Über die Zeitschrift

Foco e Escopo

A Revista Vivências em Ensino de Ciências é uma publicação do Programa Polinizar ligado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vinculada ao Departamento de Ensino e Currículo (DEC) e ao Programa de Pós-graduação em  Educação em Ciências e Matemática da UFPE/CAA. A revista foca em diversas áreas relacionadas ao ensino de ciências, tais como:

  • Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos;
  • Formação de professores de ciências, abrangendo programas, políticas, desenvolvimento profissional, práticas e saberes docentes;
  • Educação científica em espaços não escolares, incluindo comunicação e educação científica, museus e centros de ciências;
  • Metodologias de ensino, recursos, mídias e tecnologias para a educação em ciências;
  • Intersecção entre arte e educação em ciências;
  • Relações entre educação em ciências e temas transversais como ambiente, sustentabilidade, ética e saúde;
  • Alfabetização científica e abordagens CTS e CTSA;
  • Discussões sobre a natureza da ciência e história da ciência na educação em ciências;
  • Educação em ciências na escola, abordando currículo, avaliação, disciplinas e culturas locais;
  • Relações entre educação em ciências e temas como inclusão, gênero, raça, etnia, religião, classe, educação do campo, indígena, quilombola e outros grupos sociais;
  • Questões teóricas e metodológicas da pesquisa em educação em ciências.

A Revista Vivências em Ensino de Ciências se dedica a promover a disseminação de conhecimentos e práticas inovadoras que contribuem para a melhoria do ensino de ciências em diversas realidades e contextos.

Atualmente, está classificada como B3 no QUALIS CAPES (2017-2020).

Processo de Avaliação pelos Pares

Avaliação duplo cega

Periodicidade

Fluxo contínuo

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Termo de Licença

Uma nova publicação de artigo na Revista Vivências em Ensino de Ciências, (autoria própria ou de terceiros), fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, o número e data dessa publicação. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
  • Os conteúdos da Revista Vivências em Ensino de Ciências estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Você tem o direito de: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial; adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial. De acordo com os termos seguintes: Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso; sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Equipe Editorial

Editores-chefes

Dr. Marcos Alexandre de Melo Barros (Universidade Federal de Pernambuco – Brasil)
Dra. Maria Dalvaneide de Oliveira Araújo (Faculdade Pernambucana de Saúde - PE) 
Msc. Pollyana de Andrade Sales (Universidade Federal Rural de Pernambuco - Brasil)
Msc. Jessiklecia Josinalva de Siqueira (Faculdade Pernambucana de Saúde - PE) 

Produção Editorial

Msc. Fausto José de Araújo Muniz (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Msc. Mateus Henrique da Costa (Universidade Federal de Pernambuco)

Revisora Linguística

Maria do Carmo (Mima) Catunda de Vasconcelos (UFPE)

Revisora de Formatação 

Maní Atticiati  (Instituto de Ciência da Informação - UFBA)

Conselho Científico

Dr. Arnaldo Martin Szlachta Junior (UFPE)
Dra. Elenita Pinheiro de Queiroz Silva (Universidade Federal de Uberlândia)
Dr. Joaquim Luis Alcoforado (Universidade de Coimbra)
Dr. João Batista Bontentuit Júnior (UFMA - MA)
Dr. John Traxler (Wolverhampton University - Inglaterra)
Dr. Leonardo José Mataruna dos Santos (American University in the Emirates - Dubai)
Dr. Luiz Claudio Santos Thuler (INCA - Rio de Janeiro)
Dra Catarina Carneiro Gonçalves (Universidade Federal de Pernambuco – Brasil)
Dra Maria Celeste Vieira (Universidade de Coimbra – Portugal)
Dra. Maria Lenilda Caetano França (Universidade Federal de Alagoas - Brasil)
Msc. Marco Bento (Escola Superior de Educação de Coimbra)
Dra. Maria da Conceição Reis (Universidade Federal de Pernambuco – Brasil)
Msc. Cecília Oliveira Bezerra (IFBA)
Dr. Priscila Angelina Silva da Costa Santos (Universidade Católica de Pernambuco – Brasil)
Dra. Zélia Soares Jófili (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dra. Sofia Gonçalves (Instituto Politécnico de Coimbra)
Dra. Tânia Bazante (UFPE)
Dr. Welson Santos (UFU)

Avaliadores  2024/2025

Dr. André Luiz Corrêa (UFPB)
Dra. Maria Lenilda Caetano França (Universidade Federal de Alagoas - Brasil)
Dr. ConfiguraçõesJosé Antônio Bezerra de Oliveira (SEDUC-PE)
Dr. Cícero Magérbio Gomes Torres (URCA)
Dra. Tânia Bazante (UFPE)
Dr. Reginaldo de Oliveira Nunes (UNILAB)
Dra. Gabrielly Souza (UFPE)
Dra. Elian Sandra Alves de Araújo (UFRPE)
Dr. Joaklebio Alves da Silva (UFCG)
Dr. Sebastião rodrigues_Moura
Dr. Welson Nascimento (UFU)
Dr. Rodrigo Fideles Fernandes Mohn (Pontifícia Universidade Católica de Goiás)
Msc. Mateus Henrique da Costa (Universidade Federal de Pernambuco)

 

Secretaria

Luyta Lorran e Romeika Moura

Histórico do periódico

A Revista Vivências em Ensino de Ciências é uma publicação do Programa Polinizar, ligado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vinculada ao Departamento de Ensino e Currículo (DEC) e ao Programa de Pós-graduação em Ciências e Matemática da UFPE/CAA.

Esta revista é apoiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Pernambuco (PROPESQI), através do Programa Institucional de Suporte aos Periódicos da UFPE.