Implantação e interpretação de indicadores logísticos como solução criativa para o melhor desempenho em um Centro de Distribuição (CD)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-8040.2021.251867

Palavras-chave:

Logística, Centro de Distribuição, Indicadores de Desempenho Logístico

Resumo

O processo de globalização tem obrigado as empresas a buscarem alternativas criativas que lhes permitam conquistar vantagens competitivas sustentáveis, para isto as organizações passaram a investir no lançamento de novos produtos e no aumento do conteúdo de serviços, assim, administrar o espaço e tempo, se tornou algo vital para essa competitividade. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar como a aplicação e análise dos indicadores logísticos veem se tornando uma solução criativa para o melhor desempenho dos centros de distribuição. Para tanto, o estudo trouxe uma abordagem exploratória, descritiva e explicativa através do uso da técnica da pesquisa bibliográfica, complementada por pesquisa de campo, com dados coletados através de entrevista qualitativa e observações participativas. Como principal resultado, foi possível observar a prática da aplicação e interpretação dos indicadores logísticos como solução criativa para o melhor desempenho de um centro de distribuição pois ao monitorar esses indicadores, os gestores passam a obter informações e dados verídicos que auxiliam na tomada de decisões, proporcionando assim uma melhor gestão da logística e por consequência, a economia de espaço e tempo.

Biografia do Autor

Adilane Rafaela Andrade Barros, Faculdades Integradas de Garanhuns (FACIGA)

Pós-graduanda em Docência do Ensino Superior em Administração (FAVENI); Pós-graduanda em Gestão da Qualidade (FAVENI); Bacharela em Administração (FACIGA).

Gabriela Fernanda Alcântara Valença Paiva, Faculdades Integradas de Garanhuns (FACIGA)

Mestra em Gestão de Políticas Públicas (FUNDAJ); Especialista em Gestão do turismo e da Hotelaria (UFPE); Especialista em Gestão Pública (AESGA); Bacharel em Turismo (UNICAP); Licenciada em Pedagogia (UNOPAR); Bacharelanda em Administração (FACIGA)

Luis Carlos Fernandes Suruagy, Faculdades Integradas de Garanhuns (FACIGA)

Mestre em Gestão de Pública para o desenvolvimento do Nordeste (UFPE); Bacharel em Administração (FAGA); Licenciado em História (UPE).

Referências

ALVES, P. L. Implantação de tecnologias de automação de depósitos: Um estudo de caso. Dissertação de Mestrado – Administração, Rio de Janeiro, UFRJ, 2000.

BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. 1. ed. – 18. reimpr. São Paulo: Atlas, 2007.

BOWERSOX, D. J; CLOSS, D. J. Logística Empresarial: O Processo de Integração da Cadeia de Suprimento.1. ed., São Paulo: Atlas, 2007.

CALAZANS, F. Centros de distribuição.São Paulo: Gazeta Mercantil, 2001.

CARIBE, R. C. V. Sistema de Indicadores: uma introdução.In: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas, 2009. v. 6, p. 1-23.

DUARTE, A. Custos logísticos: aprenda a reduzir. Junho, 2018. Disponível em: <https://blog.bluesoft.com.br/custos-logisticos-aprenda-a-reduzir/>. Acesso em: 10 abr. 2020.

FLEURY, F. P. et al.Logística Empresarial: A Perspectiva Brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

FRANÇA, V. O. Identificação de indicadores chave de desempenho logístico (kpis) de supermercados:Um estudo de multicasos. 2010. 149 f. Monografia (Pós-Graduação em Engenharia de Produção) Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/94651>. Acesso em: 3 jun. 2020

FONTES, J. H. M. Administração logística e patrimonial I. 1. ed. Aracaju: UNIT, 2012.

FREITAS, V. M. S; DAMASCENO, L. C. M; MENDES, B. C. A. F. Análise dos dez indicadores logísticos vitais na logística proposto por Rey (2004) em um PSL do Estado do Rio de Janeiro. In: SIMEP – V Simpósio de Engenharia de Produção. Santa Catarina: Even3, 2017. p. 353 – 365.

HOPE, E.; MATURANO, A. O que é OTD (On-Time Delivery) e como calcular este Indicador. São Paulo, novembro. 2019. Disponível em: <http://deverhum.com.br/blog/o-que-e-otd-on-time-delivery-e-como-calcular-este-indicador/>. Acesso em: 25 jun. 2020.

LIMA, M. P. Armazenagem: Considerações sobre a atividade de picking. Centro de Estudos em Logística (CEL), Rio de Janeiro: COPPEAD/UFRJ, 2002.

MARTEL, A; VIEIRA, D. R. Análise e Projeto de Redes Logísticas. São Paulo: Saraiva, 2008.

MINAYO, M. C. S. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

NEVES, M. A. O. Indicadores de Desempenho em Logística. In: Revista Mundo Logística. Maringá, 2009. V. 12, p.31- 45.

NOGUEIRA, A. de S. Logística empresarial: uma visão local com o pensamento globalizado. 1. ed. 5. reimpr. São Paulo: Atlas, 2017.

NOVAES, A. G.Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

SANTOS, A. Centros de distribuição como vantagem competitiva. A importância do custo de armazenagem para a definição de preços. 2006. Disponível em: <https://www.totvs.com/blog/gestao-industrial/custo-de//-armazenagem/>. Acesso em: 18 abr. 2020.

SEGRETI, J. B.; FARBER, J. C.; MONDINI, L. C. A importância da gestão estratégica de custos logísticos. Congresso Brasileiro de custos, Porto Seguro, outubro, 2004. Disponível em: <https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2281>. Acesso em: 19 abr. 2020.

SILVA, R. P.; SILVA, E. R. S. Identificação de indicadores de desempenho logístico.Salvador – BA, outubro, 2009. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2009_tn_sto_104_694_14664.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2020.

SOUSA, E. C. A influência do centro de distribuição no desempenho logístico de empresas varejistas de supermercados no município de fortaleza: um estudo de multicasos. Fortaleza, agosto, 2010. Disponível em: <http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/2709/1/2010_dis_ecsousa.pdf>. Acesso em: 1 mai. 2020.

Downloads

Publicado

30-09-2021

Edição

Seção

Artigos