Sobre a Revista
Foco e Escopo
A revista Mutirõ. Folhetim de Geografias Agrárias do Sul é um periódico científico temático de geografia agrária que visa constituir-se como um espaço dialógico entre sujeitos que realizam pesquisas com e sobre os movimentos sociais, as contradições da realidade, os conflitos e as desigualdades socioterritoriais ensejados no contexto de desenvolvimento do capitalismo no espaço agrário.
Constitui-se como um espaço de exposição e revisão das teorias e metodologias críticas que realizam pesquisas situadas e com lugar de fala claramente delimitado. Um repositório permanente que pretende alimentar a biblioteca que vem sendo construída pelo giro epistêmico, teórico-metodológico de revisão do pensamento critico em curso.
Intenciona fortalecer as redes de diálogos sul-sul. Promover encontro de perspectivas, diálogos de saberes, visibilizando os processos de r-existência.
Apoio
Esta revista é apoiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Pernambuco (PROPESQI), através do Programa Institucional de Suporte aos Periódicos da UFPE.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos, para serem publicados na Revista Mutirõ, deverão obter dois pareceres favoráveis e, para tanto, serão submetidos à apreciação de dois pareceristas, escolhidos por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação. O artigo só será selecionado para publicação caso não tenha recebido nenhum parecer que o rejeite, mas poderá ser publicado se receber parecer que solicite correções obrigatórias. Os trabalhos são avaliados, quanto à sua originalidade, relevância científica, correção, clareza, qualidade gráfica das ilustrações, entre outros aspectos. Em caso de discordância entre os pareceres apresentados pelos avaliadores, caberá ao Conselho Editorial decidir pela publicação ou não, ou texto será submetido a um terceiro parecerista.
O processo de avaliação duplo cega dura em média de 60 dias. De acordo com a avaliação dos pareceristas o artigo poderá receber os seguintes pareceres: a) artigo aceito para publicação, b) artigo aceito para publicação com correções ou c) artigo recusado. Se o artigo receber o parecer de " b) artigo aceito para publicação com correções", o autor terá o prazo de quarenta e cinco (45) dias corridos, a partir da data de recebimento do parecer. Este prazo poderá ser prorrogado por período igual ou menor, a critério do Conselho Editorial, precedido de pedido, dos autores. Após o envio das correções, estas podem ser submetidas a uma nova rodada de avaliação ou serão apreciadas diretamente pelos Editores da Revista que podem consultar, se julgarem necessário o Conselho Científico
Periodicidade
A Revista é publicada quadrimestralmente em formato digital.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Encargos e Taxas
A revista Mutirõ. Folhetim de Geografias Agrárias do Sul não cobra nenhuma taxa ou encargos financeiros para a submissão, publicação e acesso aos artigos publicados no sistema da Revista.
Histórico do periódico
A revista Mutirõ. Folhetim de Geografias Agrárias do Sul é um periódico científico temático de geografia agrária que visa constituir-se como um espaço dialógico entre sujeitos que realizam pesquisas com e sobre os movimentos sociais, as contradições da realidade, os conflitos e as desigualdades socioterritoriais ensejados no contexto de desenvolvimento do capitalismo no espaço agrário. Constitui-se como um espaço de exposição e revisão das teorias e metodologias críticas que realizam pesquisas situadas e com lugar de fala claramente delimitado. Um repositório permanente que pretende alimentar a biblioteca que vem sendo construída pelo giro epistêmico, teórico-metodológico de revisão do pensamento critico em curso. Intenciona fortalecer as redes de diálogos sul-sul. Promover encontro de perspectivas, diálogos de saberes, visibilizando os processos de r-existência.