Estratégias de correferenciação em textos de comunicação de massa
Resumo
Este trabalho trata da organização anafórica em textos da fala e da escrita, especificamente da
correferenciação quanto à retomada pronominal e à repetição lexical. Situa as estratégias anafóricas na
dimensão das estratégias cognitivas do falante para a obtenção da progressão referencial, ultrapassando,
dessa forma, a noção de referência como uma relação biunívoca entre linguagem e mundo.
Downloads
Publicado
21-11-2017
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).