O RETRATO PERDIDO NA ORIGEM DA CRIAÇÃO DA PERSONAGEM OSMANIANA

Sobre Avalovara

Auteurs

  • Ermelinda Maria Araújo Ferreira

Mots-clés :

Osman Lins

Résumé

Osman Lins

Références

BARTHES, Roland. A câmara clara. Lisboa: Edições 70, 1980.

_____. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BERGER, John. Modos de ver. Lisboa: Edições 70, s/d.

BRADLEY, Fiona. Surrealismo. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

CACCIARI, Massimo. The Arcimboldo effect: transformations of the face from the sixteenth to the twentieth-century. Milão: Bompiani, 1987.

CAMILLE, Michel. Image on the edge: the margins of medieval art. London: Reaktion Books, 1992.

ECO, Umberto. Quase a mesma coisa. Rio de Janeiro: Record, 2007.

FERREIRA, Ermelinda Maria Araújo. Cabeças compostas: a personagem feminina na narrativa de Osman Lins. São Paulo: Edusp, 2005.

FREUD, Sigmund. O infamiliar. São Paulo: Autêntica, 2019.

IGEL, Regina. Osman Lins: uma biografia literária. São Paulo: T. A.Queiroz Editor, 1988.

LINS, Osman. Avalovara. São Paulo: Melhoramentos, 1973.

_____. Guerra sem testemunhas. São Paulo: Ática, 1974.

_____. O fiel e a pedra. São Paulo: Summus, 1979.

_____. Evangelho na taba. São Paulo: Summus, 1979.

_____. Nove, novena. São Paulo: Guanabara, 1987.

ORTEGA Y GASSET. A desumanização da arte. São Paulo: Cortez, 1991.

Téléchargements

Publiée

2024-10-01