Dossiê do X Simpósio Internacional de Geografia Agrária
A primeira parte da edição traz quatro artigos sobre o tema conflitos no campo e a (questão) da reforma agrária, onde são discutidos questões como a grilagem de terra, conflitos entre latifundiários e camponeses e comunidades tradicionais. Um segundo núcleo temático da revista está constituído por dois artigos sobre questões de gênero no espaço agrário, um debatendo sobre mulheres negras acampadas e outro sobre o trabalho escravo doméstico.
Na sequência, vislumbram-se as relações entre agroecologia e questão agrária, ressaltando-se a dimensão territorial dos conflitos no campo, bem como os processos decriação de redes comerciais. O tema da educação e diálogo de saberes reúne três artigos, um que realiza uma crítica às mudanças nas políticas educacionais no âmbito da expansão do agronegócio, outro sobre cartografias e diálogos de saberes, e um terceiro sobre a dimensão educativa da atuação política da Comissão Pastoral da Terra em Goiás.
Há na sequência um artigo sobre mineração, que debate as dimensões territoriais do desenvolvimentismo no valedo Jequitinhonha, em Minas Gerais, Brasil. O tema do cerco à água pelos projetos de desenvolvimento fecham essa edição comum artigo que realiza um estudo comparativo entre as políticas públicas de água no Brasil e Portugal e outro que tematiza as disputas entre de commodities e os modos de vidastradicionais de fundo e fecho de pasto no Rio Arrojado.
Link de acesso à edição: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/mutiro
Boa leitura!