As possibilidades de produção do conhecimento: África em foco

Autores

  • Teresa Maria Barbosa de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

produção do conhecimento, colonialismo, África

Resumo

Neste artigo são discutidas tensões e disputas no campo de produção do conhecimento sobre a África. Para tanto, são apresentados posicionamentos que retomam os princípios do conhecimento científico ocidental de forma crítica, a partir do contexto africano; e argumentos que identificam restrições difíceis de superar em relação à incorporação do conhecimento científico ocidental. Não se tem por objetivo esgotar o debate, mas sinalizar o campo da produção do conhecimento a partir de uma perspectiva política, ou seja, a partir do reconhecimento da relação existente entre colonialismo e saber. Toma-se para o debate especificamente a produção do conhecimento nas áreas da sociologia (MACAMO, 2002) e filosofia (HOUNTONDJI, 2010; APPIAH, 1997).

Biografia do Autor

Teresa Maria Barbosa de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Teresa Maria Barbosa de Oliveira é mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. Email:teresanajanela@gmail.com

Referências

APPIAH, Kwami Anthony. 1997. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto.

BHABHA, Homi K. 1998. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. da UFMG.

CABAÇO, José Luis. 2009. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação. São Paulo, UNESP.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago. 2005. Ciências Sociais, violência epistêmica e o problema da “invenção do outro”. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. setembro. p.169-185.

COUTO, Mia. 2008. Um passado ainda por nascer. Disponível em: <http://www.africa21digital.com/noticia.kmf?cod=7851026> Acesso em: 20 de junho de 2011.

HOUNTONDJI, Paulin J. 2010. Conhecimento de África, conhecimento de africanos. In: SANTOS, B.S.; MENESES, M.P. (Org.) Epistemologias do Sul. São Paulo, Cortez.

KANT, Imamnuel. Resposta a pergunta: Que é esclarecimento? Textos Seletos. Tradução Floriano de Sousa Fernandes. 3 ed. Editora Vozes: Petrópolis, RJ. 2005. p. 63-71.

KI-ZERBO, J. 1982. Introdução. In: KI-ZERBO. História Geral da África: Metodologia e pré-história. V. 1. São Paulo, Ática.

LANDER, Edgardo. 2005. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, Edgardo. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. Setembro. p.21-53.

MACAMO, Elísio. 2002. “A constituição de uma sociologia das sociedades africanas”. Estudos Moçambicanos, 19, p. 5-26.

Downloads