados e evitar o crime de plágio, o corpo editorial desta revista utiliza-se do software Plagius 2.4.27 antes da avaliação dos textos submetidos.
Histórico do periódico
A Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais foi criada em 2012 por iniciativa do grupo de pesquisa Movimentos Sociais e Espaço Urbano (MSEU), vinculado ao Departamento de Ciências Geográficas (DCG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O seu objetivo principal, quando da sua criação, era proporcionar a reunião de artigos científicos, revisões bibliográficas e resenhas referentes, sobretudo, à atuação dos movimentos sociais nos processos de produção do espaço com a finalidade de fortalecer a reflexão sobre as lutas sociais na cidade e no campo. Hoje, sob o mesmo objetivo, a revista está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da UFPE.