A diáspora africana na foz do Rio Itajaí (SC) nos séculos XVIII e XIX

Autores

  • José Bento Rosa da Silva

Palavras-chave:

diaspora, enslaved people, African people

Resumo

O artigo investiga a presença de africanos escravizados na Foz do Rio Itajaí, no litoral norte do Estado de Santa Catarina, nos séculos XVIII e XIX. Nessa região existiam as armações da pesca de baleia, aonde se concentravam muitos desses escravizados, sobretudo transladados da região dos antigos reinos de Congo, Angola e Matamba. Privilegiando os livros de registros de batizados e casamentos, procuro reconstruir aspectos do cotidiano da vida desses africanos no contexto diaspórico. Ou seja, se eram casados ou solteiros; qual era a média de vida; quais eram as relações de parentesco, as tensões e as solidariedades entre os diversos grupos étnicos etc. Essas fontes documentais mostram que os proprietários desses africanos escravizados eram, em sua maioria, portugueses: militares, comerciantes, agricultores e religiosos, dentre outros. Um dos objetivos do artigo é dar visibilidade aos africanos nesta região do Brasil, uma vez que a historiografia oficial tradicional construiu uma versão de uma Europa “incrustada” ao sul do país, tornando invisíveis os demais grupos étnicos. Este artigo pretende contribuir para os esforços de reatarmos os laços históricos entre essas duas regiões.

Biografia do Autor

José Bento Rosa da Silva

José Bento Rosa da Silva é doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Adjunto do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco. Email: negrobento@hotmail.com

Referências

BENCI, J. 1977. Economia cristã dos senhores no governo dos escravos (Livro brasileiro de 1700) – Estudos preliminares de Pedro de Alcântara Figueira e Claudinei M. M. Mendes. São Paulo: Editorial Grijalbo.

BASSANEZI, M. S. 2009. Os eventos vitais na reconstituição da história. In: PINSKY, C. B.; LUCA, T. R. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto.

CASHMORE, E. 2000. Dicionário de relações étnicas e raciais. São Paulo: Summus/Selo Negro.

FLORENTINO, M; GÓES, J. R. 1997. A paz das senzalas: famílias escravas e tráfico atlântico, Rio de janeiro, c. 1790-c. 1850. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

HALL, S. 2003. Da diáspora. Belo Horizonte: Ed. UFMG.

HEYWOOD, L. M. (Org.). 2008. Diáspora negra no Brasil. São Paulo: Contexto.

KLUEGER, U. A. 2004. Povo das conchas. Blumenau: Hemisfério Sul.

LIMA, C. A. M. 2008. Artífices do Rio de Janeiro (1790- 1808). Rio de Janeiro: Apicuri.

LIMA, L. L. G. 2011. Ajoelhou tem que rezar. Revista de História da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Ano 6. N. 69, pp. 78 -90.

LOPES, N. 2004. Enciclopédia brasileira da diáspora africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.

MATTOS, H. e RIOS, A. L. 2005. Memórias do cativeiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

MONTECÚCCOLO, J. A. C. de. 1965. Descrição histórica dos três reinos do Congo, Matamba e Angola – Vol. I. Lisboa: Junta de investigação do Ultramar.

MOURA, C. 2004. Dicionário da escravidão negra no Brasil. São Paulo: Edusp.

MUNANGA, K. 2001. Origem e histórico do quilombo em África. In: MOURA, C. (Org.). Os quilombos na dinâmica social do Brasil. Maceió: Edufal.

PINSKY, C. B. e LUCA, T. R. 2009. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto.

SAMARA, E. e TUPY, I. S. S. 2010. História & documentos e metodologia de pesquisa. Belo Horizonte: Autêntica.

SILVA, D. A. 2004. Plantadores de raiz: escravidão e compadrio nas freguesias de Nossa Senhora da Graça de São Francisco do Sul e de São Francisco Xavier de Joinville – 1845/1888. Curitiba: UFPR. Dissertação de Mestrado.

SILVA, J. B. R. 2001b. Congada de São Sebastião: uma manifestação da religiosidade luso-afro-brasileira na Armação do Itapocorói. In: MONTENEGRO, A. T.; FERNANDES, T. M. (Orgs.) História Oral: espaço plural. Recife: Ed. UFPE.

SILVA, J. B. R. 2001a. Do porão ao convés: Estivadores de Itajaí – entre a história e a memória. Recife: UFPE. Tese de doutorado em História.

SILVA, J. B. R. 1994. Festa de preto em terra de branco: História oral, memória e identidade em Santa Catarina. São Paulo: PUC. Dissertação de Mestrado em História.

SOUZA, L. M. 1986. O Diabo e a Terra de Santa Cruz: Feitiçaria e religiosidade no Brasil Colonial. São Paulo: Cia. das Letras.

THORTON, J. K. 2008. Religião e vida cerimonial no Congo e áreas Umbundo, de 1500-1700. In. HEYWOOD, L. M. (Org.) Diáspora negra no Brasil. São Paulo: Contexto.

VAINFAS, R. et al. 2006. A Inquisição em Xeque: Temas, controvérsias e estudos de caso. Rio de Janeiro: EdUERJ.

VAINFAS, R. 1986a. Trópicos dos Pecados: Moral, sexualidade e inquisição no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Campus.

VAINFAS, R. 1986b. Ideologia e escravidão: Os letrados e a sociedade escravista no Brasil Colonial. Petrópolis: Vozes.

TELMO TOMIO – Genealogia e História. Disponível em: <http://telmotomio.blogspot.com>. Acesso em: 14 jul. 2011.

Downloads