À propos de cette revue
Sobre a Revista
A RIC, Revista de Informação Contábil, criada em fevereiro de 2007, é um periódico do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UFPE e constitui-se como um dos veículos de divulgação da produção do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O periódico é dirigido à comunidade científica: professores, pós-graduandos e profissionais que atuam na área de Contabilidade e áreas correlatas (Administração, Ciências Contábeis, Economia, Direito, Engenharia de Produção, dentre outras). O objetivo é que a Revista se constitua num veículo para a divulgação da pesquisa e da prática contábil, inclusive estudos de caso, ampliando e promovendo o debate sobre a Contabilidade.
Publica: Artigos Idioma: Português
ISSN: 1982-3967 Periodicidade: Publicação contínua (Rolling pass)
Objetivo e Escopo
A Revista de Informação Contábil (RIC), criada em fevereiro de 2007, é um periódico que tem como base o Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UFPE e constitui-se como um dos veículos de divulgação do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UFPE e de outros programas congêneres do país e do exterior.
Este periódico é dirigido à comunidade científica: professores, estudantes, pós-graduandos e profissionais da área de Contabilidade e áreas correlatas (Administração, Ciências Contábeis, Economia, Direito, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação, dentre outras). O objetivo é que a RIC se constitua num veículo para a divulgação da pesquisa e da prática contábil, inclusive estudos de casos, ampliando e promovendo o debate sobre a Contabilidade.
Esta revista se destina a divulgar artigos inéditos relacionados à área de Contabilidade e trabalhos de áreas correlatas. Os artigos encaminhados à Revista devem apresentar conteúdo original, podendo ser artigos publicados em congressos, desde que considerados relevantes pelo Comitê Executivo e aprovados pelos avaliadores (referees) da Revista.
A partir do volume 14 de 2020, a RIC passa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida. Deixam de existir fascículos e periodicidade como utilizados anteriormente. Os artigos passam a ser publicados em vários conjuntos, perfazendo um volume único no ano. O sumário completo e o editorial são publicados no ultimo conjunto de publicações do volume.
Processo de Avaliação pelos Pares
As seguintes políticas orientarão as ações da Revista e os artigos publicados pela mesma:
a) Acesso Livre à Informação Científica:
A Política Editorial da Revista é a do acesso livre e gratuito na disseminação, recuperação da informação e visibilidade científica. Para tanto, todos os artigos publicados podem ser baixados integralmente e gratuitamente, sendo que não é cobrada do autor a publicação do artigo. Todos os textos apresentam título, resumo na lígua original e/ou resumo em inglês (abstract), palavras-chave em português e em inglês.
b) Política de Privacidade da RIC:
Durante a avaliação será utilizado o sistema de avaliação sem identificação dos autores e dos avaliadores (double blind review). Os artigos submetidos serão cadastrados pelo Editor, que criará os procedimentos para garantir a não identificação dos artigos. Na fase da avaliação, o acesso aos artigos só será permitido a pessoas autorizadas pelo Editor.
c) Indexação:
A revista é indexada pelo Latindex, Ebsco, Proquest, base Seer e BASE.
d) Direitos Autorais (Copyright):
As publicações são cobertas pelos seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Responsabilidade dos artigos e resenhas cabe aos autores.
- Nenhum estágio de publicação, avaliação ou submissão envolve transações financeiras.
e) Restrições à Endogenia:
Objetivando constituir-se num foro democrático e plural para a divulgação da produção científica brasileira, na área contábil, a RIC terá como política limitar a 20% dos artigos publicados num ano, o número máximo de artigos publicados por membros de um mesmo programa de pós-graduação em ciências contábeis ou áreas correlatas. Também haverá limite (a critério do conselho editorial) para a participação de um mesmo autor no total de artigos publicados ao ano.
Periodicidade
Publicação contínua (rolling pass),
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Estrutura Organizacional
Definição da estrutura organizacional das pessoas que desenvolvem as atividades da RIC:
CONSELHO EDITORIAL:
Define a linha editorial, critérios de avaliação, plano de ação, lançamento de edições especiais e temas, bem como outros assuntos que se refiram às características gerais da revista. É responsável pela orientação editorial da publicação, manifestando-se periodicamente sobre questões de formato, conteúdo, diretrizes e periodicidade da revista. É composto por, pelo menos, um professor membro de cada um dos programas de pós-graduação "Stricto Sensu" em contabilidade e controladoria do Brasil (veja a composição do Conselho Editorial).
COMITÊ EXECUTIVO:
Executa as ações definidas pelo Conselho Editorial. Reúne-se periodicamente para analisar os pareceres dos referees, definir os artigos a serem publicados nas próximas edições e analisar os relatórios do Editor. Como a avaliação da revista é em função da qualificação dos membros que compõem seus órgãos diretivos, este comitê é composto pelos professores que atuam no Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Ciências Contábeis e Atuariais da UFPE, além dos demais professores doutores do departamento de Ciências Contábeis da UFPE (veja a composição do Comitê).
EDITOR:
Coordena o Comitê Executivo e o representa junto ao Conselho Editorial. Recebe os artigos encaminhados à revista, indica membros do Comitê Executivo para fazer uma primeira leitura, e avaliar a adequação quanto à linha editorial, e encaminha os artigos aprovados nessa primeira instância para os avaliadores dos artigos (referees). Representa a revista junto à UFPE e demais instituições.
EDITOR DE WEB:
Executa as ações necessárias para criar e manter atualizado o meio eletrônico que divulga a revista, e os instrumentos para comunicação entre os membros dos vários órgãos da revista e destes para com o público externo.
GERENTE:
Organiza os artigos recebidos para a avaliação e os remete aos referees determinados pelo Editor. Monitora o andamento das avaliações e prepara as edições da revista a partir dos artigos aceitos para publicação.
AVALIADORES:
A RIC conta com um corpo de referees, que tem a atribuição de avaliarem os artigos recebidos; é formado pelos docentes do Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Ciências Contábeis da UFPE e de outros programas de pós-graduação em Ciências Contábeis e áreas afins, do Brasil e do Exterior, indicados pelo Comitê Executivo e aprovados pelo Conselho Editorial.
Política de Governança - RIC
Regulamento de funcionamento da RIC - Revista de informação contábil da UFPE
Indexadores
A RIC é indexada nos seguintes indexadores: Google Acadêmico; Periódicos CAPES; LATINDEX, EBSCO e BASE.