"Nos mastros do poema”, a nação São-Tomense

Autores

  • Assunção de Maria Sousa e Silva Universidade Federal do Piauí; Universidade Estadual do Piauí

Palavras-chave:

poema, nação, poesia, literatura são-tomense, ilha, identidade nacional

Resumo

Este trabalho propõe apresentar uma leitura de três poemas contidos no livro O útero da casa de autoria da são-tomense Conceição Lima, na perspectiva de verificar, no seu processo de construção estética, as ressonâncias das tensões nas relações de poder entre os sujeitos que compõem a narrativização da nação no que diz respeito aos seus sentimentos nacionais. A percepção que resulta, devemos dizer, surge a partir da leitura do livro Polifonias Insulares cultura e Literatura de São Tomé e Príncipe de Inocência Mata, sobretudo na compreensão do percurso e processo de produção da literatura são-tomense por ela delineados. No intento de destacar os sentidos que vigoram o projeto de poetizar a mátria, metáfora da ilha são-tomense, útero demarcado de pertencimento em que confluem elementos toantes e destoantes que edificam tais tensões, recorremo-nos às ideias de nação e identidade nacional discorridas por Homi Bhabha e Benedict Anderson.

Biografia do Autor

Assunção de Maria Sousa e Silva, Universidade Federal do Piauí; Universidade Estadual do Piauí

Assunção de Maria Sousa e Silva é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- PUC Minas, com doutorado sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Área Literatura de Língua Portuguesa. Professora Assistente da Universidade Federal do Piauí e da Universidade Estadual do Piauí. Email: asmaria1@gmail.com

Referências

ANDERSON, Benedict. 2009. Comunidades imaginadas – reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo. BOTTMAN, D. (trad.) São Paulo: Companhia das Letras, p. 26-70.

BHABHA, Homi. K. 1998. Locais da cultura. In. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG.

HAMILTON, Russel G. 2006. A dolorosa raiz do micondó: a voz poética intimista, são-tomense, pan-africanista e globalista de Conceição Lima. Veredas: revista da associação internacional de lusitanistas, Porto Alegre, v. 7, p. 253-265. Disponível em: <http://veredas.lusitanistasail.net/wordpress/wp-content/ uploads/2010/07/veredas_7.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2009.

LIMA, Conceição. 2004. O útero da casa Poesia. Lisboa: Ed. Caminho, SA.

MATA, Inocência. 2010. Poligonias insulares Cultura e literatura de São Tomé e Príncipe. Lisboa: Ed. Patrocinada pelo BISTP. (Extra-collecção).

MATA, Inocência. Apresentação In. LIMA, Conceição. 2004. O útero da casa Poesia. Lisboa: Ed. Caminho, SA.

RIBEIRO, Margarida Calafate. 2011. Patrimônio da palavra: o nome, a casa, a ilha. In. RIBEIRO, M. C.; JORGE, S. R (Orgs.). Literaturas insulares. Leituras e Escritas Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Porto: Edições Afrontamento.

Downloads