Índios "ressurgidos" em Rondônia: O caso dos Puruborá e Kassupá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2021.252432

Palavras-chave:

Indígenas de Rondônia , Puruborá , Kassupá , Índios Ressurgidos

Resumo

O presente artigo pretende apresentar uma breve história de duas sociedades indígenas de Rondônia: os Puruborá e os Kassupá, dois grupos contatados no início do século XX, que foram misturados com outros povos indígenas, com seringueiros e quilombolas, foram de tal forma considerados extintos, tamanha a sua “integração” na sociedade envolvente. Para realizarmos a mesma, nos utilizamos da metodologia da História Oral desenvolvida por José Carlos Sebe Bom Meihy (2005), e da revisão bibliográfica. Fica evidente na pesquisa que a atuação do Estado através das políticas públicas pode conduzir os povos indígenas ao ostracismo e a dispersão, ou motivar a reorganização, o fortalecimento dos laços e o fortalecimento ou a reinvenção da cultura. Após o reconhecimento pelo órgão oficial, inicia a parte mais difícil do processo, isto é, a luta pela retomada das terras ancestraisocupadas ou invadidas por fazendeiro. Ao mesmo tempo, pretendemos contribuir para desconstruir a ideia que existem índios puros e índios misturados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zairo Carlos da Silva Pinheiro, Universidade Federal de Rondônia

Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, campus de Rolim de Moura. Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Tem experiência nas áreas de Teoria da História, Geografia e História regional, Filosofia e pesquisa com História Oral. Líder do Grupo de Pesquisa em História Oral e Espacialidades Amazônicas - GPHOEA.

Referências

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os índios na História do Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010. (coleção FGV de bolso. Série História).

ANDRADE, Ademir Rafael Oliveira de, FERNANDES, Estevão Rafael. Etinicidade e identidade em contexto urbano: os Cassupá de Porto Velho (RO). Revista Mosaico, v. 11, p. 101-106, 2018.

BARBOZA, José Joaci. Puruborá: narrativas de um povo ressurgido na Amazônia. in: PINHEIRO, Zairo; BARBOZA, José Joaci e SANTOS, Alex Mota dos. Tradições reinventadas. Porto Velho: Temática Editora, 2017.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Antropologia do Brasil: mito, história, etnicidade. 2 Ed., São Paulo: Brasiliense, 1987.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela(org.). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

CASSIMIRO, Poliana Alves; BARBOZA, José Joaci. Grupo de Pesquisa em Educação da Amazônia – GPEA: Puruborá um povo indígena resgatando sua identidade e cultura. Revista Pesquisa & Criação, Porto Velho, v. 11, p. 316-322, 2012.

CUNHA, Eliaquim Timóteo da. Da tutela ao protagonismo: atrajetória Cassupá em Rondônia.MEDIAÇÕES, LONDRINA, V. 22 N. 2, P. 223-276, JUL./DEZ. 2017.

JOSÉ DA SILVA, Giovani. Identidades cambiantes: os Kamba na fronteira Brasil-Bolívia. Goiânia: Editora UFG, 2012.

LEONEL, Mauro. Etnodíceia Uru-eu-wau-wau: o endocolonialismo e os índios no centro de Rondônia, o direito à diferença e a preservação ambiental. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Instituto de Antropologia e Meio Ambiente, FAPESP,1995.

MACIEL, Márcia Nunes. A Construção de uma identidade: História Oral com os Cassupá. Porto Velho: Monografia. 2003.

MACIEL, Márcia Nunes. Relatos de campo: História Oral com os Cassupá. Revista Zona de Impacto, UNIR, 2001

MENEZES, Tarsila dos Reis. “O passado, o presente e o futuro nas plantas Puruborá (Rondônia)”. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, 2016.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História oral. 5 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

MEIRELES, Denise Maldi. Guardiões da fronteira: Rio Guaporé, século XVIII. Petrópolis: Vozes, 1989.

MONTANHA, Gisele de Oliveira. Protagonismo das mulheres Puruborá: desafios e experiências. 2019, TCC (Especialização em Gênero e Diversidade na Escola), Universidade Federal de Rondônia, Rolim de Moura, 2019.

OLIVEIRA, João Pacheco de (Org.). A viagem de volta: Etnicidade, política e reelaboração cultural no Nordeste indígena. 2 ed., Rio de Janeiro: Ed. Contra Capa Livraria LACED, 2004.

OLIVEIRA, João Pacheco de. O nascimento do Brasil e outros ensaios: “pacificação”, regime tutelar e formação de alteridades. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2016.

RAMOS, Anatália Daiane de Oliveira. A produção associada do povo Puruborá, aldeia Aperoi – RO: “trabalho de ganhar”, “trabalho de viver”, educação, saberes e resistência. 2019. Tese (doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso), Cuiabá, MT, 2019.

RIBEIRO, Darci. Os índios e a civilização: a integração das populações indígenas no Brasil moderno. 3 Ed., Petrópolis: Vozes, 1979.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Barboza, J. J., Pinheiro, Z. C. da S., & Silva, H. M. da C. (2021). Índios "ressurgidos" em Rondônia: O caso dos Puruborá e Kassupá. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 2(3), 110–127. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2021.252432

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.