A religião e o trabalho na construção de estratégias de permanência na universidade pública: um estudo sobre a trajetória universitária dos estudantes do curso de Pedagogia da UFPE

Autores

  • Daniela Maria Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Emilia Lins e Silva Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

ensino superior, trabalho, religião, investimentos acadêmicos

Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar o conjunto de propriedades sociais e culturais que se constituem importantes na construção das trajetórias universitárias dos estudantes do Curso de Pedagogia da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Um questionário sociocultural foi aplicado a 114 estudantes, em via de conclusão de curso. Os resultados, mesmo que parciais, apontam o peso da religião e do trabalho na constituição dos investimentos acadêmicos realizados ao longo do percurso universitário. A pesquisa ainda aponta indícios para aprofundar a discussão em torno das condições objetivas de permanecer em uma universidade pública no Brasil.

Biografia do Autor

Daniela Maria Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Daniela Maria Ferreira – É professora do Centro de Educação da UFPE. Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia da Cultura e do Conhecimento. Atualmente coordena junto com Maria Emília Lins o Grupo de Estudo e Pesquisa Família Escola e Profissão (GEPFEP) no Centro de Educação da UFPE, além de colaborar como pesquisadora do Grupo de Estudos sobre instituições escolares e Organizações Familiares (FOCUS/UNICAMP).

Maria Emilia Lins e Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Maria Emília Lins e Silva – É  professora do Centro de Educação da UFPE. Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Leitura e Escrita. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa Família, Escola e Profissão (GEPFEP) no Centro de Educação da UFPE e participa como pesquisadora colaboradora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE).

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