Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O artigo foi produzido no Template da Revista.
  • O texto está em espaço 1,5; usa a fonte Times New Roman de 12 pontos; as figuras e tabelas estão inseridas ao longo do texto no local onde deverão ficar no trabalho.
  • O resumo não ultrapassa o máximo de 250 palavras. O resumo deverá ser escrito em português, inglês e um terceiro idioma (francês ou espanhol).

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Incluiu número ID ORCID nos metadados ao se cadastrar. Neste campo quando inserir https// suprimir o 's'.
  • Os metadados foram inseridos de acordo com as normas para submissão - Diretrizes para autores.

Diretrizes para Autores

FORMA E PREPARAÇÃO DOS ARTIGOS

Template da Revista (Efetuar Download para realizar a edição)

Aspectos Gerais

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

A Revista Mutirõ publica textos teóricos ou temáticos na área de geografia agrária, nas seguintes seções:

  • artigo – textos de caráter inédito e frutos de pesquisas concluídas;
  • relatos de campo – sistematização de dados ou informações inéditas colhidas em campo;
  • resenhas – resenhas críticas de obras que estejam no arco da temática do trabalho.

Os artigos devem ser submetidos preferencialmente em Português, entretanto, podem ser aceitos nos idiomas Inglês, Espanhol ou Francês. Em quaisquer dos casos, deverá ser incluído ao artigo um resumo em inglês e outro em português. Sendo o resumo principal no idioma escolhido para o artigo. 

Para cadastro no sistema e submissão (Metadados)

Nome (nome completo de todos os autores): letra inicial maiúscula e as demais letras minúsculas; sem destaque (negrito, itálico, sublinhado); sem pontuação final Ex.: Maria da Silva (Importante: preenchimento correto de nome e sobrenome)

Instituição/Afiliação (por exemplo, programa de pós-graduação ou departamento e nome da instituição de vínculo atual): letra inicial maiúscula e as demais letras minúsculas; sem destaque (negrito, itálico, sublinhado); siglas com significado por extenso Ex.: Departamento de Ciências Geográficas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Outros exemplos:

Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Recife, PE, Brasil.

Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Inserir o ORCID de todos os autores (Open Researcher and Contributor ID) Acessar aqui

Orientações para as indicações de afiliação no OJS e PDF (Portal de Períodicos UFPE)

País: letra inicial maiúscula e as demais letras minúsculas; sem pontuação final Ex.: Brasil 

Título: apenas a primeira letra inicial maiúscula e as demais letras minúsculas, exceto caso haja no título um nome próprio, o qual neste caso conserva sua inicial maiúscula; quando houver Subtítulo, usar dois pontos para separá-lo do Título; sem pontuação final.

Resumo da Biografia: letra inicial maiúscula e as demais letras minúsculas; siglas com significado por extenso; texto breve e claro. 

Resumo: letra inicial maiúscula e as demais letras minúsculas; com ponto final

Área e subárea do Conhecimento: letra inicial maiúscula; separação por ponto e vírgula; sem pontuação final

Palavras-chave: letra inicial minúscula; separação por ponto e vírgula; sem pontuação final 

Estrutura do Artigo:

Os artigos devem ser apresentados na forma mais concisa possível, tendo no mínimo 10 e no máximo 25 páginas, para artigos, e de 05 a 15 páginas para notas de pesquisa, relatos de experiência e resenhas incluindo texto, tabelas, gráficos e referências bibliográficas, seguindo a formatação descrita abaixo.

Na primeira página do texto, deve constar o título em negrito, tamanho 16, espaço simples e centralizado; resumo seguido de palavras-chave em português; na sequência, o título, o abstract e keywords em inglês, além de título e resumo em um terceiro idioma (francês ou espanhol). O resumo não deve exceder a 250 palavras, tamanho 10. As páginas seguintes devem conter o texto e as referências bibliográficas conforme as normas vigentes da ABNT NBR 6022 e 6023. Gráficos, tabelas, desenhos, mapas e fotografias com legendas explicativas devem ser incluídos nos seus respectivos lugares. O título dos quadros, figuras e tabelas devem ser apresentados na parte superior e as fontes na parte inferior, tamanho 10, centralizados.

O texto deverá estar digitado no formato A4 (297 x 210mm), usando o editor Word docx., fonte Times New Roman 12, espaço 1,5, observando-se as seguintes margens: 3,0cm do lado esquerdo, 2,0cm do lado direito, 3cm na parte superior e 2cm na parte inferior.

As páginas deverão ser numeradas na parte inferior direita, sequencialmente, iniciando a numeração na página do título do artigo.

As referências bibliográficas deverão ser relacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor e conforme as normas ABNT - NBR 6023 vigente.  As referências devem ser apresentadas em ordem alfabética do sobrenome dos(as) autores(as). Não se deve utilizar travessão (____________) em caso de mais de uma referência do mesmo autor(a). Os títulos dos periódicos deverão ser abreviados segundo o que estabelece o World List of Scientific Periodicals.

Não deve ser incluído o nome dos autores no manuscrito. No processo de submissão deverá ser incluído no formulário o nome completo, com resumo profissional, endereço do autor principal e email de todos os autores. Recomenda-se resenhas de livros publicados nos últimos dez anos.

Os artigos, após avaliação que estiverem na condição de Revisões requeridas, com pedidos de aliterações terão um prazo de até 45 dias contados da decisão para envio do manuscrito com as correções realizadas.

ANÁLISE DE PLÁGIO

Os artigos encaminhados à avaliação passarão por revisão técnica para a análise de plágio na plataforma Plagium.  A equipe editorial confere os dados. No caso de plágio, basta um parágrafo sem a devida citação para que o artigo seja devolvido ao autor, indicando o problema. 

Casos de plágio reportados à Revista após a publicação dos artigos serão analisados pelo Comtê Editorial e, na hipótese de confirmação da denúncia, o artigo será retirado da Revista imediatamente. Também poderão ser aplicadas penalidades aos autores.

Sugerimos aos autores que conheçam as orientações do COPE (Committee on Publication Ethics) sobre princípios éticos na publicação científica.

 

TAXA PARA AUTORES

Este periódico cobra as seguintes taxas aos autores.

Submissão de artigo: 0,00 (BRL)
Não há taxa para submissão de artigo

Publicação de artigo: 0,00 (BRL)
Não ha taxa para publicação de artigo

Não há taxa para publicação de artigo

 

Artigos

Os artigos devem ser apresentados na forma mais concisa possível, tendo no mínimo 10 e no máximo 25 páginas, para artigos, e de 05 a 15 páginas para notas de pesquisa, relatos de experiência e resenhas incluindo texto, tabelas, gráficos e referências bibliográficas, seguindo a formatação descrita abaixo.

É preciso observar com atenção as normas da Revista contidas no template disponível em:

https://docs.google.com/document/d/1wGona86MDNQrXINxJ0V_r4q4iFh48wBy/edit?usp=sharing&ouid=109517750168655987437&rtpof=true&sd=true

Resenha

As resenhas críticas precisam ser envidas considerando as diretrizes para Artigos Científicos. Não precisa incluir resumo, o texto deve conter enre 5 e 10 laudas.

Notas de Pesquisa

A Revista Mutirõ está recebendo Notas de Pesquisas para publicaão. 

As Notas são comunicações resumidas e suscintas que trazem discussões temáticas, conceituais e metodológicas de linhas de pesquisas e aplicações, bem como resultados experimentais de interesse técnico-científico cuja apresentação não se formata nos moldes e dimensões de artigos científicos.
As Notas podem também expressar informações ou histórico de ações políticas e mobilizações de entidades e movimentos socais, com vistas a produzir mem´ória sobre ações coletivas.

As normas para encaminhamento das NOTAS seguem as mesmas orientações disponibilizadas para ARTIGOS CIENTÍFICOS, com limite máximo de 10 páginas.

Não é necessário incluir resumo.

Entrevistas

A Revista Mutirõ recebe entrvistas com o objetivo de promover o diálogo com pessoas que são referências no conhecimento científico, na atuação política e nos saberes tradicionais. As entrevistas submetias à Revista precisam ter até 20 laudas, seguir as mesmas normas para artigos, contendo resumo e palavras-chave.

Relato

O Relatos são resultados escritos de atividades de campo e pesquisas documentais. Nessa seção o pesuisador ou a pesquisadora irá disponibilizar para o público geral a intimidade do seu caderno de anotações de campo, contextualizado as situações de deslocamento, suas impressões imediadas, as parcerias na realização da pesquisa, bem como vozes e imagens do processo de investigação.

O texto precisa seguir as orientações gerais para a publicação de artigos cinetíficos, conter no máximo 20 laudas, resumo e palavras-chaves.

Transcrições de Palestras

A Revista Mutirõ passa a Receber Transcrições de Palestras.


Com o objetivo de promover a divulgação científica de um dos principais gêneros da produção do conhecimento científico, a Revista Mutirõ recebe Transcrições de Palestras.
Os textos precisam seguir as orientações para Artigos Científicos, incluindo resumo e palavras-chaves e até 20 laudas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.